alimentação nutrição dieta treino dicas iniciantes quem esta começando

6 hábitos que podem provocar ganho de peso e você nem imagina

O ganho de peso não acontece apenas com péssima alimentação, nem só com falta de atividade física. Às vezes, a causa está nos detalhes. E alguns hábitos que você nem imagina podem ser os responsáveis

Engana-se quem acha que só engorda quem come desenfreada e tem uma alimentação à base de brigadeiro e coxinha. Muita gente que se acha super saudável pode acabar ganhando peso e gordura acumulada por causa de detalhes que passam despercebidos.

Alguns alimentos, a forma como eles são consumidos e alguns hábitos alimentares podem atrapalhar a dieta de quem quer emagrecer ou manter um peso saudável.

Estes hábitos podem contribuir para o ganho de peso corporal, bem como dificultar a perda de peso, atrapalhando o processo de emagrecimento.

Quer conhecer alguns desses hábitos para evitar que você faça parte do gruo citado acima? Então confira aí embaixo:

1- Substituir açúcares por adoçantes artificiais

adoçantes artificiais

Esta substituição é normalmente uma das primeiras mudanças que as pessoas fazem quando desejam emagrecer, já que o açúcar é um alimento calórico e os adoçantes não possuem calorias.

Entretanto, apesar dos adoçantes serem zero calorias, eles podem dificultar a perda de peso e provocar o acúmulo de gordura corporal por outros mecanismos.

Muitos adoçantes artificiais estimulam a liberação de insulina, que, por ser um hormônio anabólico, pode provocar o acúmulo de gordura corporal e dificultar o emagrecimento.

Além disso, a substituição do açúcar por adoçantes não é feita somente no café ou outras bebidas, as pessoas em dieta de emagrecimento passam a consumir alimentos industrializados zero açúcar, acreditando que estes não afetarão sua dieta por não conterem açúcar.

Porém, esses alimentos industrializados sem açúcar costumam ter mais gorduras ruins, sódio ou aditivos químicos para compensar o sabor. Estes ingredientes além de fazerem mal para a saúde, podem dificultar o emagrecimento.

Ainda há no mercados os alimentos “diets”, que não possuem açúcar, porém, por conter mais gorduras, contêm mais calorias que as versões tradicionais.

Para evitar tudo isso, se atente aos rótulos dos alimentos, certifique-se que o mesmo não contém calorias e evite ao máximo os alimentos cheios de adoçantes artificiais e aditivos químicos.

Evite, de forma geral, o consumo dos adoçantes artificiais, seja ele isoladamente ou dentro desses produtos e prefira sempre adoçar suas bebidas com adoçantes naturais, como Stevia.

2- Não economizar calorias

monitorar macronutrientes

O organismo precisa de um certo número de calorias para você se manter no peso, logo quando a pessoa deseja perder peso, ela deve consumir um menor número de calorias ou gastar mais calorias. Assim, ela vai ter ao final do dia um déficit calórico, provocando a perda de peso.

Em outras palavras, quando a pessoa está em um dieta de emagrecimento ela deve respeitar as quantidades de calorias que ela deve consumir durante o dia.

É claro que outros fatores influenciam no emagrecimento, como a quantidade de cada um dos macronutrientes, a qualidade da alimentação, entre outros.

Mas, não ultrapassar a quantidade de calorias já é um grande passo para o sucesso. Dessa forma, você deve planejar o seu dia e as suas refeições de acordo com as suas necessidades e pode reajustá-las em casos especiais.

Por exemplo, se você vai em uma festa e não conseguirá comer antes de ir para a festa, você pode fazer refeições mais leves durante o dia, para pode comer algo na festa.

Ou, se você passou o dia fora e teve que comer algo mais pesado por falta de opção, você pode pegar mais leve nas refeições seguintes.

É claro que isso não permite abusar e deve acontecer em casos especiais, ou seja, não deve acontecer com frequência.

3- Escolher “snacks” errados

Planejar suas refeições e levar lanches para as refeições feitas no meio da tarde ou levar alguns alimentos saudáveis, caso bata aquela fome, é uma ótima estratégia para não sair da dieta.

Porém, é preciso saber escolher os snacks certos para você. Caso contrário, eles só irão atrapalhar a sua dieta.

Alguns alimentos, como as castanhas, nozes, etc., mesmo que saudáveis, são calóricos e quando consumidos em excesso aumentam a quantidade de calorias ingeridas, contribuindo para o ganho de peso.

Outros alimentos podem esconder a quantidade de açúcar e/ou aditivos químicos que possuem por serem conhecidos como alimentos saudáveis. Grandes exemplos desses alimentos são as barras de cereais, os refrigerantes zero, os sucos artificiais.

Esses alimentos contém açúcares e/ou outros ingredientes que influenciam negativamente no emagrecimento.

As frutas, associadas à aveia, linhaça, chia, quinoa, etc. é uma ótima opção para seus lanches. Lanches naturais que combinam pão integral com uma boa fonte de proteína, como frango desfiado ou atum também é uma boa opção.

E, se você precisa de uma maior ingestão de proteína, pode apostar nos suplementos proteicos, como o Whey Protein, que é uma ótima fonte de proteína.

4- Consumir proteína exageradamente

proteína 02

Os macronutrientes das dietas são: proteínas, carboidratos e gorduras. As quantidades de calorias destes nutrientes que determinam a quantidade calórico da sua dieta, sendo que cada nutriente possui um número de calorias: as proteínas e os carboidratos possuem 4 kcal por grama e a gordura, 9 kcal por grama.

Ou seja, é a soma de calorias de cada um destes nutrientes que é responsável pelo número de calorias ingeridas durante o dia.

As gorduras e os carboidratos são visto como vilões da dieta e as pessoas acabam consumindo mais proteína do que devem, muitas vezes consumindo mais calorias totais durante o dia, devido ao aumento do consumo de proteína.

Mas, assim como outros nutrientes, se consumida em excesso, pode sim provocar o ganho de peso corporal.

Logo, deve haver um equilíbrio entre as quantidades consumidas de cada um dos macronutrientes, respeitando as necessidades individuais de cada um. Além disso, a distribuição calórico entre os nutrientes também pode favorecer o emagrecimento.

5- Recompensar-se

junk food

Achar que pode sair da dieta ou abusar em uma refeição porque seguiu um dia ou uma semana a dieta, pode te fazer ganhar peso.

Comer com moderação algo que está com vontade não tem problema. Mas, isso não deve acontecer com frequência. E você não pode usar uma pequena conquista como desculpa para sair da dieta sempre.

Estabeleça grandes metas para determinadas recompensas e não exagere. Além disso, essas recompensas não precisam estar associadas a comidas, ou seja, você pode se recompensar com a compra de uma roupa nova.

Você também pode testar receitas saudáveis para utilizar como recompensas, assim você não sai da dieta e come o que está com vontade.

6- Não cozinhar

Não cozinhar ou não estar disposto a fazer algumas receitas pode prejudicar o seu emagrecimento.

É claro que você pode comprar suas refeições e até lanches da tarde e estes podem ser saudáveis. Mas, se você for para a cozinha, com certeza vai saber exatamente o que está comendo, porque alguns alimentos são vendidos como pouco calóricos, mas na verdade não são; e vai experimentar receitas deliciosas que podem te ajuda na perda de peso.

Receitas poucos calóricas podem ser uma delícia e podem te ajudar a ficar dentro do número de calorias necessários para você perder peso. Além disso, podem matar a vontade de comer “besteira” e alimentos calóricos.

Assim, você evita consumir alimentos que podem provocar o ganho de peso.

Comentários