Deadlift - levantamento terra

2 dicas simples que vão melhorar sua performance no levantamento terra

Duas dicas simples podem facilitar a execução do levantamento terra, mantendo você mais seguro e permitindo maior evolução e melhores resultados

A gente já cansou de falar sobre o levantamento terra aqui no Feito de Iridium, e mesmo assim ainda tem mais. Porque ele não apenas é um dos exercícios mais complexos, como é um dos melhores.

Por causa disso, assunto é o que não falta, e estudar esse movimento é fundamental. Tanto para você fazê-lo com perfeição e obter o máximo de benefícios, quanto para evitar lesões.

O levantamento terra, ou deadlift, não é um exercício fácil, por isso não é muito indicado para quem está começando – exceto se você tiver acompanhamento de um especialista o tempo todo.

E mesmo quem já treina há algum tempo, precisa se dedicar muito para dominar completamente esse exercício – o que em geral só acontece com atletas muito avançados.

Se você ainda não está nesse ponto, temos duas dicas que podem te ajudar a chegar mais perto desse “pote de ouro”. Se liga:

2 dicas simples que vão melhorar sua performance no levantamento terra

1 – Proteja suas axilas

dicas - levantamento terra

Na próxima vez que você for fazer o levantamento terra, imagine que alguém está fazendo cócegas nas suas axilas e seu objetivo é impedi-la de fazer isso – sem usar as mãos.

Isso significa que “fechar” as axilas tensionando essa parte do corpo. Consequentemente, você vai tensionar vários músculos da porção superior do seu corpo e empurrar o latíssimo do dorso para trás.

Essa tensão vai ajudar na estabilização da coluna, favorecendo a postura mais adequada para a execução desse exercício – e, se você já fez deadlifts alguma vez na vida, deve saber a importância da postura adequada tanto para otimizar o movimento quanto para evitar lesões.

2- Cabeça em posição neutra

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Essa é uma dica que vale não apenas para o levantamento terra, mas para vários outros dos principais exercícios que você pode fazer – ou todos, a bem da verdade: mantenha a cabeça numa posição neutra.

Você não deve se preocupar em olhar para cima ou para o horizonte, menos ainda em olhar para o próprio umbigo. Com a cabeça em posição neutra, você favorece a melhor postura corporal!

No caso do terra, especificamente, deixar o pescoço curvado – seja para cima ou para baixo – vai dificultar a manutenção da coluna em postura neutra, que é essencial para o movimento.

Posicionando a cabeça de maneira adequada, você automaticamente ativa os músculos certos e mantém a coluna em uma postura adequada.

Essas duas dicas não vão te transformar no recordista mundial de deadlifts do dia para a noite, mas podem ajudar a pavimentar o caminho se você quiser chegar lá.

E, além de ajudar a melhorar sua performance no exercício, ainda vai evitar que você sofra uma lesão “besta”, mas que pode te tirar dos treinos por um bom tempo.

Você já faz essas duas coisas?

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via Akash Vaghela (T-Nation)

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