medida queimar gordura

10 dicas básicas para queimar gordura e ter um corpo trincado

Confira algumas dicas básicas que podem te ajudar a queimar gordura, esteja você querendo perder peso ou ter um corpo mais definido

Manter um corpo trincado é uma tarefa árdua e difícil, isso todo mundo sabe. Além de ter uma rotina de treinos pesados, muita garra e determinação, é essencial manter uma alimentação balanceada e saudável.

Afinal, muita gente ainda tem aquele pensamento de “se eu tô treinando posso comer de tudo!” e não é bem assim que as coisas funcionam.

Além de melhorar sua vida em todos os sentidos, alinhar seu treino com uma boa dieta não só aumenta seus ganhos na academia, como também te faz ficar com um shape insano muito mais rápido.

A real é que não há atalhos para conseguir o corpo dos sonhos, nem milagre. Porém, há algumas maneiras mais inteligentes para alcançar seus objetivos sem perder tempo ou fazer coisas que possam prejudicar seus esforços.

Por isso, criamos esse guia rápido com várias dicas de alimentação e estilo de vida que podem te auxiliar – ou até te ajudar a lembrar – de alguns conselhos valiosos que não devem ser deixados de lado. Confere aí!

10 dicas básicas para queimar gordura e ter um corpo trincado

1- Acompanhe a ingestão de alimentos

monitorar macronutrientes

Um dos primeiros passos para perder gordura é se conscientizar sobre o que você está comendo.

Ter a preocupação se seu prato tem todos os nutrientes que seu corpo precisa é de extrema importância, e pode até fazer você diminuir seu tempo de academia.

O maior erro de quem não consegue manter uma dieta balanceada é, na correria do dia a dia, acabar se alimentando mal, comendo mais do que devia, abusando de algum macronutriente, etc – e tudo isso pode, claro, atrapalhar os seus ganhos.

LEIA MAIS: 5 motivos para monitorar seu consumo diário de macronutrientes

2- Invista em alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras trazem inúmeros benefícios para a saúde e um deles é a perda de peso.

Além das fibras não serem digeridas, elas absorvem água e aumentam de tamanho no estômago, causando a sensação de saciedade e reduzindo sua vontade de comer –  evitando aquela fome fora de hora que faz você atacar lanches e snacks nada saudáveis.

3- Não ignore os carboidratos

Diminuir o consumo de carboidratos não quer dizer que você precise excluí-los completamente da sua rotina.

Afinal, sem carboidratos, não há energia. Mas é preciso que haja um equilíbrio, e que você não abuse deles!

O mais indicado, principalmente para quem treina pesado todos os dias, é dar preferência aos carboidratos complexos – como batata doce – e consumi-los no pré-treino.

Assim, você vai obter a energia necessária para puxar ferro, e ainda queimar as calorias que precisa!  

LEIA MAIS: 8 curiosidades sobre os carboidratos que você provavelmente nunca imaginou

4- Não pule refeições

Essa dica é na verdade uma regra. Ou uma lei, cujo descumprimento deveria dar cadeia. Ficar em jejum durante horas ou pular refeições não ajudam em absolutamente nada na busca pelo emagrecimento, pelo contrário!

Ainda há muitas pessoas que pensam que pular refeições é uma maneira de “economizar” calorias. Porém o corpo não funciona assim, ele precisa de alimentos para queimar mais gordura.

Quando você pula refeições, seu organismo tende a estocar a gordura já armazenada, por isso é necessário comer de 3 em 3 horas, e ter sempre na bolsa alguma fruta ou lanche saudável.

E isso sem falar que pular refeições ou fazer longo jejum vai te deixar com uma fome descontrolada, aumentando as chances de você perder a linha na refeição seguinte.

5-Beba muita água

atleta bebendo água

Nossos músculos são compostos por 72% de água. A água ajuda a eliminar as toxinas retidas no seu organismo, auxilia seu corpo a desinchar, reduz a fadiga muscular, entre tantas outras melhorias.

Isso sem contar que toda vez que treina, você sua, perde água, e essa água precisa ser reposta. Então nada de querer bancar o fortão e achar que não precisa dela!

6- Sempre conte com a ajuda de um profissional

Apesar de todos as dicas para manter uma alimentação mais regrada, não há nada melhor do que contar com a ajuda de um Nutricionista para que você possa atingir suas metas com saúde.

Afinal, cada organismo reage de maneiras diferentes, e ter um acompanhamento profissional é imprescindível para construir um plano de alimentação que melhor funcione para você!

7- Faça treino de cardio

Todo atleta que se preze deveria saber que é preciso não só puxar ferro para ficar gigante e ver os músculos crescendo. Por mais chato que seja, é essencial que você separe alguns minutos da sua academia para fazer esteira, ou bicicleta.

Afinal, se você não queimar gordura os músculos que ganhar vão ficar escondidos embaixo dela.

Então, respire fundo e invista no cardio para garantir aquele shape trincado. Se não tem paciência para fazer o cardio “convencional”, tente técnicas como o HIIT, que são ótima para queimar gordura e levam muito menos tempo.

8- Se desafie todos os dias

Um grande erro em tudo o que fazemos na vida – e isso não é exclusividade só na academia – é se acomodar com a rotina.

Existe muita gente que vai pra academia, começa a treinar, e quando acha que já conseguiu alcançar seus objetivos se acomoda nos mesmos exercícios.

Isso é ruim pra você e para seu corpo! Então busque sempre ir além dos seus limites, e saia da sua zona de conforto, só assim seu corpo vai estar sempre na melhor forma!

9- Durma bem

sono

Quer ganhar músculos e melhorar seu shape? Então comece a dormir melhor!

Dormir mal traz uma série de malefícios a saúde, além de te deixar exausto, e muitas vezes sem ânimo até pra treinar.

É durante o sono que seu organismo trabalha dobrado para recuperar as fibras musculares, e seu metabolismo fica mais acelerado, queimando calorias.

Sem contar que a falta de sono pode alterar a liberação do hormônio do crescimento.

Em outras palavras, uma noite mal dormida pode inibir todos os resultados que você está trabalhando duro para conseguir.

LEIA MAIS: 6 substâncias capazes de melhorar a qualidade do seu sono

10- Consuma termogênicos

Todo mundo pensa que termogênico tem que ser necessariamente um suplemento. Não é bem assim. A termogênese, que está associada ao metabolismo e promove a queima de gordura, é um benefício que pode ser obtido através de alimentação – seja dos alimentos ou de suplementos.

É claro que no caso dos suplementos, a ação termogênica é mais intensa, já que produtos como Kimera são desenvolvidos justamente para este fim. No entanto, a alimentação comum já pode oferecer esse benefício em maior ou menor escala, basta saber escolher quais alimentos consumir – já demos algumas dicas neste outro post.

E, se você quer queimar gordura, seja porque está acima do peso ideal, ou porque quer mais definição muscular, alimentos e suplementos termogênicos devem estar entre as suas prioridades.

Muitas dessas dicas você já deve estar cansado de saber, mas é sempre bom lembrar de colocá-las em prática, e continuar construindo um shape de dar inveja em qualquer marmanjo!

E aí, qual desses conselhos você andou se esquecendo de seguir?

Comentários