4 exercícios que vão melhorar o seu salto vertical

O salto vertical é um dos melhores indicadores de potência de membros inferiores e, mais do que isso, exigem qualidades úteis para qualquer atleta.

Se você quer apenas um corpo musculoso, habilidades como saltar, correr e afins podem não importar muito para você. Esse post é para quem vê a musculação como algo muito mais amplo do que isso.

Se o seu objetivo é ter um corpo que, além de bonito, é também saudável e capaz de executar com perfeição ações que envolvam agilidade, velocidade, força e afins, separamos algumas dicas que podem ser úteis.

No caso, vamos falar sobre como melhorar o seu salto vertical.

Você pode até achar que saltar muito alto não tem lá grande utilidade. Se você não joga vôlei, basquete ou faz salto em altura, talvez o salto vertical, por si só, não seja realmente muito útil.

Só que ele é um dos melhores indicadores de potência dos membros inferiores. E, mais do que isso, para ter um bom salto vertical você precisa desenvolver qualidades que, sim, são muito úteis para sua vida.

Não apenas pernas fortes, mas a capacidade de explosão e potência musculares, entre várias outras. E são essas coisas que podem melhorar seu desempenho em diversos exercícios e o seu condicionamento físico de modo geral.

Quer dicas sobre como melhorar a sua capacidade de saltar? Então se liga:

4 exercícios que vão melhorar o seu salto vertical

1- Agachamento com peso corporal

agachamento peso corporal

Em primeiro lugar, o agachamento de peso corporal é útil para melhorar sua capacidade de saltar mais alto porque ajuda a aumentar a força corporal como um todo.

Depois, porque replica uma dos movimentos fundamentais para a execução de um salto vertical – ou seja, os músculos trabalhados no agachamento certamente participam do salto vertical.

Se você se tornar um monstro do agachamento, certamente já vai melhorar muito o salto vertical.

2- Elevação de panturrilha

elevação de panturrilhas

Para fazer este exercício, você não precisa de nenhuma carga ou equipamento, apenas o seu peso corporal e um degrau. Lembre-se de fazer os movimentos bem lentos e forçando o quanto puder esse músculo da perna.

Quase todo jogador de basquete treina pesado este movimento – e isso já é o suficiente para dizer porque vocÊ deve fazer se quer melhor o seu salto vertical, né?!

Shaquille O’Neal, por exemplo, afirmou que fazia elevações de panturrilhas diariamente no seu tempo de escola e que isso melhorou seu salto vertical em quase 30 centímetros.

O fato é que, obviamente, os músculos das pernas são os mais importantes para um bom salto vertical – o core também pode ajudar, mas tem participação infinitamente menor. As panturrilhas, claro, são parte fundamental disso.

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3- Pular corda

pular corda

Para pular corda, você ativa e desenvolve todos os músculos envolvidos no salto vertical. Logo, é evidente que ao treinar um, você se torna melhor preparado para o outro.

Uma sugestão é pular corda de duas a três vezes por semana, começando com séries curtas e, conforme você for evoluindo e melhorando no exercício, aumentar a duração das séries.

4- Exercícios pliométricos

exercicios-potencia-salto-na-caixa

Os exercícios pliométricos melhoram a conexão neuromuscular, característica que é fundamental para transferir a força desenvolvida ao chão na hora de pular.

Os exercícios pliométricos mais comuns são agachamento com salto, salto com caixa e salto horizontal parado. Pular corda também entra nessa categoria, mas, por ser o mais importante deles quando o assunto é melhorar o salto vertical, ganhou um item exclusivo na lista.

Importante lembrar também que, além desses exercícios – que devem ser incluídos na sua rotina com o suporte de um especialista – você precisa treinar o próprio salto vertical.

Apesar de parecer algo simples e corriqueiro, um bom salto vertical exige uma boa técnica, e isso só se desenvolve com a experiência.

E aí… você tem um bom salto vertical?

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