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Frutose: o açúcar das frutas pode causar ganho de peso?

Você que costuma consumir bastante frutas diariamente, fique ligado como a frutose pode contribuir para o ganho de peso!

Você com certeza já ouviu que uma alimentação saudável deve conter frutas.

Uma vez que são alimentos ricos em diversas vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para a saúde.

Entretanto, você também já deve ter escutado que fruta engorda, que deve ser evitada por quem quer emagrecer…

… E que não é tão saudável como algumas pessoas pensam.

A hipótese de que a fruta engorda e que faz mal para a saúde surgiu depois de alguns estudos feitos relacionados ao consumo excessivo de frutose.

Eles afirmam que este consumo está associado ao aumento de triglicerídeos no sangue, da glicemia, da fome, do acúmulo de gordura no fígado, entre outros malefícios.

Qual a relação da frutose com as frutas?

frutas

A frutose nada mais é do que o açúcar da fruta.

Algumas pessoas, então, concluíram que se frutose faz mal para a saúde, as frutas também fazem. 

Só que não é bem assim. Para você entender melhor, você tem que saber um pouco mais sobre a frutose.

Frutose

Como mencionado, a frutose é o açúcar da fruta, ou seja, está naturalmente presente nas frutas e no mel.

Mas, por ter um sabor doce, podendo ser até 1,5 vezes mais doce que a glicose, a frutose é utilizada pela indústria de alimentos para adoçar os produtos alimentícios industrializados.

Vale lembrar que a sacarose, aquele açúcar comum (de mesa), é formada pela combinação da glicose com a frutose.

E esse açúcar também é adicionado em receitas e alimentos industrializados.

Portanto, o consumo da frutose não está relacionado unicamente com as frutas.

Mas também com os alimentos industrializados e até com o açúcar que você coloca nas suas bebidas ou alimentos.

A fruta atrapalha a dieta e faz mal para a saúde?

salada de frutas

Consumir frutas regularmente não vai prejudicar sua dieta, muito menos a sua saúde.

É a frutose, em excesso, presente nos alimentos industrializados que pode atrapalhar o seu emagrecimento e o controle metabólico.

Isso porque as frutas, além deste nutriente, contém fibras, que ajudam a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos.

Substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais que previnem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até ajudam no processo de emagrecimento.

Além disso, o consumo moderado de frutas não vai te fazer consumir uma quantidade de que vai prejudicar a sua saúde.

Mas você pode consumir facilmente uma altíssima quantidade com os alimentos industrializados.

Logo, é a frutose dos alimentos industrializados que, muitas vezes você nem sabe que está presente, que vai trazer malefícios à sua dieta e saúde.

E é isso que os estudos mostram.

Este estudo, por exemplo, citou outros que afirmam que o consumo do açúcar em frutas in natura não parece estar relacionado com a ocorrência de doenças.

E acrescentam que é o consumo abusivo da frutose, através de sucos e alimentos, que está diretamente associado com a incidência de síndrome metabólica.

Isso não significa também que você nunca mais deve consumir um suco natural.

Mesmo porque ele pode ser a melhor opção comparado à diversas outras bebidas.

Porém, um copo de suco, muitas vezes, contém várias porções de frutas e poucas fibras, aumentando o consumo de frutose e o índice glicêmico da fruta.

Sendo assim, você sempre deve preferir o consumo da fruta in natura.

Para evitar esse consumo exagerado, você não deve dispensar as frutas e sim os alimentos industrializados.

Mesmo porque esses alimentos geralmente são também ricos em calorias, gorduras, sódio e/ou aditivos químicos, que de forma geral atrapalham a dieta e prejudicam a saúde.

REFERÊNCIAS

Caracterização dos efeitos da frutose na dieta de pacientes diabéticos. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. 2017. [LINK]

 

 

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