KVRA Games Iridium Labs CrossFit

KVRA Games Iridium Labs é prova do crescimento do CrossFit no Brasil

O CrossFit conquistou o Brasil, e é possível comprovar isso pelo número crescente de boxes, e também por eventos como o KVRA Games Iridium Labs

Quando Greg Glassman criou o CrossFit, em Santa Cruz, na Califórnia, no final dos anos 90, ele dificilmente imaginou que seu programa de treinamento se tornaria uma das modalidades fitness mais praticadas do mundo. Ou que seus praticantes se espalhariam pelo mundo todo. Mas foi o que aconteceu.

Após conquistar os EUA, onde já está presente em cerca de 7 mil academias, o CrossFit ganhou o mundo. E em especial o Brasil. O país já é o segundo no mundo em número de academias autorizadas a promover e ensinar o CrossFit, com mais de 750 boxes registrados oficialmente.

Só que esse número não para de crescer. Nos últimos anos, o crescimento médio no número de boxes de CrossFit no país foi de absurdos 70% ao ano, para a alegria dos “crossfiteiros” de plantão.

Com tanta gente praticando CrossFit, não demorou para surgirem os grandes eventos do esporte. Nos EUA, o CrossFit Games pode ser facilmente considerado um dos maiores eventos esportivos do país – a gente já mostrou um pouco da edição 2016 neste outro post.

No Brasil, o KVRA Games Iridium Labs é um dos eventos de maior destaque – na edição #4, que acontece dias 27 e 28 de maio, serão nada menos que 1.000 atletas competindo, e entrada franca para quem quiser assistir.

O porquê de tanto sucesso 

O CrossFit é um treinamento de força e condicionamento física baseado em movimentos funcionais feito em alta intensidade.

O fato de ser praticado em alta intensidade significa que é possível obter ganhos rápidos tanto de força, quanto de condicionamento (que inclui a queima de gordura e o aumento da resistência cardiorrespiratória). E isso vale tanto em relação ao tempo para ver os resultados na prática, quanto ao tempo gasto na academia (ou no box). 

Além disso, o CrossFit também tem outra vantagem interessante: ele não necessita daquelas máquinas gigantescas e caríssimas da musculação. A maioria dos exercícios são realizados com pesos livres, cordas e afins.

Mas mais do que questões práticas, o que mais atrai praticantes para o CrossFit são algumas características que são suas principais diferenças em relação à musculação. A primeira é o dinamismo. Os treinos e os exercícios estão em constante mudança, são versáteis e variados. 

A segunda é a competitividade. Porque, na musculação, as competições são muito extremas – powerlifting e bodybuilding, por exemplo – deixando os atletas amadores sem muitas possibilidades. No CrossFit, além de eventos como CrossFit Games ou KVRA Games, ainda existe a competição contra si mesmo. 

“O CrossFit vem crescendo muito e, na minha opinião, isso acontece por ser constantemente variado, pelo estilo de treino, por envolver sempre aquela sensação de superação, e principalmente por sempre ter onde melhorar, sempre ter onde trabalhar mais. Além disso, é um esporte onde as pessoas conseguem ver a sua evolução no dia a dia, e isso também conta muito”, disse o crossfiteiro André Sanches, que faz parte do time Iridium Labs.

Há, inclusive, uma pesquisa que aponta que 70% das pessoas que começam a fazer CrossFit o fazem porque se sentem entediados com a academia. 

Outro ponto importante do CrossFit é que os treinos são sempre realizados em grupo – assim como as competições. Isso acaba criando um clima mais amistoso e um espírito de equipe entre os atletas, que serve como um fator motivacional para quem pratica a modalidade.

Os grandes eventos de CrossFit

O amor por esse esporte se tornou tão forte que hoje há várias competições pelo mundo com o intuito de disseminar e incentivar a cultura do CrossFit.

Como já falamos, o evento mais famoso mundialmente é o CrossFit Games, que acontece todo ano desde 2007, na Califórnia. Para se ter uma ideia da dimensão do evento, em 2016 foram 324.307 participantes somadas todas as etapas da competição e representantes de 175 países.

No Brasil, os eventos ainda não são tão grandes, mas estão trilhando o mesmo caminho. Tanto é que, atualmente, já são realizados em locais como grandes ginásios ou, no caso do KVRA Games #4, o Modelódromo do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Com patrocínio da Iridium Labs, o evento receberá mais de 1.000 atletas de CrossFit, divididos nas categorias Iniciante, Scaled e RX, em times masculinos, femininos e mistos. A ideia é levar os atletas as testarem seus limites com desafios insanos que estimulam os participantes a trabalhar o espírito de equipe e colocam à prova o seu condicionamento físico.

As inscrições para a festa do CrossFit brasileiro já estão encerradas, mas é possível assistir o evento de graça. É só chegar no local das disputas, que acontecem entre 8h e 18h, tanto no sábado (27 de maio) quanto no domingo (28).

SERVIÇO – KVRA Games Iridium Labs
Data: 27 e 28 de maio
Horário: das 8h às 18h
Local: Modelódromo do Ibirapuera (mapa)
Entrada: Grátis

Comentários