5 erros que cometem sem perceber na academia

5 erros que muita gente comete sem perceber no treino de costas

Treinar as costas é complicado, e fica ainda pior se você cometer alguns desses erros comuns que, na maioria das vezes, passam despercebidos

O conjunto de músculos das costas é um dos maiores e mais complexos do corpo humano, e é por isso que é tão difícil trabalhá-lo – e também porque tantos erros acontecem nesse tipo de treino.

O treino de costas trabalha dezenas de músculos, pequenos e grandes, e isso faz a missão de ter umas costas insanas muito mais complicada.

E o trabalho fica ainda mais complexo se você cometer alguns erros que, além de comuns, passam despercebidos pela maioria dos atletas.

Se liga abaixo na lista com 5 erros que a maioria das pessoas comete sem nem se dar conta.

5 erros que muita gente comete sem perceber no treino de costas

1- Não retrair a escápula e manter a coluna “solta”

Em exercícios como a remada curvada, remada cavalinho, ou mesmo o stiff e o deadlift que trabalham muito a região lombar das suas costas vale o alerta de retrair a escápula e manter a coluna arqueada.

Isso permite que sua espinha se mantenha na posição neutra enquanto você faz o exercício.

Manter a coluna “solta” causa um estresse absurdo nos ligamentos da lombar, deixando-o vulnerável à contusões sérias.

Por outro lado, com a escápula retraída e coluna firme e na posição adequada, os músculos das costas assumem o controle e os ligamentos se mantém em uma posição segura.

2- Hiperextensão da coluna

Este é um erro bastante comum nas academias. Principalmente em exercícios como o levantamento terra ou aqueles que exigem a extensão das costas, as pessoas costumam errar na amplitude de movimento, colocando-se em risco de lesão.

É necessário entender que a posição de hiperextensão não é nada segura para sua coluna, e as lesões que isso pode acarretar são das mais complexas.

Quando em posição de hiperextensão, você coloca muita pressão nas vértebras posteriores e pode ter problemas nos discos, como hérnias.

3- Falta de mobilidade

A gente já falou bastante sobre a importância do controle de movimento não apenas para impedir lesões, mas também para maximizar seu treino – e a mobilidade é parte fundamental disso.

É até engraçado falar de mobilidade e treino de dorsais, mas o fato é que a sua falta é um problema comum e capaz de impedir o seu desenvolvimento – inclusive dos músculos das costas.

Isso porque a maioria dos músculos das costas estão ligados à escápula, que é parte dos ombros. E, mais do que isso, você precisa da mobilidade dos ombros para a maioria dos exercícios do treino de costas.

Uma forma eficiente de trabalhar a mobilidade é fazendo o chamado “alongamento dinâmico”, que, como o nome diz, é uma forma de alongamento com movimentos – dá para ver um exemplo para ombros neste vídeo aqui.

4- Excesso de acessórios

Exceto em casos de recomendações médicas, usar acessórios como cintos e alças com muita frequência não é uma atitude muito inteligente.

No caso do cinto, por exemplo, que serve para proteger a coluna enquanto levantando cargas muito elevadas, se usado com muita frequência ele pode impedir o trabalho e o desenvolvimento de força do core.

As alças (straps) causam um problema semelhante. Se você abusar do uso delas, deixará de desenvolver a pegada, pois o acessório diminui esse esforço durante o exercício.

Neste caso, especificamente, o erro não vai custar uma lesão ou um problema grave. Você só deixará de aproveitar o treino tanto quanto poderia.

5- Pegada muito aberta

As pegadas absurdamente abertas são comuns na barra fixa, nas remadas com barra e nas puxadas, entre outros exercícios.

A maioria das pessoas que faz isso acredita ser uma boa medida para trabalhar mais os latíssimos, o que pode acontecer em certo nível, mas não o suficiente para compensar o maior risco de lesionar o ombro, que aumenta bastante.

Uma pegada ligeiramente maior que a linha dos ombros é mais que o suficiente para você trabalhar a pegada aberta.

Não é preciso treinado com as mãos a 2 metros de distância uma da outra para ter as costas musculosas que você quer.

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