cardio, treino, mulher

5 dicas para você queimar gordura sem depender do cardio

É possível perder gordura sem fazer cardio, sim. Apesar de ser importante para você e recomendado, há maneiras de perder aquele incômoda gordura sem se matar com exercícios aeróbicos.

Se para queimar gordura é preciso gastar mais calorias do que você ingere através da alimentação, os exercícios cardio são a única solução possível, certo? Errado.

É bem verdade que os exercícios cardio são uma boa pedida, porque gastam muitas calorias. Mas obviamente não são as únicas opções.

Sim: é possível perder gordura sem fazer exercícios cardio. O segredo está nas escolhas.

É essencial escolher atividades que você goste de fazer, ou seu treino vai se tornar um peso na sua vida, que você abandonará cedo ou tarde. Por isso, se você gosta de cardio, faça. Senão, pense em alternativas.

E essas alternativas vêm tanto de outros tipos de exercícios quanto de atitudes do seu dia a dia. Então se você quer se livrar do cardio, mas quer continuar perdendo gordura, se liga nas dicas que a gente separou. Aí embaixo!

5 dicas para você queimar gordura sem ter que fazer cardio

1 – Treino HIIT

corda naval HIIT

O treino HIIT é uma ótima pedida para quem quer perder gordura, mas não pense que ele é moleza. Ele exige bastante do seu corpo.

Explicando resumidamente, o HIIT consiste em um exercício realizado em alta intensidade, em um curto período máximo de 1 a 2 minutos, alternando com um período de menor intensidade.

Realizando um treino HIIT faz com que seu corpo aumente o consumo de oxigênio após o treino, demorando um tempo até voltar ao normal.

Desta forma, o metabolismo continua acelerado fazendo com a gordura continue sendo queimada.

Não é uma maravilha?

Além disso você ainda ajuda a melhorar sua capacidade cardiovascular, aumentando a absorção de oxigênio e melhorando o condicionamento.

2 – Musculação

 

A musculação, também conhecida como Treino Resistido, é uma das principais formas de queimar gordura se você não gosta de fazer cardio.

Pode ser por meio dos treinos de força e resistência. Primeiro falemos sobre o treino de força. Enquanto no cardio você queima gordura, mas acaba perdendo músculo, no treino de força é o oposto.

Por isso ele é muito utilizado por bodybuilders, pois mantém ou aumenta seus músculos e ainda por cima ajuda a queimar gordura, por conta do aumento do metabolismo que provoca durante os exercícios.

Já o treino de resistência, que é o oposto do de força, pois, por exemplo, se faz mais repetições, é uma outra grande alternativa para quem quer queimar gordura, como mostra esta pesquisa.

Resumidamente, esta pesquisa apresenta um grupo de 27 mulheres, entre elas sedentárias, saudáveis, para praticar um treino de resistência por 14 semanas, sendo 3 treinos não consecutivos por semana.

O resultado foi significativo, pois houve queda no colesterol, no percentual de gordura corporal, triglicerídeos, entre outros fatores.

3 – Dieta

dieta bodybuilding

Sim, a dieta é extremamente importante se você quer crescer, emagrecer, definir. É importante para qualquer objetivo.

Inclusive aqui no site já falamos sobre algumas dicas para quem eliminar aquela gordurinha chata.

Se o seu objetivo é perder gordura, não adianta ficar ingerindo muita caloria. Não vai adiantar nada.

Ou seja, você precisará queimar mais caloria do que ingeri-la.

Por isso, antes de mais nada, é preciso consultar um nutricionista, explicar seu objetivo e aí sim você poderá iniciar sua dieta.

Não adianta fazer por conta própria se você não tem embasamento algum. Com a ajuda de alguém preparado você terá uma noção melhor dos caminhos a serem seguidos para alcançar o objetivo.

Para te ajudar, dê uma lida neste post que publicamos no site sobre alimentos termogênicos, que ajudam a queimar caloria.

4 – Termogênese de atividade sem exercício

aspirador pó, termogenese

Este nome é dado para aquelas atividades que não se enquadram no seu treino. São atividades corriqueiras, que praticamos no dia a dia e não damos atenção.

Por exemplo, passar o aspirador de pó na casa toda gasta calorias. Aquela caminhada do metrô até o seu trabalho? Pois é, você também está se exercitando.

Claro que nesses exemplos você não gasta calorias o suficiente para perder quilos e quilos, mas obviamente gasta mais do que ficar deitado no sofá fazendo nada – e, como diz o ditado, “de grão em grão”…

É muito bom se manter em constante atividade, mesmo que não seja com pesos e você não esteja trajado como atleta!

5 – Suplementos termogênicos

kimera extreme - termogênico

Suplementos termogênicos são indicados para as pessoas que querem dar uma secada.

Isso porque eles aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e, consequentemente, aumentam a queima de gordura corporal.

Além de reduzir seu percentual de gordura, você ainda pode usá-la como fonte de energia. Ou seja, você pode usar a gordura como energia nos seus treinos e melhorar seu rendimento.

Alguns termogênicos, como o novo Kimera Extreme, ainda atuam no Sistema Nervoso Central, aumentando sua energia e disposição para treinos mais intensos.

Com isso você consegue treinar mais e ele te ajuda a chegar ainda mais rápido no seu objetivo.

REFERÊNCIAS

Prabhakaran B. et al. Effect of 14 weeks of resistance training on lipid profile and body fat percentage in premenopausal women. British Journal of Sports Medicine. v. 33, n. 3, p. 190-195, 1999. (link)

LEIA MAIS: Os 13 melhores alimentos termogênicos para incluir no seu cardápio
LEIA MAIS: Cafeína: tudo o que você precisa saber sobre seu efeito termogênico

Comentários