esporte sistema imunologico casal prevenção doenças treino de força

Como os exercícios físicos podem ajudar a evitar doenças graves

Fazer exercícios físicos oferece uma lista enorme de benefícios. Um deles, pouco comentado, é a prevenção de doenças. Veja como isso acontece!

Exercícios físicos promovem incontáveis benefícios – você já deve saber bem disso. Da melhora da mobilidade ao aumento da função cerebral, passando por benefícios estéticos e prevenção de lesões.

Muita gente não sabe, porém, que existe um outro benefício bastante importante, e que ainda é alvo de certa polêmica: a prática regular de atividades físicas fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças.

A polêmica não é sobre o benefício em si, que a ciência e os especialistas são unânimes em concordar, mas sim sobre a forma como isso acontece.

Ainda existe um grande debate sobre como, exatamente, o esporte fortalece o sistema imunológico. Existem algumas possibilidades destacadas pela ciência. Se liga:

Como os exercícios físicos ajudam a evitar doenças graves

  • Renovação de leucócitos e anticorpos: a troca de glóbulos brancos (ou leucócitos) e anticorpos faz com que as substâncias circulem mais rapidamente pelo sangue, o que significa que elas podem atacar infecções, antígenos e outros problemas mais rapidamente. A ação antecipada ajudaria a impedir o desenvolvimento de doenças.
  • “Limpeza” do sistema respiratório: o ritmo acelerado da respiração promovido pela prática de esportes ajuda a expelir bactérias presentes nas vias respiratórias (nariz, garganta, pulmões), o que faz dessa opção uma das mais eficientes contra doenças transmitidas pelo ar, como gripes, resfriados e outros problemas pulmonares.
  • Redução do Cortisol: Conhecido como o “hormônio do stress”, o cortisol prejudica o sistema imunológico, deixando o seu organismo mais vulnerável à doenças e infecções. A prática de exercícios é, sabidamente, uma das formas mais eficazes de reduzir o nível desse hormônio – desde que realizados em quantidade adequada, sem exageros.
  • Elevação da temperatura corporal: acredita-se que o aumento da temperatura corporal crie um ambiente pouco favorável para a proliferação de bactérias. As bactérias precisa de um ambiente quente, mas o calor excessivo pode acabar com elas – é por isso que o corpo esquenta (febre) quando você está doente.

esporte prevenção de doenças

Enquanto as razões pelas quais os exercícios físicos aumentam a imunidade não estão totalmente claras – o mais provável é que seja tudo que foi citado acima junto – é indiscutível que esse benefício é real.

Então, pode acrescentar na sua lista: além de ficar com o corpo que você sempre quis, de aumentar sua força, sua resistência e sua disposição, de melhorar sua autoestima e autoconfiança, treinar ainda evita que você fique doente.

Num mundo onde isso é cada vez mais comum, não é pouca coisa não.

Apenas lembre que não adianta exagerar na dose, porque segundo a ciência comprova, o treino excessivo pode ter o efeito contrário – e isso é só mais um motivo para não você não entrar em “overtraining” de jeito nenhum.

Comentários