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Gengibre: saiba todos os benefícios que ele proporciona pra quem treina

Gengibre é um dos alimentos considerado termogênico natural, pois acelera o metabolismo e ainda proporciona um maior gasto calórico. Mas suas vantagens vão além disso, confira!

O gengibre é muito utilizado por aqueles que frequentam academia, devido ao seu fator emagrecedor. Graças ao seu poder termogênico, ele é um ingrediente importante presente na maioria de suplementos que favorecem a queima de gordura corporal.

Seus benefícios para o organismo são inúmeros, e de fato, o gengibre proporciona diversas vantagens específicas para quem treina, por isso seu consumo é bem amplo. Algumas de suas funções até já foram comprovados cientificamente.

Além de tudo que o gengibre pode fazer pelo seu organismo, ele também pode ser um ótimo aliado para quem treina pesado. Sabe por quê?

Então confira as principais funções do gengibre e como ele pode ajudar a chegar no seu objetivo.

Gengibre: saiba todos os benefícios que ele proporciona pra quem treina

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Benefícios

Ação termogênica

O gengibre é rico em uma substância chamada gingerol, que por sua vez possui atividade termogênica, ou seja, é um alimento que aumenta a temperatura do corpo, mantendo o metabolismo acelerado e, consequentemente, auxiliando na queima de gordura corporal.

Na 13º mostra de iniciação científica-congrega URCAMP¹, um trabalho evidenciou que o gengibre auxilia na queima de gordura, sendo um aliado de quem deseja emagrecer e definir, pois ajuda a transformar as calorias em energia.

Dores musculares

O gengibre também apresenta efeito terapêutico em relação às dores musculares², seja pelo seu efeito anti-inflamatório que é uma das principais causas de dores musculares, ou por outros mecanismos de ação ainda não muito bem discutidos pela literatura.

Um estudo realizado em 2010³, demonstrou que o consumo diário de gengibre resultou em reduções na dor muscular após lesão muscular induzida pelo exercício físico.

Logo, o gengibre pode auxiliar a amenizar dores musculares e inflamações, evitando a queda de rendimento durante o treino.

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Ação anti-inflamatória e antioxidante

Diversos estudos evidenciam a ação antioxidante e anti-inflamatória do gengibre.4 Isso porque ele é utilizado na prevenção e no tratamento de diversas doenças inflamatórias.

Por apresentar esses efeitos, o gengibre pode ajudar na prevenção de problemas nas articulações, bem como na perda de rendimento físico e ainda ajudar na melhora da hipertrofia muscular. Além de prevenir diversas doenças e problemas de saúde.

Enjôo

Essa erva também é um grande aliado de quem sofre de náuseas e enjoos. Este efeito foi descoberto e avaliado em estudos com grávidas, demonstrando que é eficaz no alívio de náuseas e vômitos.5

Mas, esse efeito não é só para grávidas e pode ajudar aquelas pessoas que sentem náuseas durante o treino devido ao esforço físico intenso ou exaustivo.

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Digestão

O gengibre também auxilia na digestão e na manutenção do sistema gastrointestinal.

Além de colaborar na melhora da absorção de certos nutrientes, ele ajuda na digestão dos alimentos que apresentam digestão mais lenta, evitando os desconfortos gastrointestinais durante os treinos, evitando também a queda do rendimento físico.

Como consumir?

Com sabor característico e levemente picante, o gengibre pode ser consumido de diversas formas. Seja cru, batido com sucos ou água, na forma de chá, em preparações culinárias, como sopas e até em pratos comuns, como arroz, feijão, etc.

Uma forma de consumi-lo de maneira prática e simples é com água e limão. Para isso, basta ralar ou cortar o gengibre em fatias finas, misturar com a água, adicionar o limão e beber – como uma água aromatizada.

Recomendação

A quantidade recomendada varia de acordo com alguns fatores, como peso, objetivo e dieta. Para cada objetivo há uma recomendação, bem como por sua forma de consumo – suplemento, fitoterápico, in natura, etc.

Avalie com seu nutricionista ou médico a melhor indicação para você.

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Um dos ingredientes que também faz parte da sua composição é o gengibre, justamente por auxiliar na redução de dores musculares e também na queima de gordura. 

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1 BARRETO, E. Del C.; BERTOLINI, V.  M. de. S. Gengibre: benefícios para a saúde. Anais da 13ª mostra de iniciação científica-congrega URCAMP, 2016. (LINK)
2 GIRARDI, C. G; PESCADOR, R. Aclimatação de gengibre (Zingiber officinale Roscoe) e a relação com carboidratos endógenos. Rev. bras. plantas med., v. 12, n. 1, Jan./Mar. 2010. (LINK)
3 BLACK, C. D. Ginger (Zingiber officinale) reduces muscle pain caused by eccentric exercise. J. Pain., v. 11, n. 9, Set. 2010. (LINK)
4 BALIGA, M. S. et al. Update on the Chemopreventive Effects of Ginger and its Phytochemicals. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, v. 51, n. 6, Jun. 2011. (LINK)
5 SABERI, F. et al. Effect of ginger on relieving nausea and vomiting in pregnancy: a randomized, placebo-controlled trial. Nurs Midwifery Stud., v. 3, n. 1, Abr. 2014. (LINK)

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