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5 erros que podem comprometer os resultados do seu bulk

O que não falta é maromba que falha no bulk. Veja alguns erros que podem fazer com que isso aconteça e evita pisar na bola nessa fase tão importante!

O bulk é uma fase importante no percurso rumo a um corpo forte e trincado.

É quando você mais cresce e ganha o maior volume de massa muscular – e também de gordura, que deverá queimar depois, na fase conhecida como cut.

Mas o que não falta é maromba que falha no bulk – seja porque ganha mais gordura do que massa magra, seja por simplesmente não conseguir ganhar nada.

Mas existem algumas dicas simples que podem alavancar o seu bulk e garantir que ele seja feito como deve ser.

Aqui, mostraremos cinco erros comuns no bulk. Veja se você comete (ou cometeu) algum deles, e corrija isso para ter os melhores resultados!

5 erros que podem comprometer os resultados do seu bulk

1- Não comer o suficiente

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Se você quer ficar gigante, sua alimentação deve ser como a de um gigante. A primeira regra do bulk é comer direito.

Isso significa aumentar sua ingestão calórica diária consideravelmente – a regra é simples: se você queimar mais calorias do que ingere, você perde peso; se ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso.

Mas, claro, não adianta se entupir de calorias provenientes de alimentos ruins. O ideal é comer cerca de seis vezes por dia, incluindo gorduras boas, carboidratos complexos, proteínas, vitaminas e minerais.

2- Comer porcarias

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Como a gente falou, comer muito não significa comer qualquer coisa.

É preciso ter uma alimentação limpa, nutritiva e que permita um crescimento saudável, de massa magra e não de gordura.

Se você comer qualquer coisa que aparecer pela frente (o chamado “bulk sujo”), você vai desenvolver uma capa de gordura que, para ser eliminada, vai exigir um cut impecável, o que é muito difícil de fazer.

Na maioria desses casos, o cut acaba cortando não apenas a gordura, mas também a massa magra que você conquistou.

Fuja dos alimentos muito processados e da junkie food. Foco nas carnes, nos vegetais, grãos, frutas e afins.

3- Pouca carga e muitas reps

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Se você está treinando com a mesma carga e fazendo muitas repetições há bastante tempo, existe a chance de você não ganhar massa muscular nenhuma.

Para conseguir a hipertrofia que você deseja, você deve aumentar a carga com certa frequência e fazer poucas repetições – o ideal é ficar entre 6 e 8.

4- Muito cardio. Ou nenhum cardio

5 erros que podem fazer seu treino se tornar inútil - cardio

Apesar de mais importante na fase de queima de gordura, o cardio também deve estar na sua rotina durante o bulk.

Esse tipo de exercício mantém seu sistema cardiorrespiratório funcionando adequadamente e ainda ajuda você a se livrar de um pouco da gordura que inevitavelmente aparece nesta fase do desenvolvimento muscular.

Mas, claro, você não pode exagerar. O excesso de cardio pode comprometer o ganho de massa magra e, claro, ocupar um tempo que poderia ser dedicado ao seu treino de hipertrofia.

Fique no meio termo. Um pouco de cardio é importante.

5- Sono inadequado

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Dormir bem amplifica os ganhos de massa de forma muito significativa. E, claro, dormir mal pode comprometer seus resultados.

Um shape insano é o resultado da combinação entre treino pesado, boa alimentação e descanso adequado. Se uma dessas três coisas não estiver correta, tudo será comprometido.

Durma pelo menos 7 ou 8 horas por dia, num local silencioso, escuro e com temperatura agradável.

Sem isso, de nada vai adiantar se matar na academia ou fazer a alimentação perfeita.

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