cuidados com a pele

7 hábitos que podem estragar a sua pele e você deve evitar

Até o sujeito mais ‘brucutu’ precisa cuidar da pele um pouco, pois assim não terá de passar por situações incômodas no futuro

Você já deve ter notado que é comum encontrar pessoas que treinam pesado com problemas de pele – manchas, espinhas até micoses e infecções.

Em muitos casos, isso acontece por causa do uso de anabolizantes ou outras substâncias de uso controlado, que interferem na produção hormonal e, além disso, carregam o sangue com toxinas que podem provocar inflamações.

Só que nem sempre é assim. Isso mesmo: se você tem mania de achar que todo mundo com problema de pele toma anabolizantes, está muito enganado.

Existem várias outras causas para esse problema, muitas delas naturais. Os problemas de pele podem estar relacionados, por exemplo, com alguns hábitos do dia a dia. E isso é muito fácil de corrigir.

Quer ver alguns desses hábitos e descobrir se é isso que está deixando sua pele irritada, ressecada, manchada, com micoses ou outros problemas? Então se liga:

7 hábitos que podem estragar a sua pele e você deve evitar

1 – Você toma banho muito quente

Homem, tomando, banho

Todo dermatologista fala para evitar tomar banho muito quente, pois isso faz mal para a pele. E realmente faz.

Um banho muito quente pode ressecar a pele. Muito menos para o cabelo, o que ocasiona a queda deste.

A pele seca causa coceira e irrita a própria pele, de acordo com matéria da Faculdade de Medicina de Baylor, nos Estados Unidos, incomodando a pessoa quem sofre deste problema.

Quando você percebe que a pele está vermelha em determinada região, é porque está irritada e, possivelmente, inflamada.

Deste modo, tipos de loções e cremes podem danificar ainda mais a pele.

Portanto, evite tomar banhos quentes, opte pela água morna. Não precisa ser fria, mas morna. Após o banho, passe um hidratante. Fará bem.

2 – Você demora para tomar banho depois da natação

Piscina é muito bom, não é mesmo? Você relaxa, se exercita, se refresca. Mas também tem que saber que ela pode fazer mal à sua pele.

Isso por conta dos diversos produtos químicos presentes nela. O cloro faz muito mal para a pele.

Quem está diariamente em piscinas corre o risco de desenvolver eczema, inflamação da pele que se reflete em manchas inflamadas, vermelhas e com coceira.

Não pense que somente a piscina pode fazer mal. Águas de mares e rios também podem.

Quem se banha no rio ou no mar corre o risco de contrair a coceira do “nadador”, erupção cutânea causada por uma reação alérgica.

Portanto, quando se banhar na piscina, assim que sair tente tomar uma ducha, para tentar remover os produtos químicos.

Caso nade em rio ou mar, use uma roupa de mergulho, Ela o protegerá de bactérias. Troque sempre também de roupa de banho.

3 – Você fica muito tempo com roupas cheias de suor

 

Além de ser algo nojento, também faz mal para a pele. Pense. Imagine fazer 1h de musculação e depois 1h de esteira ou algum outro aeróbico e não tomar um banho depois? Pois é…

Aí depois disso você vai todo suado se encontrar com alguns amigos para fazer algo, ainda suado.

Ficar muito tempo com a roupa suada pode contribuir para o desenvolvimento da Ptiríase Versicolor, uma infecção fúngica que causa manchas descoloridas na pele.

Ela não faz mal, não é contagiosa, mas incomoda por questões estéticas. Mas não deixa de ser nojento você não se incomodar em ficar com a roupa suada.

Portanto, depois de qualquer exercício físico que você fique ensopado de suor, após feito, tome um banho ou, no mínimo, mude de roupa.

4 – Você não limpa os aparelhos antes de usá-los

Mulher, limpando aparelho

Pensa só. Você vai usar o banco pra fazer supino reto, vai encostar a cabeça ali, e ele está cheio de suor de outra pessoa.

Você não se incomoda nem um pouco? Bom, deveria, pois é extremamente nojento e pode fazer mal não só para a sua pele.

Uma pesquisa feita pela Fitrated, site especializado em equipamentos fitness e que faz diversas pesquisas, descobriu que há mais germes em aparelhos de ginástica que em uma privada de banheiro.

Nojento, não? E saiba que mesmo que sua academia faça toda limpeza de todos os aparelhos, germes como do resfriado ainda podem permanecer ali.

Então, a melhor maneira de agir é você, antes de usar o aparelho, passar um produto antibacteriano e também andar com uma toalhinha. Não custa.

5 – Você anda descalço no vestiário

Mulher, sem chinelo, descalça

Se você faz isso, pare! Se você já pensou em fazer, livre-se deste pensamento. Não faça isso.

Lembre-se que nem todo mundo é higiênico. Você pode facilmente pegar uma micose andando descalço assim.

Você não deve se esquecer que, na hora de entrar no chuveiro, outras várias pessoas passaram por ali. Descalças ou não, muitas delas devem ter urinado no chão.

Desta maneira, você estará pisando no xixi destas pessoas, mesmo que a água tenha “lavado”.

E devemos salientar que este xixi pode conter bactérias, vírus, entre outras coisas, né.

Aconselhamos que, ao ir para o vestiário, use um chinelo, evite o contato dos pés com o chão.

6 – Sua lâmina de barbear já era

Homem fazendo a barba

Você carrega a mesma lâmina de barbear há meses e não troca de jeito nenhum. Quase sempre por preguiça ou economia porca, não é mesmo?

Você que está lendo isso, e não troca a lâmina faz um tempo, trate já de trocá-la, pois ela deve estar infestada de bactérias e fungos.

Uma lâmina gasta não corta mais os pêlos e sim puxa, o que não é o intuito. Isso acaba inflamando os folículos capilares, ocasionando que se parece com espinhas.

A solução para este hábito é simples. Faça a troca da lâmina.

7- Consumo exagerado de gorduras

Alimentos altamente calóricos e principalmente com alto teor de gordura e ricos em açúcar, como os chocolates, favorecem as inflamações e, consequentemente, o aparecimento de espinhas.

O alimento de forma isolada não tem esse efeito, mas o problema aparece se há uma relação negativa entre o organismo e a comida ou quando a pessoa já tem uma tendência à acne.

Já uma alimentação saudável é capaz de melhorar a aparência e a saúde da pele.

LEIA MAIS: 7 hábitos ruins que são capazes de causar ginecomastia
LEIA MAIS: 9 hábitos que podem te impedir de queimar gordura e ter um corpo definido
LEIA MAIS: 4 hábitos ruins que podem jogar sua dedicação aos treinos no lixo

via Men’s Fitness

Comentários