esteroides anabolizantes

Esteroides anabolizantes: perigo para o organismo

 

Durante a saga de alcançar um corpo esbelto e musculoso, muita gente se depara com os anabolizantes. Substâncias que parecem mágicas com a promessa de músculos em poucas semanas.

Mas afinal, por que o uso de esteroides anabolizantes não é recomendado?

Por que essas substâncias são tão perigosas para o organismo? O que são os anabolizantes? Tudo isso vamos responder no post de hoje! Confira!

O que são os esteroides anabolizantes?

Os esteroides androgênicos anabolizantes são hormônios semelhantes à testosterona, o hormônio masculino, que atuam sobre o crescimento celular.

Da mesma forma que a testosterona faz com que o homem apresente um crescimento ósseo e muscular maior do que a mulher, os anabolizantes também promovem um crescimento desses tecidos, o que os tornam tão atraentes para quem deseja acelerar os resultados da academia.

Como os anabolizantes agem sobre o corpo?

Os anabolizantes agem diretamente sobre as células, fazendo com que elas se multipliquem e cresçam mais.

Mas além dos músculos e dos ossos, essas substâncias também agem sobre os outros tecidos do corpo e afetam o funcionamento dos outros hormônios, gerando uma série de efeitos colaterais.

Quais são os efeitos do uso de anabolizantes?

Tanto a mulher quanto o homem que utiliza anabolizante apresentará um ganho considerável e rápido de massa e força muscular, um comportamento mais agressivo, perda de cabelo, aumento de acne e maior risco de desenvolver câncer.

As mulheres, que naturalmente apresentam uma quantidade pequena de testosterona, ganharão também características tipicamente masculinas, como uma voz mais grossa e maior quantidade de pelos pelo corpo e rosto, além de um aumento do tamanho do clitóris e um ciclo menstrual desregulado.

Os homens, pelo contrário, converterão o excesso de testosterona em estrógeno, o hormônio feminino, podendo desenvolver  atrofia testicular, com redução da contagem de espermatozoides, redução da libido e impotência e uma condição chamada de ginecomastia, em que há crescimento do tecido mamário.

Se o uso de anabolizantes for realizado durante a adolescência, os processos hormonais da puberdade também poderão ser prejudicados, com a estatura final ficando abaixo do esperado.

Há algum risco grave associado com o uso de anabolizantes?

O uso de anabolizantes pode ser fatal já que o músculo cardíaco também é afetado, gerando uma hipertrofia cardíaca.

O crescimento rápido é prejudicial ao funcionamento do coração que passa a bombear uma menor quantidade de sangue, mas com mais força, aumentando a pressão arterial.

Além disso, o estado de anabolismo, com absorção de substâncias e crescimento do corpo, aumenta a quantidade de LDL, o colesterol ruim, no sangue. Isso aumenta o risco de infartos e derrames e sobrecarrega o fígado.

O uso de anabolizantes é recomendado em algum momento?

As substâncias anabolizantes não são sempre prejudiciais. Doenças que imobilizam o paciente e provocam uma perda muscular grande ou distúrbios com baixa produção de hormônios, como o hipogonadismo masculino, são tratados com esteroides anabolizantes. Mas esse uso só pode ser recomendado por médicos, havendo a necessidade de apresentar a receita para comprar o medicamento nas farmácias.

Quais os problemas em usar anabolizantes sem prescrição médica?

A automedicação de anabolizantes submete o indivíduo a doses bem maiores do que as recomendadas nos tratamentos médicos e o coloca em riscos de estar utilizando diversas outras substâncias, já que o mercado de vendas ilícitas de anabolizantes oferece medicamentos contrabandeados para o país que não passam por nenhum controle de qualidade.

Dessa forma, ninguém sabe realmente quais substâncias estão presentes nesses medicamentos além dos esteroides.

Anabolizantes viciam?

Assim que o uso de anabolizantes é finalizado, os músculos secam e voltam ao tamanho habitual, o que gera uma dependência e faz com que uma vez iniciado o uso a pessoa tenda a continuar usando anabolizantes por um longo tempo.

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre o uso de esteroides anabolizantes? Deixe o seu comentário!

Comentários

 

2 comments on “Esteroides anabolizantes: perigo para o organismo

  • O grande segredo é SAÚDE, treinar bem, comer bem, suplementar certo e dormir bem.
    Evitando noites em claro, cigarros e bebidas e saber regrar uma alimentação onde pode sim comer de tu um pouco porém sem exageros, pois tudo que é exagerado faz mal.
    Um grande abraço a equipe!!!!
    Boa tarde galera!!!!

Comments are closed.