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5 erros do pós-treino que podem custar os seus bons resultados

O treino é o gatilho, mas os músculos crescem mesmo é depois dele, e não durante. Por isso, é importante prestar atenção no pós-treino!

Você foi o cara nas suas sessões dos últimos meses. Forte. Intenso. Dedicado e focado. Monstro. Mas os resultados, nada.

Se o seu treino foi bem montado, e se sua alimentação foi feita por um nutricionista, o erro pode estar no pós-treino.

Porque, como você deve saber, o músculo não cresce enquanto você treina… mas depois dele. Por isso, se vacilar no pós-treino, tudo que você fez na academia pode ser desperdiçado.

Por isso, preparamos uma lista com erros comuns da marombada no pós-treino, todos capazes de destruir todos os resultados que você está buscando. Se liga:

5 erros do pós-treino que podem custar os seus bons resultados

1- Beber depois de treinar

pos-treino - bebida arnold

Sair do treino e ir pro bar ou pra balada é ruim? Não… é péssimo!

O consumo excessivo de álcool diminui a síntese proteica em até 37% e ainda desacelera drasticamente o processo de recuperação recuperação muscular.

Mas ainda tem muitos outros problemas:

  • Bebidas alcoólicas são cheias de calorias e podem comprometer sua dieta;
  • O álcool causa desidratação, o que gera stress e problemas metabólicos;
  • Prejudica o sono e diminui o período de descanso;
  • Você provavelmente vai perder o treino do dia seguinte (ou ter uma performance patética) por causa da ressaca.

É óbvio que você pode beber de vez em quando, mas faça isso com moderação, se possível na véspera do day off…. e tome seu whey pós-treino pelo menos uma hora antes de começar a beber.

2- Errar na alimentação

pos-treino - alimentacao suplementacao

A alimentação é um dos pilares da dieta. É parte essencial do processo de desenvolvimento muscular. E é fundamental no pós-treino.

Existem alguns erros comuns com relação à alimentação após o treino, todos com capacidade de colocar seus resultados em risco:

  • Não calcular adequadamente a ingestão dos macronutrientes.

Cada pessoa tem uma necessidade específica de macronutrientes (proteína, gordura e carboidrato). Consulte-se com um nutricionista, descubra a sua necessidade e leve isso muito a sério, porque afeta diretamente nos seus resultados.

  • Demorar para se alimentar após uma sessão na academia;

A tal “janela anabólica” é um assunto polêmico, mas o fato é que pesquisas sugerem que comer no máximo duas horas depois do treino aumenta o crescimento muscular para alguns tipos físicos. Pelo sim, pelo não, melhor não ficar vacilando depois do treino e comer logo!

  • Tomar suplementos e achar que eles farão tudo sozinhos.

Suplementos são essenciais, mas, como o próprio nome diz, ele serve para complementar a alimentação. Suplementos não fazem o trabalho sozinhos! Não pule refeições achando que só os suplementos darão conta do recado.

  • Não tomar suplementos alimentares;

Ao mesmo tempo, não tomar suplementos também é um erro grave. As refeições muitas vezes não oferecem as quantidades adequadas de substâncias que seu corpo precisa para desenvolver músculos rapidamente, e os suplementos são essenciais para isso!

  • Deixar a emoção te levar e comer besteiras.

Muita gente sai da academia se sentindo um herói, que merece ser recompensado (com um hambúrguer). Ou, então, que desconta suas alegrias, frustrações e ansiedade em um pote de sorvete. Não deixe a emoção te levar! Um dia de besteira aqui e ali, muito raramente, tudo bem. Mas sem perder a linha!

3- Não fazer alongamento

pos-treino - alongamento

Tá cheio de maromba que acha que é frescura, perda de tempo. Burrice (ou preconceito?)! O alongamento pós-treino é fundamental!

Alongar depois de uma sessão intensa ajuda a baixar os níveis de hormônios relacionados ao stress, e ainda é ótimo para o processo de recuperação muscular, porque alivia a tensão muscular.

Esse alívio na tensão muscular permite que você treine novo mais cedo, e sem incômodos ou falta de mobilidade. Coisas que certamente afetariam sua performance na sessão seguinte.

A gente também já falou aqui sobre os rolos de espuma, que são uma ótima alternativa para fazer uma massagem de recuperação que vai acelerar o seu desenvolvimento muscular.

4- Tomar remédios por conta própria

pos-treino - analgesico

Tá, ninguém gosta de sentir dor. E, no caso de treinos pesados, é comum ter incômodos depois da sessão. Mas cuidado na hora de combater esse problema.

Primeiro: como a gente já falou 300 vezes aqui, nem toda dor é positiva ou sinal de um bom treino – pode ser também sinal de uma lesão mais grave, de erros na execução de algum exercício, etc.

Quando você toma analgésico e some com esse aviso do corpo, pode achar erroneamente que está tudo certo.

Mas mesmo em relação às “dores positivas”, aquelas que indicam que você exigiu grande esforço dos músculos, de que os músculos trabalharam, a automedicação pode ser perigoso e problemática.

Segundo Gabe Mirkin, um dos criadores do conceito de Dores Musculares Tardias (DOMs), os anti-inflamatórios e analgésicos como o ibuprofeno bloqueiam a inflamação e atrasam o processo de recuperação muscular em cerca de 7 horas.

O médico também afirma que é preciso tomar cuidado com o uso de gelo para combater dores musculares, pelo mesmo motivo. Resfriar o músculo diminui a inflamação e interfere nos processos de recuperação e reparação musculares, essenciais para o crescimento dos músculos.

E, com relação aos medicamentos, é simples: só tome se um médico mandar. Ponto.

5- Descanso meia-boca

pos-treino - descanso ruim

A gente espera, de verdade, que você já esteja careca de saber a importância do descanso para o desenvolvimento muscular. Mas, por vias das dúvidas, vamos falar de novo.

É durante o descanso que seus músculos realmente crescem – o treino é só o meio para que isso aconteça.

Sair da academia e emendar uma baladinha, ou um show, ou outra atividade física… depois chegar em casa, capotar na frente da TV, eventualmente meio alcoolizado, para no meio da madrugada ir pro quarto… e acordar de manhãzinha para trabalhar. Errou rude.

Se você quer ter resultados de verdade, precisa relaxar depois da session, repousar mesmo. Dormir em um ambiente silencioso, escuro, e sem acordar durante a madrugada.

O treino precisa ser intenso, não precisa? O descanso também!

MInotauro - Pré treino

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