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6 formas de manter o nível de açúcar no sangue e evitar ganho de gordura

A oscilação elevada e frequente do nível de açúcar no sangue pode aumentar o índice de gordura corporal e transformar a missão de emagrecer num martírio. Veja como evitar!

Você já deve saber que, depois de qualquer refeição acontece um aumento na quantidade de açúcar no sangue – principalmente após a ingestão de carboidratos. Isso é normal.

No entanto, se o consumo de carboidratos for excessivo e vier acompanhado da ingestão de alimentos de alto índice glicêmico – aqueles que são digeridos e absorvidos rapidamente -, há um aumento repentino do açúcar no sangue – um “pico” de açúcar no sangue.

O problema é que, assim como ocorre o aumento repentino da glicemia e da insulina, depois vem uma queda drástica. E tudo isso colabora para o aumento de peso corporal, bem como pode desacelerar o metabolismo, dificultar a perda de peso e ainda aumentar o risco de diabetes e inflamações.

Isso acontece porque o carboidrato consumido em excesso, que não é utilizado como fonte de energia e também não é armazenado como forma de glicogênio, vira gordura no organismo.

Importante lembrar também que quando há um aumento da glicose no sangue, há um pico de insulina – hormônio anabólico, que pode facilitar o ganho de peso.

Além disso, quando o nível de açúcar do sangue sofre essa queda drástica e repentina, há um aumento da fome, principalmente por alimentos doces e de alto valor calórico. O consumo desses alimentos, por sua vez, aumentam rapidamente, de novo, o açúcar no sangue, criando um círculo vicioso – aumento e queda constante da glicose no sangue.

Esses altos e baixos nos níveis de açúcar no sangue colaboram para o aumento de gordura corporal, dificultam a perda de peso, bem como desaceleram o metabolismo e estão ligados ao aumento da incidência de diabetes tipo 2, entre outros problemas.

Manter o equilíbrio do metabolismo é essencial para a saúde e principalmente para quem deseja perder peso.

Por isso, manter o nível de glicose na corrente sanguínea equilibrado é essencial não apenas para manter um shape insano, mas para sua saúde.

Quer descobrir algumas estratégias para fazer isso? Então se liga:

6 formas de manter o nível de açúcar no sangue e evitar ganho de gordura

Consumo de alimentos ricos em fibras alimentares

banana com aveia

Os alimentos ricos em fibras geralmente possuem um índice glicêmico mais baixo, isso porque são digeridos de forma mais lenta, dificultando a liberação do açúcar do alimento no sangue, ou seja, ocorre um aumento gradual do açúcar no sangue.

Além disso, consumir alimentos associados a alimentos ricos em fibras – por exemplo, banana com aveia – também pode prevenir o aumento drástico da glicemia, evitando as consequências do desequilíbrio da glicemia no sangue.

No caso da banana com aveia (alimento rico em fibra), por exemplo, a aveia reduz o índice glicêmico da banana. Outros alimentos ricos em fibras que podem fazer ótimas combinações é o centeio, a cevada, a quinoa, o amaranto, entre vários outros.

Consumo de proteínas e gorduras nas refeições

Assim como os alimentos ricos em fibras, os alimentos ricos em proteínas e gorduras também evitam o aumento repentino do açúcar no sangue.

Uma refeição saudável sempre deve conter alimentos fontes de carboidratos, gorduras e proteínas e isso se torna ainda mais importante quando se deseja perder peso e evitar o aumento de açúcar no sangue.

Mesmo nas refeições intermediárias isso pode ser feito, por exemplo você pode associar o consumo de frutas com castanhas, que são fonte de gordura ou consumir um lanche com frango desfiado, que é fonte de proteína.

Alimentos de baixo índice glicêmico

frango com batata doce

Os carboidratos são classificados de acordo com o seu índice glicêmico, ou seja, com a velocidade com que são digeridos e absorvidos e seu açúcar chega no sangue. Os alimentos de alto índice glicêmico aumentam rapidamente o açúcar no sangue, enquanto os de baixo índice glicêmico aumentam de forma gradual.

Você pode consultar o índice glicêmico dos alimentos nesta tabela

Para manter os níveis de açúcar controlados, evitando o aumento da glicemia seguido por queda drástica, deve-se priorizar os alimentos de baixo e médio índice glicêmico. Vale lembrar que quando associados com alimentos ricos em proteína, fibra e gordura, o aumento do açúcar no sangue ocorre de forma mais gradativa.

Fome

Como mencionado anteriormente, quando há uma queda da glicose no sangue, ocorre o aumento da fome, principalmente por alimentos doces, ricos em carboidratos e de alto valor calórico. Mas, você deve resistir.

Escolha alimentos ricos em proteína ou carboidratos integrais e/ou de baixo índice glicêmico associado com alimentos fonte de proteína ou gordura.

Isso vai evitar o aumento do açúcar no sangue de forma repentina, evitando o ciclo de aumento e redução de glicemia.

Dormir bem

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Por incrível que pareça, o sono também pode ajudar a manter o equilíbrio de glicose no sangue.

Isso porque uma boa noite de sono colabora para o controle dos níveis de cortisol, resultando em uma melhora da sensibilidade à insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue).

Ou seja, a insulina responde melhor ao aumento de açúcar no sangue, evitando que ele permaneça alto por muito tempo. E ainda previne o pico de insulina, que como mencionado também pode provocar o ganho de peso.

Alguns alimentos podem melhorar a qualidade do seu sono, como alguns chás calmantes – camomila, erva-cidreira, melissa, etc.

Outra forma de melhorar o ciclo do seu sono é através do consumo de alguns suplementos alimentares.

Morpheus, por exemplo, é um suplemento da Iridium Labs composto por L-triptofano, aminoácido precursor de Melatonina, hormônio responsável por promover, regular e melhorar a qualidade do sono.

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