triceps sem sobrecarregar ombros

3 exercícios para trabalhar o tríceps sem colocar os ombros em risco

Se você não tomar cuidado, alguns exercícios de tríceps podem sobrecarregar os ombros. Veja como evitar esse problema sem comprometer o treino!

Se você treina pesado, ou se acompanha os posts aqui do Feito de Iridium, já sabe que o tríceps, além do impacto estético, é essencial para a realização de diversos exercícios na academia.

É um músculo bem maior que o bíceps e que tem participação ativa na maioria dos exercícios de puxar ou empurrar. E, além de permitir que você consiga estender o cotovelo, ele ainda tem papel fundamental na estabilização dos ombros.

E aí mora um problema: se você não tomar cuidado, alguns exercícios de tríceps podem sobrecarregar os ombros.

Isso não significa que você deve evitar exercícios ou fazer apenas aqueles que não pegam tão pesado com os ombros, mas sim que deve prestar atenção e, se possível, combinar exercícios que “protegem” essa parte do corpo.

Essa dica também é muito importante para quem já teve algum problema ou sente dores nos ombros, pois poderá treinar os tríceps sem sofrer e, mais importante, sem causar ou agravar lesões.

Exercícios como o mergulho ou mesmo o tríceps pulley são excelentes mas podem forçar mais o seu ombro do que você imagina. Não significa que deve deixar de fazê-los, mas apenas que deve pensar também em outras atividades que não tenham esse problema.

O ombro é a articulação mais complexa do corpo, que permite o maior grau de liberdade de movimentos. É formado pela escápula, clavícula e o úmero. A formação anatômica do ombro de cada individuo é distinta o que pode gerar mais ou menos desgaste nos tendões do manguito rotador – um importante músculo do ombro. 

Por isso, é evidente que quando se fala em “forçar demais os ombros”, isso varia de pessoa para pessoa. Mas, de forma geral, é sabido que alguns exercícios forçam mais os ombros do que outros.

Quer ver alguns exercícios ótimos para os tríceps e que não sobrecarregam os ombros? Então se liga:

3 exercícios para trabalhar o tríceps sem colocar os ombros em risco

1- Tríceps Coice (ou “Tríceps Kickbacks”)

tríceps coice

É um exercício simples e versátil, que pode ser feito de diferentes formas e com variados equipamentos, como halteres, elástico e no cabo.

Este é um bom exercício porque trabalha o tríceps como músculo primário, mas também os estabilizadores de ombros. É, inclusive, uma ótima forma de variar os estímulos aos músculos do manguito rotador.

E tudo isso sem pinçamentos, pois o ombro fica estático no movimento.

2- Tríceps Testa na polia alta

tríceps testa na polia alta

Esse é um exercício que permite uma extensão de cotovelos completa numa posição em que o vetor da força não força demais o ombro.

O vetor de força é a direção, sentido e ponto de aplicação em que a força atua em cada angulo do movimento.

Uma pequena diferença de vetores de força faz com que o tríceps testa realizado na polia alta seja menos lesivo para o ombro em relação ao triceps testa com a barra.

Existem ainda diversos músculos estabilizadores, como o core e o grande dorsal dividindo a carga que o ombro leva sozinho no testa deitado. Por isso essa versão é a melhor opção para preservar os ombros.

3- Supino fechado

supino fechado

Realizar o supino fechado pode ser um dos melhores exercícios para o seu ombro. 

Leve a barra de supino em direção as suas costelas e estenda totalmente seu cotovelo ao final do movimento de forma suave sem trancos na estensão. 

A posição com os braços colados ao corpo ao realizar uma extensão do ombro reduz a sobrecarga em alguns tendões do ombro. 

Por isso pode ser uma excelente opção para manter seus ombros íntegros.

Como dissemos anteriormente, exercícios como o mergulho, francês ou testa deitado com a barra são ótimas opções para quem tem ombros fortes e estáveis. Se você já teve alguma lesão em ombro vale ter maiores cuidados e seguir essas valiosas dicas acima.

Um bom programa de treinamento deve levar em conta o seu histórico pessoal e o familiar, ou seja se tem um histórico de lesão em ombros na sua família você deve sim considerar exercícios que preservem mais essa articulação, pois sua anatomia deve seguir a genética de sua família.

Você já pensou em montar um treino de tríceps que não coloque seus ombros em risco?

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