desempenho

5 dicas para melhorar seu desempenho nos exercícios

Quando o assunto é levantar peso, é comum ver erros básicos e falta de conhecimento que geram desempenho abaixo da expectativa. Resolva esse problema!

É claro que tem gente que entende do assunto, mas uma das coisas mais comuns é encontrar pessoas fazendo besteira enquanto levantam peso nas academias de todo o país.

Baixa amplitude de movimento, execução errada, pressa, falta de concentração, cargas exageradas… a lista de erros parece não ter fim.

Por isso, preparamos uma lista com 5 dicas sobre levantamento que são fundamentais para você fazer as coisas de direito.

Se liga:

5 dicas para melhorar seu desempenho nos exercícios

1- Atenção à fase excêntrica

desempenho-1

A maioria dos marombas só se preocupa com a fase concêntrica do exercício – aquele movimento onde há contração do músculo, também chamado de movimento positivo (ou, de forma geral, o movimento de “ida” do peso).

Então, na fase excêntrica (a “volta” do peso), não promovem nenhuma tensão para guiar o movimento.

Controlar a fase excêntrica faz o músculo trabalhar mais. E o resultado disso você sabe, né? Músculos maiores.

2- Sem pressa

desempenho-2

Fazer uma pausa quando o movimento termina – tanto na ida, quanto na volta – pode dar uma belo empurrão no seu treino.

Quando você faz uma pausa de um segundo quando termina o movimento, você “trava” a articulação e promove a mudança da fase concêntrica para a excêntrica (ou o contrário) de forma eficiente.

Isso aumenta sua estabilidade e sua capacidade de suportar cargas maiores, ou de fazer uma progressão mais rápida. Isso, obviamente, promove ganhos maiores no médio e no longo prazo.

E, para completar, ainda diminui o risco de lesões.

3- Movimento unilateral

desempenho-3

Diversos exercícios – inclusive alguns realizados em aparelhos – permitem que você treine apenas um lado do corpo. E você deve usar essa oportunidade com certa frequência!

Isso permite que você equilibre eventuais diferenças entre um lado e outro do corpo, e também que trabalhe um lado mais fraco com maior volume e/ou intensidade.

Um corpo com crescimento muscular equilibrado aguenta mais peso. Aguenta mais séries e reps. E tem melhor desempenho.

Precisa falar o benefício de tudo isso? Não, né?!

4- Valorize o Kettlebell

desempenho-4

Pode ser que você não goste dos treinos de Crossfit ou Funcional. Normal. Mas não menospreze o Kettlebell! Ele pode ser muito útil no seu treino de hipertrofia!

Além de possibilitar a realização de exercícios desafiadores, levantar o kettlebell movimenta diversos músculos e articulações simultaneamente, aumentando a estabilidade e força do corpo todo.

Não significa que você deve virar crossfiteiro. Muito menos fazer treino funcional. Apenas que você pode usar o Kettlebell como um peso qualquer, um outro tipo de haltere.

5- Massageie a fáscia

desempenho-5

A gente já falou disso em outro post aqui do Feito de Iridium.

Em volta de diversos músculos – como braços e coxas, por exemplo – existe uma lâmina de tecido bastante fina, que ajuda a hidratar a fibra muscular e a mantê-lo no lugar: a fáscia.

Fazer exercícios que massageiam esses músculos pode diminuir a tensão muscular, reduzindo as dores, aumentando a mobilidade e reduzindo o tempo de recuperação.

E, você sabe (ou deveria saber), uma boa recuperação muscular permite que você aguente levantar mais peso, por mais tempo, com melhor desempenho e de forma mais adequada – além, claro, de promover ganhos maiores e mais rápidos.

Comentários