Kvra Games Iridium Labs 4 - começar crossfit

Como o equilíbrio emocional pode ser decisivo num treino ou competição de CrossFit

Pegar pesado no treino não adianta se você não está focado, relaxado, decidido na hora de competir. Saiba tudo sobre o assunto!

Para quem participa de competições, basta treinar, comer, suplementar e descansar para alcançar objetivos. É preciso muito equilíbrio emocional para se dar bem. 

Disciplina, motivação, força de vontade, garra, foco… tudo depende da sua mente. E é por isso que o controle emocional e a saúde mental são fundamentais para praticar esportes em alto nível – e, claro, para atingir seus objetivos.

E é para mostrar a influência da mente em uma competição esportiva de alto nível que a gente conversou com o Vinícius Santiago, que além de atleta é psicólogo.

O atleta do time Feito de Iridium está em preparação para o KVRA Games Iridium Labs #6, uma das maiores competições de CrossFit do Brasil, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, em São Paulo, e falou coisas muito interessantes sobre o assunto.

Quer ver as dicas do monstro para melhorar seu controle emocional e se aproximar ainda mais dos seus objetivos? Então confira aí embaixo!

Como o equilíbrio emocional pode ser decisivo num treino ou competição de CrossFit

Vini

A importância do controle mental

Amante do esporte e competidor, inclusive tendo vencido em sua categoria no último Storm Challenge, Vinícius também é psicólogo, por isso entende do assunto:

“Quando estamos no box, priorizamos o que temos em mente. Se é uma competição, queremos a vaga, um pódio”, explica.

Mas claro, que isso vale para o dia-a-dia, e saber separar as coisas é fundamental.

“O controle mental vale para tudo. No CrossFit, musculação, nas relações, no trabalho. Se eu deixo algo de fora atrapalhar meu treino, ele não rende”, afirma.

É extremamente importante esta separação das questões. O que acontece no seu trabalho, na família, você não deixa interferir no treino.

Ou deve usar isso como uma motivação, um combustível a mais para você ir em busca do seu objetivo.

Ao competir também…

Vini, crossfit, iridium

E isso vale para o momento mais importante de um atleta, a competição.

“Geralmente, no CrossFit a competição tem várias provas. Às vezes anunciam todas, às vezes não. É aí que você segura a ansiedade…”. 

Esta ansiedade que Vini fala, é quando o atleta não sabe qual é o exercício, o que ele irá fazer, se é um exercício que ele não vai bem.

“Por isso que devemos trabalhar todas as circunstâncias nos treinos. Aprendemos a deixar as coisas irem de acordo com seu tempo”.

“Tem que trabalhar passo a passo, prova a prova. Traçar um plano para cada uma, porque é tudo muito rápido”, finaliza.

Será então que o mais correto é relaxar completamente? Bom, Vini discorda um pouco…

“Isso é meio fantasioso, pois isso pode acabar te prejudicando. Já vi muita gente relaxar até demais, perder o foco e não ter um bom desempenho”.

“A ansiedade, até certo ponto, faz bem para um atleta. Pois não deixa ele perder a concentração, te estimula. É uma questão de equilíbrio mental”.

O KVRA Games

Iridium, Crossfit

Vini está se preparando para o KVRA Games Iridium Labs #6, que acontecerá no final do mês de abril.

“Nossa expectativa é o primeiro lugar. Iremos competir em equipe. Todo campeonato é uma forma de se testar e colocar em prática o que fazemos nos treinos. O KVRA é um campeonato que acontece há alguns anos, com atletas de diversos box’s, alguns até de outros países”.

E para Vini é muito importante disputar uma competição como o KVRA, uma das mais importantes do Brasil.

“É importante disputarmos um campeonato com credibilidade até nos ‘workouts’. Tem muitos por aí que priorizam volume de inscritos e acabam pecando na qualidade dos workouts. O KVRA tem provas longas, curtas e com todos movimentos do crossfit”, finaliza.

LEIA MAIS: KVRA Games Iridium Labs: atletas dão dicas para quem quer competir em eventos de CrossFit
LEIA MAIS: KVRA Games Iridium Labs é prova do crescimento do CrossFit no Brasil
LEIA MAIS: CrossFit: tudo que você precisa saber sobre a modalidade que mais cresce no Brasil

Comentários