sono - a melatonina

6 efeitos que a falta de sono pode causar em seu organismo – e nos seus ganhos!

Muito cuidado na hora de trocar seu sono por horas a mais na balada, nos games, entre outras atividades. Isso pode prejudicar seu desempenho, sua saúde!

Muitos são os motivos para uma pessoa sofrer de falta de sono.

Por exemplo, a pessoa pode sofrer de insônia ou algum outro distúrbio médico. Mas em muitos casos isso acontece por escolha própria – o que é ainda pior.

Como alguém pode se privar de uma das melhores e mais saudáveis ações por livre e espontânea vontade?

Pois é, muita gente faz isso. Pior ainda, pessoas que treinam, pegam pesado nos exercícios, não valorizam este momento.

Se você não sabe, é durante o sono que seus músculos crescem, que os resultados da sua dedicação aos treinos e dieta se constroem.

É por isso que o descanso é, junto com treino, alimentação e suplementação, parte fundamental para ter ganhos.

Você precisa descansar. Do contrário, só trará problemas ao seu organismo.

Uma revisão de 16 estudos aponta que dormir menos de 6 a 8 horas por dia aumenta o risco de morte prematura em 12%.

E aqui vai uma lista de 6 outros efeitos que a falta de sono pode causar no seu organismo.

Se liga:

6 efeitos que a falta de sono podem causar em seu organismo – e nos seus ganhos!

1. Aumento do peso corporal

sobrepeso

Imagine uma pessoa que quer perder peso, quer secar. Treina pesado, come bem, mas não dorme direito.

De nada adianta fazer estes sacrifícios se você não tem uma boa noite de sono.

E um dos efeitos que a falta de sono pode causar é exatamente o oposto do que essa pesso quer: sem dormir direito, acontece maior acúmulo de gordura e aumento do peso corporal.

A falta de sono adequado pode reduzir a níveis baixíssimos a leptina, hormônio responsável pela saciedade.

E justamente quando você dorme pouco e a leptina está baixa que você fica com mais fome e acaba comendo besteiras. 

2. Mudanças no humor

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Um dos efeitos mais perceptíveis em alguém que não dorme o recomendado é a mudança no seu humor. 

Geralmente, essas pessoas estão sempre mal humoradas, ranzinzas. Conhece muita gente assim?

Bom, pode ser que ela sofra de falta de sono. 

Isso acontece principalmente por causa da presença exagerada do cortisol no sangue – o “hormônio do estresse”. E ser estressado traz diversos outros problemas ao seu corpo.

E dormindo bem, corretamente, reduzirá os níveis de cortisol em seu organismo.

3. Doenças no coração

Outro dos grandes risco causados pela falta de sono é a hipertensão.

Pois é, seus ‘corujões’ jogando videogame ou no PC podem afetar e muito o seu coração.

Porém, outras problemas cardíacos podem surgir, como: ataques do coração e arritmia cardíaca.

Uma pesquisa feita pela Sociedade Europeia de Cardiologia aponta que pessoas de meia-idade, que dormem menos de 6 horas, têm o dobro de chance de sofrer de uma doença cardiovascular nos próximos 20 anos.

4. Baixa testosterona

testosterona baixa

É preciso dormir sim e ter um sono de qualidade por pelo menos oito horas do seu dia para que sua produção de testosterona não seja afetada.

Um estudo feito apontou que os participantes que dormiram 5 horas por noite reduziram os níveis de testosterona no organismo.

Isso, além de outros problemas, pode diminuir a libido, e te trazer problemas na cama. Não vai querer que isso aconteça, né?

Sem contar que um outro estudo

Então, durma direito!

5. Alucinações

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A privação do sono pode te deixar meio maluco. É verdade. Saiba que isso era (talvez ainda seja) um método de tortura muito utilizado.
As pessoas imaginam coisas que não existem, como objetos conversando ou sombras tomando vida.

Além de prejudicar o foco e a memória, alucinações podem acontecer logo mesmo após acordar ou dormir.

6. Fadiga

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Essa é muito simples de explicar, não é mesmo? Quando você está cansado, o que você faz? Dorme.

Pois é, e se você não o faz ou o faz de uma maneira ‘meia-boca’, ficará cansado. Aquela sensação ruim, não terá concentração, não se sentirá bem.

Por isso que uma boa noite de sono, de 6 a 8 horas, é de extrema importância para todo o seu organismo.

Fazendo isso, você se sentirá disposto para fazer diversas atividades ao longo do dia.

Sonolência diurna excessiva e fadiga são os sinais mais óbvios da falta de sono.

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