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Dieta cetogênica: 10 benefícios para quem quer queimar gordura

A dieta cetogênica é polêmica, e apesar dos inquestionáveis pontos negativos, ela também oferece benefícios para quem quer queimar gordura

A dieta cetogênica não sai do olho do furacão. Alvo de inúmeras críticas e amada por tanta gente, ela não sai do centro da polêmica quando o assunto é nutrição.

É um fato inquestionável que dietas restritivas podem ser problemática. Mas também é certo que essa dieta tem suas vantagens.

A gente já explicou absolutamente tudo o que você precisa saber sobre a dieta cetogênica neste outro post, então aqui o assunto é outro. Vamos falar dos benefícios dessa dieta para quem quer ficar com o corpo trincado.

Isso significa que essa é a dieta mais saudável do mundo? Não. Significa que ela só tem vantagens e nenhum ponto negativo? Menos ainda. Que qualquer pessoa deve fazer? É claro que não.

Toda e qualquer dieta só deve ser feita com a indicação e supervisão de um nutricionista – uma dieta restritiva como a cetogênica, então, mais ainda. Só que ao mesmo tempo não adianta negar que, em muitos casos, essa dieta é sim uma boa opção. 

E é por isso que vamos falar dos seus benefícios aqui embaixo. E, se você ficar animadinho e quiser fazer, não invente moda: fale com um nutricionista primeiro.

Quer conhecer 10 benefícios da dieta cetogênica? Então se liga:

dieta cetogenica

Dieta cetogênica: 10 benefícios para quem quer queimar gordura

1- Favorece a perda de peso

Os carboidratos ingeridos na alimentação, são transformados pelo organismo em glicose (açúcar). Ao comer uma dieta rica em carboidratos, os níveis de insulina são elevados após as refeições para ajudar que as células consigam absorver toda a glicose do sangue e restaurar a glicemia (açúcar no sangue).

No entanto, a insulina é um hormônio que, em excesso, leva a um aumento do estoque/acúmulo de gordura corporal. 

É baseada nesse princípio que funciona a dieta cetogênica, que restringe o consumo de carboidratos para que o corpo utilize a gordura como fonte de energia – e não o carboidrato.

Assim, ocorre o processo metabólico chamado de cetose (começa quando o corpo se adapta a uma menor ingestão de carboidratos convertendo-se em queima de gordura por energia.

Ao consumir pouca quantidade de carboidratos, os níveis de insulina tendem a não aumentar muito e o armazenamento de gordura se torna bastante reduzido.

2- Auxilia na perda de gordura abdominal

gordura abdominal

Diferente do que a maioria pensa, existem tipos diferentes de gordura que atuam no corpo.

O tipo que muitas pessoas têm mania de focar mais na hora de fazer dieta e praticar exercícios é chamada gordura visceral. Ela tende a se acumular na cavidade abdominal ao redor dos órgãos internos do corpo.

As dietas com baixo teor de gordura podem ser eficazes na redução da gordura corporal, mas as dietas Low Carb têm um foco maior na perda de gordura visceral, isso faz você perder muito mais barriga de uma maneira muito mais rápida.

Este resultado não é só graficamente, mas pode ser bem mais saudável. Até porque a gordura visceral está ligada a doenças cardiovasculares.

3- Diminui os níveis de triglicerídeos

Os triglicerídeos são moléculas específicas de gordura, composta por três grupos de ácidos gordos e a adição de glicerol.

Os níveis elevados de triglicerídeos podem causar várias ameaças à saúde como: risco elevado de AVC e doença cardíaca.

Uma vez que os níveis de triglicerídeos são elevados principalmente pelos carboidratos, – particularmente por causa de açúcares simples –  investir em uma dieta Low Carb irá diminuir esses níveis e por consequência os riscos de desenvolver alguma dessas doenças.

Em dietas com baixo teor de gordura, o consumo de carboidratos geralmente podem ser altos, o que aumentará os níveis de triglicerídeos.

4- Aumenta os níveis de HDL

As lipoproteínas de alta densidade (HDL), ou colesterol “bom”, é ótimo para o seu corpo e ter níveis elevados ajudará a garantir um coração saudável.

HDLs ajudam a migrar o colesterol “ruim” (LDL) da corrente sanguínea para o fígado, onde é quebrada e descartada ou reutilizada pelo corpo.

