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2 exercícios de peso corporal comuns que podem causar lesões nos joelhos

Veja como 2 exercícios de peso corporal comuns podem tirar você dos treinos por um tempo e saiba o que fazer para evitar o problema

A bem da verdade, quase todo exercício, se mal executado, pode causar algum tipo de lesão – é por isso que o acompanhamento de um especialista é fundamental, especialmente para quem está começando. Mas também é fato que em alguns exercícios esse problema é mais comum.

Os exercícios de peso livre são mais “arriscados”, porque podem causar acidentes com os pesos e equipamentos utilizados. Até por isso, muita gente ignora os eventuais problemas que podem ser causados pelos exercícios de peso corporal.

E o fato deles serem mais seguros não significa que são totalmente seguros. Mesmo em exercícios de peso corporal, é preciso atenção na técnica, progressão inteligente e, se possível, suporte de um profissional de Educação Física.

Para mostrar isso, separamos 2 exercícios de peso corporal comuns e eficientes, mas que podem causar problemas se você fizer de qualquer jeito, se não estiver preparado para eles ou se não tomar os devidos cuidados – e, claro, mostramos também o que fazer para evitar o problema.

Que fique claro: a ideia não é que você deixe de fazer esses exercícios – até porque eles são muito bons. É que você saiba o que fazer para não sofrer depois. Se liga:

2 exercícios de peso corporal comuns que podem causar lesões nos joelhos

1- Agachamento Pistol

agachamento pistol

Calma. O agachamento Pistol é sim um ótimo exercício. O ponto é que ele exige uma força e um equilíbrio muito grandes dos membros inferiores. Se você não estiver preparado, é melhor não fazer.

Apenas algumas repetições desse movimento são suficientes para fadigar glúteos, quadríceps, posteriores de coxa e músculos estabilizadores dos tornozelos e joelhos.

É por isso que esse é um dos exercícios mais difíceis de dominar – quem consegue chegar nesse ponto, inclusive, atinge uma marca importante no mundo fitness.

E, se você não domina esse movimento e não consegue executá-lo com a melhr técnica possível, o risco de lesões é considerável, principalmente nos joelhos.

A solução, até que você tenha total controle sobre a execução do movimento no agachamento pistol, é fazer o agachamento búlgaro (vídeo aqui), focando sempre na forma.

É uma maneira eficiente de se preparar para o Pistol, aumentando a força e estabilidade dos membros inferiores, para fazê-lo apenas quando o risco de lesão for mínimo – e os benefícios muito maiores!

2- Afundo

avanço afundo

Quanto mais fortes as suas pernas, menores os riscos de lesão no joelho. Esses músculos ajudam a estabilizar a articulação, absorvendo parte do peso e diminuindo o estresse nela.

Sabendo disso, fica claro que o afundo é um exercício muito útil, capaz inclusive de prevenir lesões. O problema é quando ele não executado corretamente – e acredite: isso é muito comum!

No afundo bem feito, a perna da frente tem joelho e tornozelo alinhados. Perna de trás tem joelho apontando para baixo, em direção ao solo, alinhado aos ombros e quadril.

Quem tem joelhos saudáveis pode fazer o avanço mais fundo possível, para recrutar mais fibras musculares. Mas, em muitos casos, é aí que mora o perigo.

Uma amplitude de movimento exagerada no afundo é capaz de provocar problemas graves nos joelhos. “Encostar o joelho no chão pode irritar os fluidos da patela, causando dor, inchaço, hematomas e até fraturas” diz Chris Kolba, PhD em fisioterapia da Universidade de Ohio.

Além do risco de lesões, a amplitude de movimento exagerada no afundo torna o movimento menos fluido e mais brusco, o que diminui força e potência musculares durante o movimento.

A solução é prestar atenção na execução do movimento, sem exagerar na amplitude na busca desenfreada por maior recrutamento de fibras – afinal, de nada adianta recrutar mais fibras e acabar lesionado sem poder treinar.

A recomendação dos especialistas é não deixar o joelho tocar no chão. Se você achar que o exercício não está ativando os músculos como você gostaria, tente fazer afundo com salto, focando mais em realizar um salto explosivo do que em ir o mais baixo possível no movimento de afundo.

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