abacate

8 fatos que você precisa saber sobre o abacate

O abacate é uma fruta “polêmica”, mas pode ser grande aliado de uma dieta equilibrada, saudável e eficiente. Saiba tudo sobre o alimento!

O abacate é uma fruta polêmica. Tem quem diga que ela prejudica uma dieta equilibrada, tem quem defensa com unhas e dentes. Mas, como a palavra-chave para uma boa alimentação é o equilíbrio, ficar no meio termo é a solução.

É óbvio que se você se entupir de abacate, seu consumo não será saudável – mas isso vale para quase todos os alimentos. Consumida com moderação, é uma fruta poderosa, que pode ser um grande aliado na sua dieta.

Além da moderação e do equilíbrio, conhecer os detalhes dos alimentos também é essencial para uma dieta eficiente. É por isso que separamos uma lista com informações relevantes sobre o abacate.

Com essa lista, você vai saber exatamente quando deve dar mais atenção e quando deve ignorar o abacate na sua alimentação. Confira os dados abaixo:

8 fatos que você precisa saber sobre o abacate

1. Abacate é uma das frutas mais calóricas

6 colheres (de sopa) de abacate, ou cerca 100g do alimento, contém cerca de 170 calorias.

Pensando somente em calorias, para quem está em dieta de restrição calórica, o consumo de abacate pode não ser a melhor opção de fruta. Ainda mais porque na maioria das vezes o abacate é consumido com leite e açúcar, o que o deixa ainda mais calórico.

Porém, se a fruta for consumida com moderação, não há nenhum problema. Até porque o abacate pode aumentar a saciedade, reduzindo o apetite.

Por ser calórico, também pode ajudar a completar a dieta de quem precisa consumir um alto número de calorias e auxiliar no aumento de massa muscular.

2. Cerca de 80% do abacate é composto por gordura

Isso explica a alta quantidade de calorias do abacate, uma vez que 1g de gordura equivale a 9 calorias, enquanto a mesma quantidade de carboidratos e proteína equivalem a 4 calorias.

Apesar de gordurosa, a maior parte da gordura presente na fruta é de gordura monoinsaturada – ou seja, a gordura considerada boa, que está ligada a redução de LDL (colesterol ruim) e prevenção de doenças cardiovasculares.

3. É uma das frutas mais rica em fibras

As frutas, de forma geral, são muito conhecidas por serem ricas em fibras alimentares. Só que o abacate nunca é colocado nesta lista – o que é um grande erro.

O abacate não só é uma boa fonte de fibras, como é uma das melhores: 100g da fruta contém aproximadamente 6g de fibras – mais do que o abacaxi, a laranja, o morango e o melão (nas mesmas quantidades, claro).

4. Rico em diversas vitaminas, minerais e fitonutrientes

Ao contrário do que muitos pensam, o abacate não possui apenas gorduras e calorias. A fruta é rica em diversas vitaminas, minerais e fitoquímicos.

É rico em Potássio, vitamina B6, Ácido Fólico, vitamina E, Glutationa, entre várias outras substâncias importantes para a saúde.

É por isso que o consumo do abacate traz inúmeros benefícios à saúde – entre eles os efeitos antioxidante, anti-inflamatório e melhora do metabolismo de macronutrientes, entre outros.

5. Redução da síndrome metabólica

abacateiro

Alguns estudos mostraram associação positiva entre o consumo de abacate e a redução da síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é um um conjunto de fatores de risco cardiovascular, usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina.

Isso significa que o consumo de abacate evita alguns tipos de doenças, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, bem como evita suas complicações.

6. Pode ser consumido de diversas formas

abacate ovo

O abacate é uma das frutas mais versáteis que existem. São poucas que, como ele, podem ser aproveitadas tanto em pratos doces quanto salgados.

E nem adianta comparar com aquelas outras frutas que você coloca na salada, porque o abacate vai muito além disso – com ovo, por exemplo, é uma excelente pedida para quem treina!

Também pode utilizado em sanduíches, saladas, doces, cremes e, claro, puro. Isso é ótimo não apenas para variar sua alimentação, mas para você não enjoar da fruta.

7. Pode ser um bom pré-treino

O abacate pode ser um bom pré-treino para quem precisa de mais energia durante os treinos e/ou está em uma dieta restrita de carboidrato.

Isso porque, como falamos no item 1, cada grama de gordura contém aproximadamente 9 calorias. Vale lembrar que para quem tem desconfortos gastrointestinais durante o treino, ele não é uma boa opção.

8. Auxilia na redução de gordura corporal

abacate

Como falamos neste outro post aqui do Feito de Iridium, o consumo de gordura boas faz com que você coma menos carboidrato, ao mesmo tempo em que te mantém saciado e ajuda a quebrar o platô e voltar a queimar gordura coproral.

O abacate, que como você já deve saber é uma excelente fonte de gorduras boas, pode te ajudar a reduzir gordura corporal e controlar o peso.

Comentários