2 exercícios que todo atleta iniciante deve fazer com kettlebells

Se você é um atleta iniciante, o kettlebell pode ser uma poderosa ferramenta para oferecer ganhos e para te preparar para exercícios complexos

A barra é certamente um dos melhores equipamentos que você pode encontrar numa academia. Permite uma infinidade de exercícios e o uso de cargas elevadas, mas pode não ser a melhor opção para quem está começando.

Isso porque a maioria dos exercícios com barra exigem boa técnica, algo impossível para quem é iniciante – e, claro, o uso de cargas elevadas também não é uma opção para quem está fazendo seus primeiros meses de treino.

É aí que entra o kettlebell – que, é claro, também pode estar em treinos avançados. Os kettlebells são ótimos para atletas com pouca experiência, porque são eficientes e seguros.

Como qualquer equipamento da academia, ele também permite movimentos complexos para atletas avançados, mas aqui a ideia é mostrar como ele pode ser útil para quem está começando.

Ele pode ser um ótimo substituto para a barra em exercícios tradicionais. Assim, você consegue fazer alguns dos melhores exercícios que existem desde a sua primeira sessão na academia. E, melhor ainda, consegue se preparar para fazer os exercícios com barra de forma perfeita.

Quer conhecer alguns desses movimentos para fazer com kettlebell enquanto você ainda é um atleta iniciante? Então se liga:

2 exercícios que todo atleta iniciante deve fazer com kettlebells

1- Agachamento

agachamento goblet

É possível fazer algumas variações de agachamento usando kettlebell.

O primeiro e mais famoso é o Goblet Squat, com um kettlebell posicionado na frente do peito. Outro exemplo é o Agachamento Racked, com um (ou dois) kettlebell apoiado na clavícula.

Ambos são ótimas alternativas para o agachamento “tradicional”, que apesar de ser um dos melhores exercícios que existem, é difícil e exige técnica apurada, algo que certamente é difícil para quem está começando.

Nas variações com kettlebell, a técnica é muito mais simples, e ainda assim o exercício é muito eficiente – e, mais do que isso, é uma ótima forma de progredir até o agachamento com barra, seja nas costas ou frontal.

2- Levantamento terra

levantamento terra kettlebell

Outro exercício que pode ser classificado como um dos melhores que existem, o levantamento terra (deadlift) é um dos mais complexos e perigosos para quem está começando.

Com o kettlebell, o exercício fica mais fácil, mas ainda assim muito útil. E é sem sombra de dúvidas uma das melhores formas de se preparar para o deadlift com barra.

O deadlift com kettlebell vai trabalhar fortemente a mobilidade e a execução do movimento, abrindo caminho para um exercício perfeito com a barra.

Uma das vantagens é que, quando o kettlebell é posicionado no chão, a alça onde o atleta fará a pegada fica numa posição mais alta do que a barra estaria – se mesmo assim você achar complicado, é só colocar em cima de pesos, deixando-o ainda mais alto.

Para completar, o levantamento terra com kettlebell ainda permite progressão da carga, já que existem kettlebells de vários pesos diferentes.

O ideal é começar com apenas um kettlebell apoiado em alguns pesos para diminuir a amplitude do movimento. A progressão deve ser para que o kettlebell comece cada vez mais baixo, até estar apoiado no solo.

A carga também deve aumentar progressivamente, utilizando kettlebells mais pesados conforme você evolui. Por último, quando você já dominou a técnica e desenvolveu força suficiente, fazer o exercício com 2 kettlebells antes de ir para a barra.

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