5 dicas essenciais para te ajudar a cortar o açúcar

O açúcar pode dar aquela sensação boa, aquele sabor diferenciado, mas ele não é uma boa para quem treina e quer ter uma vida saudável

Todo mundo sabe que o açúcar não faz bem para a saúde.

Há opções mais saudáveis, como o açúcar mascavo e de coco.

Mas, são alimentos que não trazem benefícios à saúde e que, por isso, podem e devem ser evitados.

Ao mesmo tempo que as pessoas sabem que faz mal para a saúde, muitas não conseguem ficar sem.

Seja porque não gostaram de bebidas azedas ou amargas, seja porque não conseguem ficar sem doce ou mesmo porque o açúcar intensifica o sabor dos alimentos.

O fato é que, apesar de melhorar o sabor dos alimentos, seu consumo deve ser evitado ou reduzido.

O açúcar é ainda mais prejudicial para quem tem resistência insulínica, diabetes e outras doenças cardiovasculares e para quem quer emagrecer.

Por ser um alimento calórico contribui para o ganho de peso, então, se o seu objetivo é perder peso, esse é mais um motivo para reduzir o açúcar da sua dieta.

Por isso, siga as dicas a seguir para te ajudar a reduzir a quantidade e o consumo deste alimento.

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5 dicas essenciais para te ajudar a cortar o açúcar

1. Use canela

canela

Algumas pessoas consomem frutas com açúcar e isso torna a alimentação muito mais calórica, favorecendo o aumento ainda maior de glicose no sangue e insulina.

Para substituir o açúcar, você pode adicionar canela, que deixa um pouco mais doce (mesmo sem açúcar) e um gostinho diferente para você não sentir a falta do açúcar.

Outra opção saudável é a aveia, que ainda ajuda a reduzir o índice glicêmico das frutas por ser fonte de fibra alimentar.

Isso ainda ajuda a manter os níveis de glicemia mais estáveis.

É claro que a aveia também tem calorias e aumenta a ingestão dessas naquela refeição, mas possui mais nutrientes que o açúcar,

Ainda por cima contém fibras que aumentam a sensação de saciedade.

Se nenhuma dessas duas opções te agrada, há outras, como iogurtes naturais e até o mel que pode ser uma opção mais saudável.

Só que o mel também é calórico e deve ser consumido com moderação.

2. Leia os rótulos dos alimentos

As pessoas que já tem a plena consciência de que devem evitar o açúcar e que fazem isso, não adicionam o alimento em nenhuma bebida ou outro alimento.

Isso é ótimo! Ajuda a reduzir o consumo e aumentar a ingestão de calorias.

Mas, você não deve se preocupar apenas com isso.

Existem vários alimentos que contém açúcar e você nem imagina, por isso você tem que tomar um cuidado redobrado com certos alimentos.

Esses alimentos são aqueles com açúcares adicionados, escondidos nestes alimentos.

Então, para saber se um alimento contém ou não, você precisa ler os rótulos dos alimentos.

Se o açúcar não estiver descrito na tabela nutricional, você deve ver a lista de ingredientes e vê se realmente aquele alimento não tem açúcar.

Acreditem, até alimentos salgados podem conter açúcar. E você só vai saber se ler os rótulos.

Há outros nomes para os açúcares que podem te enganar. Veja aqui como fugir dos açúcares escondidos nos alimentos industrializados.

Vale lembrar que a lista de ingredientes está em ordem decrescente (dos alimentos em maior quantidade para o que tem uma menor quantidade).

3. Peça sem açúcar

suco abacaxi com abacate

Só preparando sua própria bebida, você vai ter certeza que não terá este alimento adicionado.

Algumas pessoas ou estabelecimentos adicionam este carboidrato em todas bebidas, até nos sucos das frutas mais doces.

E pior, colocam em altas quantidades.

Então, se você não puder preparar sua bebida, não esqueça de avisar que você quer sem.

Mesmo que você coloque o açúcar depois, provavelmente você não vai colocar a quantidade que eles colocariam e você vai saber qual a quantidade que está consumindo.

E claro, tente colocar uma quantidade baixa e experimente sempre que colocar um pouco para ver se é o suficiente, para evitar colocar a mais.

Lembre-se que quanto mais açúcar você consome, mais você quer.

4. Escolha a fruta da época

músculos - abacaxi

Se você não consegue tomar um suco sem ser bem doce, a melhor opção para evitar ou reduzir a quantidade de açúcar adicionada é pedir a fruta da época.

As frutas da época, além de serem mais bonitas, terem mais nutrientes, são mais doces também.

Então, é uma forma de deixar o seu suco mais doce de forma natural. Além disso, quanto mais madura a fruta tiver, mais doce ela vai estar.

E evite as frutas mais azedas para os sucos, como o limão, abacaxi, maracujá, etc.

5. Evite bebidas industrializadas

Refrigerante Diet

Hoje ainda é possível encontrar algumas opções de sucos processados sem adição de açúcares, mas ainda grande parte das bebidas contém.

Então, prefira sempre preparar suas próprias bebidas.

Se você é louco por refrigerante, que é cheio de ingredientes que também fazem mal à saúde, experimenta água com gás.

Basta colocar algumas frutas, hortelã e outras especiarias de sua preferência na água com gás.

Pode ser um bom substituto e muito mais saudável.

Mas, se o seu vício é o achocolatado, você pode substituir por cacau, cacau com farinha de coco ou cacau com canela, fica uma delícia.

Você também pode fazer com chocolate sem açúcar derretido.

 

 

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