Conheça o desafio de agachamento que vai separar os meninos dos homens

Inspirado no método GVT, que usa um alto volume para desenvolver os músculos, esse desafio de agachamento vai mostrar se você realmente domina o exercício!

A gente já falou em diversos outros posts sobre a importância do agachamento para todo e qualquer treino na academia. Não seremos repetitivos.

Se você se dedica ao treino, já deve saber muito bem que é um dos exercícios essenciais e que deve estar na sua rotina.

Neste caso, certamente você tem a preocupação de dominar a masterizar o agachamento, certo?

E, para tirar a prova, preparamos um treino desafiador, capaz de mostrar se você já agacha como gente grande, ou se ainda precisa se dedicar mais a esse exercício.

Que fique claro: não é um desafio para qualquer pessoa. É para quem treina pesado de verdade, quem já tem longa experiência na academia e, claro, que faz agachamento direito há bastante tempo.

Se liga:

Conheça o desafio de agachamento que vai separar os meninos dos homens

O desafio

desafio de agachamento 1

Inspirado no treino GVT que falamos recentemente aqui no Feito de Iridium, o desafio consiste em fazer 100 reps no agachamento com uma carga equivalente ao seu peso corporal.

Por exemplo, se você pesa 60kg, precisa fazer o desafio com 20kg de cada lado e uma barra de mais 20kg, totalizando 60kg.

O desafio de agachamento não deve ser feito com muita frequência – algo como uma vez por mês é um bom número. Você consegue ver sua evolução e, claro, ter benefícios no seu shape.

Dito isto, é evidente que este desafio não deve ser feito por atletas iniciantes ou intermediários.

E, obviamente, só deve ser colocado em prática com suporte de um profissional de educação física.

Preparado?

Como fazer

desafio de agachamento 2

  • 1- Coloque a carga de acordo com o seu peso corporal
  • 2- O objetivo é fazer 100 reps, em quantas série conseguir. Podem ser 4 séries de 25; 5 x 20 ou até 10 x 10 como o GVT.
  • 3- O descanso entre cada série não pode ser maior do que 60 segundos
  • 4- A execução precisa ser impecável em todas as reps – o acompanhamento de um especialista é fundamental
  • 5- Conte em quanto tempo você consegue chegar à 100 reps

Observação importante: não esqueça de fazer um bom aquecimento, com ajuda do seu professor, antes de começar.

Quando fazer

desafio de agachamento 3

Inspirado em métodos old school como o GVT, esse desafio de agachamento é eficiente porque, além de muito difícil e útil para analisar seu estágio em relação ao domínio do agachamento, pode favorecer o ganho de massa muscular.

O altíssimo volume estimula fortemente os músculos, causando os microtraumas necessários para que cresçam durante a fase de reparação e recuperação. O alto número de repetições fazem o treino/teste atingir as fibras musculares do tipo 1, enquanto séries com médio ou baixo número de reps atingem as fibras de tipo 2.

Como falamos anteriormente, apesar de muito eficiente para o ganho de massa, o desafio é extremo e, por isso, não deve ser feito com muita frequência – assim como ocorre com o GVT, que só deve ser feito por um período entre 6 e 12 semanas.

E aí, você dá conta desse treino/desafio absurdo no agachamento? Bate 100 reps? Em quantas séries?

Comentários