hiit de natação

HIIT de natação: alta intensidade e baixo impacto!

O treino intervalado de alta intensidade não é aplicado apenas na musculação. Para quem faz natação, ele também pode ser muito útil!

Você já ouviu falar de HIIT, certo?

O treino HIIT, sigla em inglês para “high intensity interval training”, que, em tradução direta, significa treino intervalado de alta intensidade, é o mais recomendado para quem tem pouco tempo disponível para treinar e quer definir os músculos e ganhar condicionamento físico.

Se não conhece esse tipo de treino, clique aqui e saiba absolutamente tudo sobre ele. Neste post, falaremos sobre usar a técnica para um dos esportes mais completos e benéficos para o corpo humano: a natação.

O que é o treino HIIT

O treino HIIT tradicional consiste em alternar um exercício feito com intensidade máxima com um de intensidade baixa, sempre em um curto período de tempo. A principal vantagem do HIIT é que ele possibilita o aumento do efeito EPOC, ou seja, do excesso de consumo de oxigênio no pós-exercício. Desse modo, o corpo demora para voltar a seu estado normal e continua gastando calorias, mesmo após a realização do exercício. É o que todo mundo quer!

HIIT de natação

A natação é muito recomendada por personal trainers por praticamente não causar impacto, ao contrário de atividades físicas terrestres. A prática também é ideal para pessoas que possuem limitações de movimento por algum motivo.

Pensando nisso, o Japanese Journal of Physiology realizou uma pesquisa que apresentou os benefícios do treino HIIT na natação. Os especialistas que realizaram o estudo usaram ratos como cobaias e notaram diversos benefícios nos animais.

Em seguida, uma série de treinos similar foi realizada em humanos e repetiu os bons resultados. Entre outros benefícios, deu para ver uma melhora superior a 10% no perfil lipídico dos participantes.

Vale lembrar que, por ser muito intenso, o HIIT na natação pode gerar alguns efeitos colaterais, como dores pelo corpo, fadiga muscular e estresse psicológico.

Mas, se você é maromba, não vai se deixar bater por isso, não é mesmo? Afinal, você já está acostumado com treino pesado! A alimentação saudável e o uso de suplementos são grandes aliados de quem deseja praticar HIIT aliado à natação.

Resultados do HIIT de natação

Conhecido também como AquaHIIT, o HIIT de natação pode ser facilmente praticado, principalmente pela galera que já treina na água.

Veja a seguir o passo a passo de uma das maneiras mais conhecidas de se treinar o AquaHIIT, mas lembre-se de sempre conversar com um personal trainer antes de começar a realizar esse tipo de exercício:

  1. Os primeiros dez minutos do treino devem ser dedicados exclusivamente ao aquecimento do corpo. Como você já sabe, aquecer é uma importante etapa a ser realizada antes de qualquer atividade física.
  2. A segunda parte do treino é considerada a principal. É nesse momento que você deve realizar as séries de HIIT, alternando exercícios pesados com outros de menor intensidade. Faça isso por cerca de cinco minutos.
  3. A parte final do treino deve ser dedicada ao desaquecimento. Para isso, procure relaxar na água e permanecer alguns minutos sem realizar nenhum exercício.

A alta intensidade e o baixo impacto do treino HIIT podem lhe trazer resultados rápidos e satisfatórios. Temos um desafio para você: que tal começar a fazer o treino HIIT hoje mesmo e nos contar os resultados nos comentários? Sentiu a responsa? Nós confiamos na sua capacidade e temos certeza de que você se sairá bem. Boa sorte no treino! Nos vemos na próxima, até mais!

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