academia perfeita

7 dicas para encontrar a academia perfeita para o seu treino

Nem toda academia é igual, e nem todas são para você. Veja como escolher a academia certa para suas necessidades e aproveitar ainda mais o treino!

Escolher a academia ideal não é escolher a mais cara, a maior, a mais bonita, a dos seus amigos ou a primeira que você encontrar – pode até ser uma junção de algumas dessas coisas, mas é também muito mais do que isso.

Antes de se matricular em qualquer academia, é preciso fazer a si mesmo algumas perguntas – que inclui coisas como “será que vou me sentir bem aqui?”; “eu posso pagar por essa academia?”; entre várias outras.

Academia não é “tudo a mesma coisa”!

Escolher a academia certa é fundamental para garantir que você chegue nos seus objetivos, tenha os resultados desejados, sinta prazer em treinar, não tenha lesões, entre várias outras coisas.

Além disso, se você vai levar o treino a sério, sua academia será quase uma segunda casa – ou, ao menos, um lugar onde você vai passar parte considerável da sua rotina. 

É por isso  que você precisa pensar muito bem antes de se matricular. A escolha certa (ou errada) pode definir o futuro dos seus treinos. Quer ver como fazer isso? Então se liga:

7 dicas para encontrar a academia perfeita para você

1- Tenha um objetivo claro

academia perfeita 1

O seu objetivo é parte fundamental do processo de escolha da academia.

Você quer ser um atleta profissional de LPO? Um bodybuilder? Quer apenas ficar mais bonito e saudável? Quer entrar em corridas de obstáculos e resistência? Fazer CrossFit?

Cada um desses objetivos – e todos os milhares de outros – tem suas necessidades específicas. Procurar a academia com os equipamentos certos, os professores especializados, entre outras características que variam de acordo com a modalidade, é um passo fundamental.

Saber onde você quer chegar, e o que precisa para atingir seu objetivo, certamente vai eliminar algumas academias da sua lista.

2- Localização

academia perfeita 2

Não dá para treinar em lugar em que você demora mais tempo para chegar do que treinando. Ao mesmo tempo, nem sempre a academia mais próxima é a que você chega mais rápido.

Principalmente nas grandes cidades, é preciso avaliar se há estacionamento ou vagas para carro – ou, no caso do transporte público, se há metrô, trem ou pontos de ônibus perto.

Além disso, também é importante considerar a facilidade de acesso. Eventualmente, a academia mais perto da sua casa te obriga a dar uma volta por uma região que vive com trânsito.

Tente buscar uma academia de fácil acesso. Do contrário, é provável que você perca alguns dias de treino por preguiça ou simplesmente por não conseguir chegar a tempo.

3- Faça “test-drives”

academia perfeita 3

Quase toda academia oferece pelo menos uma aula grátis para novos alunos. Faça uso dessa oportunidade! Teste antes de comprar!

Isso é importante porque, em geral, as academias oferecem grandes descontos para planos longos – de 6 ou 12 meses – e realmente não vale a pena se comprometer a pagar tanto tempo de academia sem ter certeza que você vai usar.

O “test-drive” é importante não apenas para você conhecer o ambiente, os professores e os equipamentos, mas também para testar o tempo de chegada e saída, a limpeza e conservação do local, entre várias outras coisas.

Quando for fazer o teste, lembre de analisar todos os detalhes, e não vá apenas para fazer um treino comum. É o futuro do seu treino que estará em jogo!

4- Confira os equipamentos

academia perfeita 4

Ter os equipamentos mais modernos é um ponto positivo. Mas isso não é o mais importante.

Até porque, não adianta a academia ter equipamentos ultra futuristas, cobrar mais caro por isso, e você nunca sequer chegar perto deles.

Verifique a quantidade de halteres, bancos de supino, barras, power racks e tudo que você vá utilizar. Nada é mais chato que sair pra treinar e sua sessão durar o triplo do tempo porque você precisou ficar esperando “vagar” um equipamento a cada série.

Outro ponto importante: o tamanho do local. Os equipamentos ficam grudados? As pessoas têm que brigar por espaço? Tudo isso deve ser levado em consideração.

5- Energia e ambiente

academia perfeita 5

Pode parecer bobagem, mas a energia do lugar pode afetar diretamente no seu rendimento.

Uma academia muito barulhenta, por exemplo, tira a concentração. Já uma academia vazia, muito “aconchegante”, pode te deixar entediado e até preguiçoso.

Preste atenção em coisas como o volume da música ambiente, a iluminação, a quantidade de pessoas, a boa (ou má) vontade dos professores e funcionários… acredite: isso interfere sim na sua rotina.

Também é importante verificar a higiene e os serviços: os vestiários são bons? Limpos? A academia tem bebedouros funcionando? Chuveiro? Tudo isso pode influenciar no seu bem-estar.

6- Frequentadores

academia perfeita 6

Essa não é tão fácil de detectar na primeira visita, mas é importante. E vale tanto para quem curte a “ala social” da academia, quanto para quem não suporta.

Por exemplo, se você gosta de treinar sozinho, na sua, em silêncio ou com seu fone de ouvido, e a academia é cheia dos caras que vem puxar papo e dar dicas de treino e dieta que você não quer saber – alguma dúvida que você vai treinar puto da vida?

Ou, no outro extremo, se você gosta de trocar ideias sobre cada treino, saber das dietas alheias, conhecer amigos novos, fazer desafios e etc, e na sua academia fica cada um por si? Você também não vai curtir.

É difícil, mas não impossível: tente analisar as possibilidades e coloque isso na balança!

7- Preço

academia perfeita 7

Não dá para dizer que o preço é o mais importante, mas com certeza é um ponto a ser considerado.

Só não faça economia burra: pagar menos e não ter equipamentos disponíveis é um exemplo de economia sem sentido.

Ao mesmo tempo, nem sempre o mais caro é melhor.

A melhor forma de avaliar o preço de uma academia é o custo-benefício. E, para chegar neste resultado, o ideal é usar os outros seis critérios citados acima.

Faça uma análise de todos os itens, conte pontos positivos e negativos da academia em questão e, incluindo o preço na conta, você vai chegar na academia perfeita para você!

Importante ressaltar: no mundo real, a academia não precisa ser perfeita em todos os quesitos. Ela precisa atender às suas necessidades!

E aí, você escolheu sua academia levando essas coisas em conta ou tirou no par-ou-ímpar? 

LEIA MAIS: Muhammad Ali: as 9 frases mais memoráveis da lenda do boxe 
LEIA MAIS: Estudo diz que treinar antes da entrevista de emprego reduz ansiedade 
VEJA MAIS: Review do Hamoy: testamos a Smart Rope – a ‘corda inteligente’

Comentários