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5 regras que você deve quebrar para melhorar seus ganhos

Nem todas as regras que você aprendeu sobre academia são realmente benéficas para alcançar seus ganhos. Veja qual delas você deve quebrar de vez em quando!

Se você anda dando duro na academia, a última coisa que quer fazer é se sabotar. Por isso, beber grande quantidade de água, comer proteínas e levantar pesos pesados ​​- além de outras dicas que você já deve estar careca de saber,  são essenciais para chegar nos objetivos que deseja.

No entanto, há também muita lenda em torno ao que se deve ou não fazer para obter hipertrofia, e é claro que existe muita coisa que é puro papo furado.

Então, para não cair na besteira de sair por aí fazendo um monte de coisa que na verdade pode mais estragar seus ganhos do que te ajudar, confira essa lista com 6 regras que DEVEM ser quebradas para alcançar seus objetivos!

5 regras que você deve quebrar para melhorar seus ganhos

1- Treinar pesado sem descanso

ganhos - hipertrofia

Muita gente já sabe disso, mas insiste em fazer ao contrário. O descanso é essencial para a hipertrofia. Treinar pesado diariamente, sem tirar um ou dois dias de descanso é excessivo.

Você está prejudicando sua recuperação e diminuindo as chances de mudanças positivas no seu corpo. Ou seja, todo seu esforço está indo pelo ralo.

Os músculos crescem quando você está fora da academia. Quando você levanta pesos, está rasgando seus músculos, por isso eles precisam descansar o suficiente para permitir que se recuperem.

Dentro de um ou dois dias, seu corpo irá se fortalecer para lidar com ainda mais peso – um processo chamado “supercompensação”.

A menos que você seja um atleta de elite – como um levantador de peso olímpico – não tem porque você não tirar esse tempo para descansar, e obter melhores resultados. 

2- Sempre treinar até a falha

ganhos - hipertrofia

Treinar até a falha uma vez a cada semana para testar seus níveis de força é sempre válido. Porém, em todo treino, nem tanto!

Você pode até conseguir ganhos rápidos e dar um gás no seu shape, mas seu progresso vai dar uma estagnada porque você está esgotando seu corpo em todos os exercícios.

Ao longo do tempo, seus músculos não vão se recuperar mais tão bem e sua força vai diminuir.

Em vez disso, poupe sua força! Não use todas as suas “balas” de uma vez, salve algumas para o seu próximo treino e continue obtendo ganhos.

3- Confiar apenas nos suplementos

ganhos - whey protein

Suplementos fazem parte da rotina de todo bom frequentador de academia, mas muita gente investe apenas no consumo deles e acaba se alimentando muito mal.  O que não se pode esquecer é que uma dieta balanceada é a chave do sucesso.

Suplementos são ótimos e essenciais para obter nutrientes adicionais, se você treina pesado, mas é mais importante ter uma alimentação rica em nutrientes e com bastante variedade de vegetais, carnes, grãos e gorduras saudáveis. 

Seguindo uma dieta de acordo com seu objetivo, seu músculos irão crescer melhor, e você irá queimar mais calorias. Além de te dar mais energia e melhorar seu metabolismo.

4- Excluir os carboidratos de vez da sua dieta

ganhos - carboidratos

Os carboidratos são considerados os grandes vilões de quem quer perder gordura. Mas eles estão longe de fazer tão mal assim. 

Carboidratos são energia, e se você está fazendo exercícios intensos de treinamento muscular várias vezes por semana, precisa de carboidratos para reabastecer seus músculos e otimizar seu corpo para o próximo treino.

E até se você está tentando perder gordura, ainda precisa dos carboidratos. Em vez de eliminá-los de vez da sua dieta, coma-os quando tiver uma boa tolerância ao carbo, normalmente dentro de duas horas após um treino.

Além disso, você pode investir nos carboidratos bons como batata doce, inhame, arroz integral ou frutas.

5- Pular exercícios de Cardio

ganhos - cardio

É fato que exercícios de cardio podem atrapalhar quem busca ganhar muitos músculos. No entanto, ele não deve ser deixado completamente de lado.

Cardio faz muito mais do que apenas queimar calorias – fortalece o coração e ajuda na recuperação. Também desenvolve o sistema de energia aeróbica, e aumenta sua resistência cardiorrespiratória. 

Além disso, é a maneira mais efetiva de queimar gordura localizada. 

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