As dietas cetogênicas observam um aumento no consumo de gordura, o que é bom para aumentar os níveis de HDL no corpo.

Este aumento de gordura é devido ao consumo de gorduras mais saudáveis, como o azeite e as nozes.

5- Controla o açúcar no sangue

diabetes glicemia

O açúcar no sangue é uma das primeiras preocupações dos diabéticos na hora de pensar em começar uma dieta, e com razão.

Afinal, alterar a quantidade de açúcares no corpo pode afetar os níveis de insulina, que podem ter alguns efeitos colaterais.

No entanto, quando você corta os carboidratos da sua alimentação, o corpo não precisa de tanta insulina.

Isso pode dar aos pacientes que sofrem de diabetes mais controle sobre seus níveis e necessidades de insulina.

Mesmo sabendo dos benefícios dessa dieta para quem tem diabetes, é imprescindível obter um acompanhamento médico nesses casos, principalmente se a pessoa toma insulina.

6- Reduz a pressão arterial

A pressão arterial elevada é um fator de risco para muitas pessoas, especialmente com aquelas já de idade mais avançada.

Várias condições estão ligadas ao aumento da pressão arterial, incluindo acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e várias outras doenças que ameaçam a vida.

A dieta cetogênica reduz a resistência à insulina, eliminando os picos de açúcar no sangue.

Isso causa uma melhora na resistência à insulina ajudando a baixar a pressão arterial, assim reduzindo todos os riscos associados.

7-Diminui os sintomas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica pode ser um grande alerta para diabetes ou doenças cardíacas.

Os sintomas da síndrome metabólica incluem obesidade abdominal, pressão arterial alta, níveis elevados de açúcar no sangue em jejum, aumento dos níveis de triglicerídeos e níveis de HDL.

Com a implementação de uma dieta Low Carb, todos esses sintomas podem ser tratados e melhorados.

8- Estrutura LDL melhora com carboidratos reduzidos

ldl colesterol

Enquanto os níveis de HDL se elevam com a dieta cetogênica, a estrutura dos níveis de LDL (lipoproteínas de baixa densidade) no corpo também pode ser melhorada.

Basicamente, quanto maiores as partículas de LDL, menos delas ficam flutuando no corpo. Esse tipo de dieta ajuda a cultivar pequenas partículas de LDL, impedindo que mais delas fiquem flutuando na corrente sanguínea.

Quanto menores as partículas de LDL, mais perigosas elas são pois não conseguem flutuar livremente e podem tapar vasos sanguíneos.

9- A dieta cetogênica ajuda com transtornos cerebrais

Se você pensa que dietas são feitas só para melhorar seu físico, você tá muito enganado! Na verdade, a dieta cetogênica surgiu justamente para um benefício bem diferente da estética: a dieta foi criada para tratar pacientes com epilepsia.

Estudos apontam que 38% de um grupo de crianças epilépticas viram uma grande redução nas convulsões ao seguir uma dieta cetogênica.

É claro que isso só vale para pessoas que apresentam esse tipo de doença, de qualquer forma antes de iniciar essa ou qualquer dieta é sempre bom consultar um especialista.  

10- Inibe o apetite

Uma das principais queixas daqueles que estão fazendo dieta é com relação ao constanto sentimento de fome. Isso abre brechas para que você consuma muitos snacks durante o dia, o que invés de ser saudável pode acabar arruinando sua dieta.

Uma dieta rica em gordura te dá aquela sensação boa de saciedade, levando a um melhor controle do apetite e, portanto, a uma maior perda de peso. Isso está diretamente relacionado à redução de carboidratos e aumento das proteínas e gorduras ingeridas na dieta.

As dietas cetogênicas certamente têm alguns efeitos positivos sobre sua saúde e vão muito além reduzir sua porcentagem de gordura corporal. Tudo isso, claro, apenas se realizada corretamente e com a supervisão de um nutricionista.

É importante saber, também, que ao optar pelas dieta cetogênica, a primeira coisa que você deve levar em conta é que, por ser muito restritiva, não deve ser seguida por muito tempo. Para evitar efeitos colaterais como fraqueza e tonturas, conte sempre com a orientação de especialistas!

De qualquer forma, a dieta cetogênica não deixa de ser uma ótima opção para quem precisa queimar bastante gordura em pouco tempo.

Você já fez?

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