agachamento smolov músculo

Ciência comprova: treinar pernas aumenta ganhos no bíceps e outros músculos

Para aumentar os músculos do braço, você precisa trabalhar mais as pernas! Pelo menos é isso o que a ciência afirma. Entenda!

Se você quer ver os seus braços crescerem de verdade, o “caminho das pedras” pode estar nas suas pernas. Isso mesmo: para aumentar os músculos do braço, você precisa trabalhar as pernas! É, pelo menos, o que diz a ciência.

Pesquisadores noruegueses descobriram que treinar as pernas imediatamente antes do trabalho de bíceps faz com que o músculo do braço fique maior e mais forte do que sem o treino de pernas antes.

Isso acontece porque exercícios intensos para as pernas provocam uma reação imediata de hormônios como a testosterona e o GH. Então, ao treinar outro grupo muscular em seguida, os ganhos serão maiores.

E isso vale não apenas para os bíceps, mas para absolutamente qualquer outro músculo ou grupo muscular!

Ou seja, a lição, na verdade, é que treinar as pernas vai te ajudar a desenvolver todo e qualquer músculo. E se os pesquisadores notaram diferença no bíceps, imagine o que acontece com músculos maiores, como os do peitoral ou das costas.

No fim das contas, talvez seja o caso de conversar com seu professor para, ao invés de fazer só um “leg day” na semana, “salpicar” exercícios como o agachamento ao longo de toda a sua rotina de treinos.

agachamento

 

Em um primeiro momento, não vai ser fácil aguentar o tranco (e a dor) nas pernas, mas essa adaptação é rápida. Além disso, você pode intercalar exercícios com ênfase maior no quadril e exercícios com ênfase no quadríceps.

Assim, você consegue fazer algum bom exercício de perna todos os dias, sem muito sofrimento e sem entrar em overtraining.

Exercícios com ênfase maior no quadríceps:

  • Agachamento
  • Agachamento frontal
  • Avanço
  • Leg-press
  • Cadeira extensora

Exercícios com ênfase maior no quadril:

  • Levantamento terra
  • Impulso de quadril (hip thrusts)
  • Levantamento terra romeno
  • Elevação de quadril com bola suíça

Escolha um ou dois de cada grupo por dia, fazendo quadríceps num dia, quadril em outro. Assim, você obtém os benefícios descobertos pelo estudo, sem comprometer suas pernas.

Vale lembrar que, no estudo citado acima, os atletas analisados fizeram, para os bíceps, rosca direta e rosca martelo, mas, segundo os pesquisadores, a teoria se aplica para qualquer exercício.

E aí, pronto para fazer mais trabalhos de pernas e dar um gás gigante nos seus ganhos?

LEIA MAIS: 3 marcas que você precisa superar no agachamento, terra e supino 
LEIA MAIS: 4 exercícios de peso corporal para deixar seu braço gigante

 

Comentários