Pela manhã, biscoitos recheados, pães e margarina.
No almoço, uma salada com molho, frango frito e refrigerante. De sobremesa uma fatia de torta ou uma taça de sorvete.
À noite para acompanhar o filme, aquela pipoquinha.
Difícil é evitar essas tentações, ainda mais quando se quer definição muscular e hipertrofia. E os grandes vilões por você ainda não ter o corpo que pretende, certamente podem estar escondidos na sua alimentação: a gordura e o açúcar.
Todos sabem que para ter um shape bacana é preciso fazer uma dieta. Não há outra maneira. Mesmo que você fique horas na academia, se não alimentar-se corretamente além de não ter energia para treinar, o seu corpo não crescerá como o esperado.
Entenda um pouco mais sobre o açúcar e a gordura e saber qual deles é mais prejudicial para você crescer:
Açúcar
Existem pessoas que deixam de comer a sobremesa e acham que isso é o suficiente para tirar o açúcar da dieta. O açúcar é um tipo de carboidrato encontrado em diversos alimentos. Por essa facilidade de ser encontrado nas suas mais diversas formas é que o açúcar tem contribuído (mais do que nunca) para o aumento de pessoas obesas.
Por ser um carboidrato de fácil absorção pelo organismo, o seu excesso não é saudável e rapidamente é transformado e estocado em forma de gordura.
Por isso, fique atento aos seguintes alimentos, pois eles têm grande concentração de açucares: iogurte, pães, catchup, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos industrializados e cereais.
Hora certa do açúcar
A única hora do dia em que é aconselhável ingerir açúcar é no pós-treino. Se você fez um treino pesado, seu corpo precisará urgentemente de açúcar (carboidratos simples).
Durante o treino, seu músculo utiliza várias formas de energia. Após o treino desgastante e o fim dessas reservas de energia, seu corpo começa a utilizar a gordura e o tecido muscular como forma de energia.
Como seu organismo precisa desesperadamente de qualquer fonte de energia, ingerir açúcar no pós-treino fará com que a quebra muscular seja interrompida, preservando, assim, os músculos.
Frutas, mel e dextrose são boas opções. Mas lembre-se: isso vale apenas para os treinos extremamente pesados.
Gordura
Quando começamos o treino, a primeira ideia que temos para ter um abdômen definido é que devemos tirar a gordura da dieta. Está errado!
Assim como o açúcar, existem variações da gordura também — e conhecidas como gorduras boas e ruins. E é somente as ruins que você deve evitar. Elas são encontradas nas frituras, margarinas, produtos de panificação, sorvetes, pipoca de microondas, sanduíches, macarrão instantâneo e comidas congeladas.
A gordura boa pode ser encontrada no azeite, abacate, peixes como salmão, cavala, atum e sardinhas, algumas nozes e óleos vegetais como óleo de soja.
Na medida certa, a gordura boa tem várias funções importantes no organismo, como o funcionamento intestinal, controle de temperatura e absorção de algumas vitaminas.
O verdadeiro vilão
Repare em uma coisa: quando procuramos alimentos sem gordura, logo nos vem a ideia de alimentos que não são fritos e daí buscamos os pães, leite, bolos e biscoitos.
Esses alimentos, além da gordura trans (gordura ruim) são extremamente ricos em açúcares. E o excesso de açúcar (que não é transformado em energia) é armazenado na forma gordura em nosso organismo.
Outro detalhe importante é que dietas com baixo teor de gordura fazem a produção de testosterona cair. Você sabe que a testosterona é importantíssima para quem quer crescer?
Isso acontece porque esse hormônio é responsável pela hipertrofia muscular. Ou seja, as gorduras boas também são importantes para o organismo e qualquer gordura ruim ou açúcar, pode ser o vilão quando consumidos em excesso!
Portanto, se você deseja ter um corpo sarado e invejado, faça de tudo para tirar a gordura ruim e o excesso de açúcar da sua dieta, mas somente com a orientação de um nutricionista, que será responsável por te auxiliar nessa mudança de forma segura! Se você ficou com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários!