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Como ganhar músculos após passar por uma dieta de queima calórica?

Ganhar músculos nunca é uma tarefa fácil, ainda mais depois de passar por um processo de perda de gordura. Mas há uma dieta que pode te auxiliar a ganhar massa muscular. Confira!

É muito comum para um iniciante numa academia procurar primeiro emagrecer, para depois construir músculos. E é o que a maioria dos caras costuma fazer. 

O que acontece muitas vezes é que, além de investir em exercícios para queimar calorias, muita gente também procura fazer uma dieta para reduzir gordura corporal, e só depois vão em busca da hipertrofia.

Para ganhar músculos, não há segredos, você deve começar a comer mais! E é aí que está o problema, quando se sai de um baixo consumo de calorias e vai para um alto consumo calórico, seu corpo não ganha apenas músculo, mas também gordura corporal.

Isso acontece pois quando você perde peso, suas células de gordura não desaparecem, elas apenas ficam menores.

Ou seja, podem ser preenchidas e retornam ao tamanho normal facilmente e depois replicam, o que cria um ambiente favorável para recuperação rápida do peso.

Além disso, o corpo se adapta a um déficit calórico reduzindo sua taxa metabólica, e se você de repente aumenta seu consumo de calorias, entra em um ambiente favorável para o acúmulo de gordura e não de músculo.

Sem contar que durante uma dieta restritiva, seus hormônios catabólicos estão mais altos que os hormônios anabolizantes, tornando mais difícil ainda o ganho de músculos.

Mas como garantir o ganho de massa muscular e não de gordura nesse caso?  

Calma que tem jeito pra tudo, confira como!

Como ganhar músculos após passar por uma dieta de queima calórica?

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Dieta reversa

Para quem já estava desesperançoso, essa é uma boa notícia! Existe uma dieta que pode fazer você chegar no seu objetivo hipertrófico, sem que ganhe gordura corporal.

As dietas reversas evitam o ganho de gordura, porque quando você só adiciona uma quantidade modesta de calorias ao longo do tempo, permite que o metabolismo do seu corpo acelere, acompanhando o aumento de calorias. Ou seja, evita que as calorias extras se depositem como gordura

Além disso, permite que seus hormônios se equilibrem, de forma que os hormônios anabólicos apresentem função maior que os hormônios catabólicos, favorecendo o ganho de massa muscular.

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Quais são as desvantagens da dieta reversa?

Este processo demora um pouco, uma vez que o aumento do consumo de calorias é feito de forma gradual.

Outra desvantagem é que esse processo pode suprimir seu desempenho físico por mais tempo do que se você acelerar rapidamente sua ingestão calórica, e a utilizar como fonte de energia.

Isso porque quando as calorias estão abaixo dos níveis de manutenção, o desempenho normalmente fica comprometido.

O que acaba refletindo em uma redução da força, potência, resistência e, consequentemente, também atrapalha o ganho de massa muscular.

Mas, as alternativas para essas desvantagens normalmente vem com o ganho de mais gordura, então você precisa decidir o que vale a pena.

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Como fazer?

Para seguir a dieta reversa é necessário muita paciência e disciplina, pois se feita corretamente, pode resultar em uma situação onde você consome muito mais calorias e dificilmente acumula gordura corporal. Parece o sonho, né?

É claro que isso depende de alguns fatores, como quão severo foi o corte, como seus hormônios foram afetados, quantas vezes você fez dietas restritivas no passado, entre outros.

Mas, tipicamente, os homens respondem mais rapidamente do que as mulheres e podem adicionar cerca de 5 à 15% de calorias por semana para a ingestão total.

Esse aumento depende também de como o seu corpo responde. Se você começar a ganhar gordura imediatamente, vá mais devagar!

A melhor abordagem é adicionar apenas porções sutilmente maiores dos mesmos alimentos saudáveis ​​que você já está acostumado a comer.

Na dúvida, consulte um bom nutricionista!

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