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Jiu-jitsu e Musculação: a melhor maneira de conciliar luta e a academia

Para quem curte uma luta, o Jiu-jitsu pode ser uma ótima opção de esporte para complementar sua academia. Se liga nos benefícios dessa arte marcial!

Muita gente que treina pesado também pratica outros esportes. Quando isso é feito com equilíbrio e a escolha do esporte é feita com inteligência, os benefícios são inúmeros. Mas é preciso atenção, porque o contrário também é verdadeiro.

Por exemplo, se você que ganhar massa muscular, fazer um esporte cardiorrespiratório pode dificultar a sua missão. Mas isso não se aplica a todos os casos, nem todos os objetivos, nem todos os esportes. E atividades complementares à musculação podem ser uma ótima opção.

A gente já falou aqui sobre o boxe, e hoje é vez de outra luta – o Jiu-jitsu. O Jiu-jitsu é uma arte marcial de origem japonesa, baseada em movimentos de imobilização – ataque e autodefesa.

E é uma ótima forma de perder peso e ganhar massa muscular. Além de oferecer outros benefícios a sua saúde.

Quer saber mais como esse esporte influencia nos seus ganhos de hipertrofia da musculação? Então se liga:

Jiu-jitsu e Musculação: a melhor maneira de conciliar luta e a academia

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Hipertrofia x Jiu Jitsu

O Jiu-jitsu é uma modalidade de luta que usa apenas o peso corporal para imobilizar seu adversário, sem que ele se machuque. Por isso, ela é considerada uma luta pacífica.

Mas a dúvida de muitos praticantes de academia é se o Jiu-jitsu pode interferir negativamente nos seus ganhos hipertróficos, e vice versa.

Na verdade, tudo depende do seu objetivo. É claro que se sua meta é construir músculos gigantes, o Jiu Jitsu pode atrapalhar um pouco seu caminho para alcançá-lo.

Isso porque são treinos onde um é o contrário do outro, e para atingir suas metas é preciso que você construa junto ao seu treinador um treino mais específico para o seu caso.

Porém, a musculação auxilia muito seu rendimento no Jiu-jitsu, além de ajudar a prevenir lesões e dores musculares.

E se seu objetivo for ficar com um shape mais definido e trincado, essa arte marcial é uma ótima aliada na queima de gordura corporal.

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Preparação física

Apesar do Jiu-jitsu não ser a melhor escolha quando se pensa em hipertrofia, para quem procura um melhor condicionamento físico a luta é mais do que indicado.

Dentre os benefícios que ele traz para o seu corpo, um dos principais é o aumento da força, pois trabalha de forma geral todos os grupos musculares.

Isso pode te dar uma certa vantagem na academia, porque, devido ao aumento de força, você conseguirá aumentar sua carga na hora de praticar musculação. 

Especialmente os exercícios de puxada, como remadas, pulley e barra para musculatura das costas, bíceps e também o antebraço que atua muito ativamente no jiu.

Já para os membros inferiores pode melhorar, e muito, o levantamento terra e stiff, além da cadeia adutora.

Um bom treinador ainda pode lhe orientar na academia fazendo exercícios compensatórios que ajudarão a equilibrar seu corpo por completo. Não deixe de consultar um bom especialista.

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Intervalo entre as atividades

Outro ponto muito importante a ser levado em consideração quando você procura conciliar a musculação com o Jiu-jitsu é o intervalo entre as duas atividades.

É preciso ter um intervalo mínimo entre um esporte e outro para que seu corpo não saia prejudicado.

Se você não costuma praticar a musculação todos os dias, o ideal é lutar no seus dias de folga da academia.

Mas se esse não é o seu caso, dê pelo menos um intervalo de 30 minutos entre uma atividade e outra.

Fazer o Jiu Jitsu antes de treinar pode não ser tão proveitoso, se possível faça a luta na parte da manhã e a academia à noite.

Desse jeito seu corpo não se sentirá sobrecarregado em nenhuma das duas atividades.

Atenção com a alimentação

A alimentação também é uma base importante para qualquer exercício físico que pratique.

Nesse caso, para que não haja perda hipertrófica, sua dieta precisa de um cuidado especial.

Como no Jiu-jitsu você estará queimando muita gordura, se seu objetivo for ganhar massa muscular, é preciso aumentar seu consumo de calorias.

Além de contar com o auxílio de um nutricionista, você também pode investir no consumo de hipercalóricos e outros suplementos que te ajudar no desenvolvimento muscular.

Uma dieta preparada especialmente para seu caso te ajudará a ganhar mais massa muscular e a manter um bom desempenho na luta.

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Benefícios do Jiu-jitsu para o corpo

  • Queima calórica:

O Jiu-jitsu é composto por sequências de movimentos rápidos e rolamentos, o que o torna um ótimo exercício cardiorrespiratório. Contribuindo para o melhor funcionamento do metabolismo e auxiliando a queima calórica.

Uma aula de 90 minutos pode queimar de 500 a 1000 calorias, e o indicado é praticar de 2 a 3 vezes por semana.

  • Defesa pessoal:

O Jiu Jitsu usa mais técnica do que força, por isso um adversário muitas vezes consegue derrubar outro que é dobro do seu tamanho.

Essas técnicas são excelentes para desenvolver sua defesa pessoal, é por isso a luta é altamente indicada para mulheres.

Para quem sempre teve vontade de praticar algum tipo de luta, o Jiu-jitsu pode ser uma ótima opção!

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