3 coisas para fazer hoje que vão melhorar seu desempenho no treino de amanhã

É possível fazer algumas coisas nesta noite que serão capazes de melhorar o seu desempenho no treino de amanhã. Confira as dicas!

A maioria das pessoas dá atenção aos períodos pré e pós-treino – o que é ótimo – mas esquecem que o resto do dia também pode impactar fortemente no desempenho e nos resultados.

Não é só o período imediatamente anterior ou posterior à atividade física que importa (além da própria atividade física, claro).

O sono e o descanso – você já deve saber – são fundamentais para os seus ganhos, seja qual for o seu objetivo.

Por isso, alguns hábitos e pequenas atitudes na noite anterior a um treino intenso podem fazer toda a diferença.

E eles valem tanto para dias que você treinou quanto para dias sem treino, que antecedem a session.

O fato é que é possível fazer algumas coisas esta noite que serão capazes de melhorar o seu desempenho no treino de amanhã.

Quer conhecer algumas delas? Então saca só:

3 coisas para fazer hoje que vão melhorar seu desempenho no treino de amanhã

1- Hidratação inteligente

homem bebendo água

Mesmo o menor índice de desidratação já é capaz de sabotar o seu treino e arruinar seu desempenho, causando problemas que vão desde variações de humor até a diminuição da disposição física ou mental.

Você já deve saber que é fundamental se manter hidratado o dia todo, e tomar ainda mais cuidado antes, durante e logo depois do treino – e, no caso de treinos muitos longos, repor também eletrolitos e carboidratos.

Na noite anterior, porém, você também pode tomar medidas preventivas que vão te ajudar a chegar “voando” na sessão segunite. Uma delas é tomar água gelada entre uma e duas horas antes de dormir.

A água gelada vai diminuir a temperatura corporal, o que ajuda você a pegar no sono. Ao mesmo tempo, o intervalos de uma a duas horas é suficiente para que você vá ao banheiro antes de dormir, sem ter que levantar no meio da noite para isso.

Como você sabe, dormir bem é essencial para ter energia e disposição, mas também para o processo de recuperação muscular. Logo, acordar no meio da noite coloca isso a perigo – então, nada de beber muita água logo antes de deitar!

2- Lanche pré-sono

iogurte grego granola

Se você aumenta o seu gasto energético, mas não compensa isso através da alimentação, vai se sentir cansado o tempo todo. Isso você já deve saber. Só que, além disso, o déficit energético pode acabar com o seu sono.

Isso acontece porque, se o seu estoque de glicogênio estiver zerado, a adrenalina entra em ação, o que obviamente vai impactar negativamente no seu sono.

Neste caso, além do cansaço promovido pela falta de energia, você ainda vai piorar a situação com um descanso ruim. Situação que inevitavelmente vai comprometer o seu desempenho no treino.

A solução? Além de uma dieta adequada ao seu consumo energético é fazer um lanche leve cerca de duas horas antes de dormir. Uma boa opção é buscar algo com carboidrato complexo e proteína – por exemplo, um iogurte grego com cereais integrais.

Assim como no caso da água que citamos acima, aqui o intervalo também é importante, para que a digestão não interfira no seu sono.

3- Relaxe

Um estudo da Universidade do Missouri mostrou como uma semana estressante pode aumentar o risco de lesões para atletas. Isso porque o estresse “consome” energia física e mental e, quando você for treinar, a falta dessas duas coisas o deixará vulnerável. 

Especialistas recomendam que se faça alguma atividade relaxante diária para aliviar o estresse – como meditação, que é comprovadamente eficiente para diminuir ansiedade e outros sintomas do estresse excessivo.

Atualmente, é possível meditar com ajuda de aplicativos para celular – como o Headspace – que promovem melhorias significativas com apenas alguns minutos e pode ser utilizado em qualquer lugar.

Se você não gosta de meditar, procure outra atividade relaxante e calmante para “despressurizar” todo os dias, idealmente pouco antes de dormir, assim você aproveita o embalo para um sono melhor.

LEIA MAIS: ‘Bodies of Work’: site divulga o ensaio fitness mais aclamado do mundo 
LEIA MAIS: James Harrison ataca novamente, agora no vôlei de praia… com bola de 10kg!

Comentários