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Como a corrida em escadas pode melhorar seu condicionamento físico

Corrida em escada é uma experiência diferente de atingir seu objetivo e perder gordura corporal. Além disso, essa atividade traz inúmeros benefícios pra sua saúde. Confira!

A corrida é um dos exercícios físicos mais praticados no Brasil.

E uma de suas grandes vantagens é que você não precisa estar matriculado em nenhuma academia para praticá-la, muitas pessoas inclusive preferem correr ao ar livre, em parques, ou até mesmo na rua, do que na esteira.

Independente de onde, a corrida traz inúmeros benefícios para seu corpo e sua saúde, e isso ninguém pode negar.

Mesmo que você seja do time daqueles que detestam praticar um exercício de cardio, deve saber o quanto eles são importantes dentro da sua rotina.

Sem contar que é um dos exercícios que mais ajuda na redução de gordura corporal, uma ótima saída para quem quer ter aquele abdômen trincado.

Agora, e corrida em escada, você já ouviu falar? 

Se não ouviu, com certeza já deve ter visto alguém praticar esse tipo de exercício em alguma escadaria perto de você. 

O treino em escadarias está super em alta ultimamente, e pode beneficiar desde a sua saúde cardiovascular até o fortalecimento e condicionamento dos músculos.

Vem saber mais sobre isso!

Como a corrida em escadas pode melhorar seu condicionamento físico

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Ao subir qualquer escada, seu corpo faz uma longa série de pliometria- exercícios exercendo força máxima para seus músculos.

Correr numa escadaria é como fazer agachamentos enquanto trabalha seu sistema cardiovascular ao mesmo tempo, e por isso faz tão bem para seu corpo e sua saúde de uma maneira geral.

Além disso, as escadas trabalham seus glúteos e isquiotibiais de uma maneira que talvez seu corpo não esteja tão acostumado. 

Confira outros benefícios que este tipo de corrida pode trazer ao seu corpo:

Redução de peso

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Correr em escadarias é uma atividade de alta intensidade moderada, que queima muitas calorias.

Ao praticá-la, seu ritmo cardíaco aumenta, seus músculos funcionam mais e você precisará de mais oxigênio do que o normal para subir e descer as escadas. Ou seja, ela aumenta sua resistência física e cardiorrespiratória.

Para obter ainda melhores resultados, você pode executar este exercício em intervalos de alta intensidade e de curta duração.

Isso aumentará o seu metabolismo, fazendo com que seu corpo queime mais gordura, assim reduzindo o excesso de peso.

Mas lembre-se, para conseguir uma perda de peso significativa é necessário consumir menos calorias do que você queima, então corte alimentos gordurosos e mantenha uma dieta saudável e equilibrada.

Fortalecendo seu coração

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Como é um exercício cardio, correr em escadas ajudará a fortalecer seu coração e pulmões.

Os níveis de pressão arterial elevada serão reduzidos, o colesterol no sangue irá melhorar, e seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 pode diminuir.

O American College of Sports Medicine recomenda pelo menos 30 minutos de exercício de intensidade moderada, cinco dias por semana, ou 20 minutos de exercício pesado, três vezes por semana. 

Desenvolvimento das coxas e glúteos

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Além de queimar muitas calorias, e te deixar trincado, correr em escadas irão fortalecer seus músculos, principalmente suas coxas e bunda.

Seus glúteos, quadris e quadríceps são os músculos mais trabalhados na prática deste exercício.

As articulações do tornozelo e os músculos que cobrem as canelas e a conexão dos dedos também se beneficiarão.

O fortalecimento e o desenvolvimento desses grupos musculares proporcionam benefícios estéticos e te ajudam a manter a estabilidade do core.

Qualquer hora, qualquer lugar

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Talvez você precise olhar no mapa para achar uma escadaria ao ar livre que seja mais próxima de você para conseguir praticar essa atividade, mas mesmo se achar isso uma tarefa muito difícil, existe alguns equipamentos na maioria das academia que simulam esse movimento, então não tem desculpa para não fazer.

Outra dica que você pode levar em consideração, se estiver com a vida muito atrapalhada e sem tempo para praticar exercícios, é sempre optar ir pelas escadas quando tiver a chance. Nada de ir de elevador. 

Isso já fará uma grande diferença na sua rotina.

Comece devagar

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Se você ainda não tá acostumado a correr, vá devagar. Você pode começar caminhando, e depois ir aumentando a velocidade.

Quando você estiver aquecido, percorra as escadas duas ou três vezes com uma velocidade moderada, e atente-se ao seu equilíbrio.

Descanse por um minuto ou dois, e depois repita por mais dois conjuntos, com o descanso de dois minutos entre os conjuntos.

Passos mais largos são mais fáceis e te dão maior liberdade. Passos estreitos darão um treino mais desafiante.

Atenção

Lembre-se sempre de  consultar um médico antes de embarcar em qualquer atividade física.

Correr em escadas pode forçar suas articulações, então use um tênis apropriado. Ao praticar este tipo de exercício, tenha cuidado redobrado para não sofrer nenhuma queda, e ganhar uma lesão séria. Além disso, tenha um parceiro com você por segurança.

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