calistenia peso corporal exercícios

3 exercícios de peso corporal que você precisa dominar o quanto antes

Existem alguns exercícios de peso corporal que, se você dominar, vão deixar seu treino muito mais eficiente e sua vida muito mais fácil.

A dúvida é comum: é possível desenvolver músculos e crescer de verdade com exercícios de peso corporal? A resposta é sim, mas tudo tem limite, é claro.

Se você quer ficar gigantesco, do tamanho de caras que competem em eventos de bodybuilding, é claro que os exercícios de peso corporal não serão suficientes. Mas eles podem abrir caminho para você chegar lá.

E esse caminho vale até para quem não quer crescer tanto: os exercícios de peso corporal preparam o terreno para você performar melhor nos exercícios com pesos, e isso vai proporcionar mais resultados em menos tempo.

A gente até mostrou aqui no Feito de Iridium a história de Alseny e Sakou, dois monstros que só fazem exercícios de peso corporal – mas eles são um ponto fora da curva, pois se dedicam a isso 24h por dia e, claro, têm a genética a seu favor.

Mas o fato é que os exercícios de peso corporal são sensacionais. Não apenas para abrir caminho para suas conquistas com os exercícios com peso, mas porque oferecem uma série de benefícios.

E, se você quer se tornar um monstro da musculação, dominar alguns exercícios de peso corporal vão deixar sua vida muito mais fácil – e seus resultados melhores e mais visíveis.

Aqui, a gente vai mostrar alguns deles. Domine-os, e sua vida vai mudar. Para melhor!

3 exercícios de peso corporal que você precisa dominar o quanto antes 

1- Agachamento com Peso Corporal

agachamento livre

O agachamento é o melhor e mais completo exercício para membros inferiores. É o exercício que mais recruta fibras musculares e que mais acelera o metabolismo.

Quadríceps, posteriores de coxa e glúteos são os músculos primários neste exercício, mas ele também ativa músculos do core e vários outros outros.

Dominar o agachamento com peso corporal é fundamental, essencial, necessário e obrigatório para fazer um agachamento “tradicional” decente e eficiente – e para te preparar para vários outros exercícios de pernas.

Então, antes de querer sair colocando uma barra nas costas para agachar, torne-se o monstro do agachamento livre.

LEIA MAIS: 4 passos para conseguir fazer um agachamento perfeito 
LEIA MAIS: 4 dicas para aliviar os joelhos e melhorar o seu agachamento

2- Flexão

exercicios peitoral - Flexão

Apesar de ser o exercício mais básico e famoso do mundo, que todo mundo faz até na infância, muita gente deixa de lado e não consegue masterizar o exercício.

A flexão ativa peitoral, ombros e tríceps como primários, e é possivelmente a melhor forma de testar e desenvolver a força dos membros superiores.

Dominar a flexão significa garantir a eficiência de muitos exercícios com pesos que você vai fazer (ou já faz) para todos os grandes grupos musculares da parte superior do seu corpo.

Você quer destruir no supino, por exemplo? Então, antes de deitar no banco e sair fazendo, tenha certeza que você é capaz de fazer várias flexões seguidas com perfeição – e, de preferência, também suas variações.

LEIA MAIS: 7 formas de deixar a flexão muito mais desafiadora e eficiente 
LEIA MAIS: Chadoy Leon: o monstro que faz mais de 1.000 flexões por dia

3- Barra fixa

barra fixa arnold

Esse é provavelmente o mais difícil dos 3 exercícios citados aqui, mas isso não pode ser desculpa para você deixar de lado. Trata-se simplesmente do melhor exercício de dorsais que você pode fazer e um dos melhores para o bíceps.

Para dominar a barra fixa, você precisa se dedicar muito, e também trabalhar sua força. Mesmo que você só consiga fazer uma repetição… faça! Pouco a pouco você vai melhorar.

Quando isso acontecer, e você masterizar a barra fixa, vai conseguir desempenhar melhor em exercícios para o bíceps e, claro, vai ter dorsais desenvolvidos e no caminho para o shape que você quer.

LEIA MAIS: 3 passos para sair do zero e chegar a 25 repetições na barra fixa 
LEIA MAIS: O treino de 10 minutos que vai te transformar em um monstro da barra fixa 
LEIA MAIS: 5 erros que fazem seu treino na barra fixa ser uma porcaria

Além desses 3, outros exercícios de peso corporal também podem te ajudar muito se você dominá-los, como o mergulho, o avanço, o afundo e alguns outros. 

Importante lembrar, claro, que esses exercícios precisam ser feitos com perfeição, a execução dos movimentos deve ser impecável. Por isso, o suporte de um especialista é essencial, principalmente se você estiver começando.

Mas a verdade é uma só: se você se dedicar a eles e fizer todos com facilidade e perfeição, você terá tudo para se tornar um monstro na academia. E seus treinos vão render muito mais!

Você já domina a arte do agachamento livre, da flexão e da barra fixa? Se a resposta for não, comece a mudar isso imediatamente!

Comentários