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6 frutas nativas do Brasil que são ignoradas, mas podem dar um ‘up’ na sua dieta

Frutas nativas brasileiras ainda são pouco consumidas e conhecidas pela própria população, apesar de serem cada vez mais conhecidas lá fora. Saiba tudo sobre elas!

O Brasil é o 3º maior produtor de frutas no mundo e contém uma variedade gigantesca de espécies nativas, ótimas para consumir diariamente.  O problema é que, a exceção de mercados regionais, muitas delas são pouco conhecidas nacionalmente.

Para se ter ideia do tamanho da contradição, uma pesquisa recente mostrou que apenas 3 das 20 frutas mais consumidas no país são originalmente brasileiras:

  • 1. Abacate – América Central
  • 2. Abacaxi – Brasil
  • 3. Banana – Sudeste Asiático
  • 4. Caqui – Ásia
  • 5. Coco – Ásia
  • 6. Figo – Ásia
  • 7. Goiaba – Brasil
  • 8. Laranja – Ásia
  • 9. Limão – Sudeste Asiático
  • 10. Mamão – América Tropical
  • 11. Manga – Ásia
  • 12. Maracujá –Brasil
  • 13. Marmelo – Europa e Ásia
  • 14. Maçã – Ásia
  • 15. Melancia – África
  • 16. Melão – Europa, Ásia e África
  • 17. Pera – Europa
  • 18. Pêssego – Ásia
  • 19. Tangerina – Ásia
  • 20. Uva – Ásia, América do Norte e Europa

E além de questões óbvias causadas por esse comportamento – frutas menos frescas, preços mais elevados, desprestígio do mercado nacional, etc. – ainda existe um problema maior: as frutas nativas do Brasil são saborosas e altíssimo valor nutricional.

Mesmo ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes, açúcares naturais e fibras, entre outros nutrientes, essas frutas tipicamente brasileiras ainda são pouco conhecidas e consumidas pelos brasileiros. 

A exceção, claro, está nos mercados regionais – por exemplo, a mangaba é uma fruta comum no Nordeste, mas praticamente uma desconhecida em outras regiões.

O ponto é que se você treina pesado, seja para emagrecer, ganhar massa magra, ter um corpo forte e definido ou apenas para ser saudável, uma boa alimentação deve ser uma das suas principais preocupações.

E, se isso é levado a sério, o consumo de frutas variadas, todos os dias, é essencial. Então, porque não aproveitar as variedades nativas do Brasil?

Quer conhecer algumas opções que podem te ajudar a melhorar sua alimentação e até de ajudar a chegar mais rápido aos seus objetivos na academia? Então descubra na lista abaixo! 

Ah! E não vale vir com a desculpa de que “não é fácil encontrar”, hein? Porque se as grandes redes de supermercados só querem empurrar as frutas importadas, os pequenos produtores, as feiras livres, os mercados de orgânicos e as lojas de produtos regionais estão espalhados por todas as cidades brasileiras!

Se liga nessas opções:

6 frutas nativas do Brasil que são ignoradas, mas podem dar um ‘up’ na sua dieta

1- Cupuaçu (Theobroma grandiflorum)

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O cupuaçuzeiro, nativo da Amazônia, é uma planta do mesmo gênero que o cacau (Theobroma cacao), inclusive suas sementes podem substituir as do cacau na produção de chocolate.

Sua polpa e as sementes são muito utilizadas em sucos, licores, guloseimas e até em cosméticos.

Um estudo publicado no Journal of Natural Products identificou o Cupuaçu como uma fruta rica em 9 antioxidantes flavonoides, incluindo quercetina, catequina e epicatequina. 

Esses antioxidantes previnem o aparecimento de diversas doenças, como câncer, doenças cardiovasculares, além de prevenir o envelhecimento precoce, favorecer o emagrecimento e estar associado a uma melhora da saúde de forma geral.

2- Açaí (Euterpe oleracea)

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Tá bom, o açaí não é desconhecido. O fruto de cor roxa ganhou o centro das atenções no mercado nacional e internacional e até ganhou o título de “superalimento”. Só que essa fruta vai muito além do famoso “açaí na tigela”!

No Pará e na região amazônica de forma geral, de onde é nativo, o açaí é utilizado até em receitas salgadas!

Essa fruta contém alto teor de antioxidantes, além de gorduras benéficas (monoinsaturadas e poli-insaturadas), fibras e proteínas. Além do seu poder antioxidante, ele possui efeito anti-inflamatório, auxiliando na prevenção de inflamação intestinal, na redução da percepção de dor, e pode até ser utilizado no tratamento da obesidade.

Além disso, essa fruta é excelente para os atletas, pois possui 8 aminoácidos essenciais (triptofano, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, valina, leucina e isoleucina) e é rico em gorduras saudáveis.

Estudos concluem que o consumo do fruto é indicado para melhorar o desempenho atlético e recuperação pós-exercício durante treinamento de alta intensidade. 

3- Cajá (Spondias mombin)

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Encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste, é rico em carotenoides, vitamina C, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, fibras alimentares, além dos compostos antioxidantes e fenólicos.

Segundo Kimura, o cajá (polpa e película comestível) fornece um alto valor de vitamina A, podendo ser maior que o caju, goiaba, mamão e manga. 

Além disso, as folhas da planta também estão sendo investigadas por suas propriedades benéficas à saúde, referentes às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

4- Camu-camu (Myrciaria dubia)

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Esta fruta também contém alta quantidade de antioxidantes, como os flavonoides e as antocianinas na polpa, sementes e pele. Além de apresentar grande quantidade de vitamina C – outro potente antioxidante.

Uma revisão realizada em 2015 relata que a evidência aponta um papel potencial da fruta camu-camu para o equilíbrio das respostas imunológicas e como um antioxidante viável para mediar processos anti-inflamatórios. 

Outro estudo, publicado em Anais da Academia Brasileira de Ciências, reportou a capacidade do fruto camu-camu para melhorar vários fatores metabólicos, como glicose, colesterol, triglicerídeos, insulina, entre outros. 

5- Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)

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Encontrada nas regiões nordeste, sudeste e sul (Mata Atlântica), esta pequena fruta contém boa quantidade de vitamina C e antocianinas, que fornecem seus benefícios antioxidantes.

Antocianinas são as responsáveis pela cor roxa, ou seja, está presente na casca da fruta. Logo, se a maior concentração de antocianinas está na casca que, incrivelmente, é desprezada pela maioria das pessoas..

A saída para consumir a casca é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geleias. A boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.

6- Acerola (Malpighia emarginata)

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Outra que também é conhecida, mas sub-utilizada – a maioria das pessoas que já consumiu essa fruta o fez em sucos. Mas a acerola pode fazer muito mais do que isso.

Conhecida por ser fonte de vitamina C, este fruto parecido com uma cereja têm um alto efeito antioxidante, particularmente quando a fruta está em seu estágio ainda verde.

Em experiências de laboratório, a acerola exibiu as seguintes ações: antioxidante e anti-inflamatória, removendo os radicais livres.

Além disso, é rica em outras vitaminas e minerais, como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e vitamina A.

Importante lembrar, claro, que a lista de frutas nativas do Brasil é imensa, e vai muito além dessas 6 opções. Algumas mais conhecidas, como caju, goiaba, abacaxi, maracujá e pitanga, até outras como gabiroba, tarumã, grumixama, uvala, jerivá, cambuci e cagaita – aqui você pode ver a lista completa, que é enorme.

O fato é que as frutas brasileiras, muito apreciadas no mundo todo, precisam ser mais consumidas e mais conhecidas entre os próprios brasileiros. Qual sua preferida?

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