atleta avanço afundo

5 coisas que todo atleta de respeito deve conseguir fazer

Listamos 5 coisas que todo atleta de respeito deve conseguir fazer – e, claro, tudo o que você precisa para resolver o problema se for necessário.

Não importa o seu objetivo na academia, se você é um atleta, que treina pesado na academia ou se dedica a uma atividade física qualquer regularmente, precisa conseguir fazer as coisas que listamos aí embaixo.

Você pode até achar que você nunca vai precisar fazer nenhuma delas – e isso pode até ser verdade. Só que o fato de não conseguir fazê-las indica fraquezas e problemas do seu treino e do seu corpo.

Logo, mesmo que você nunca faça nada do que listamos neste post, conseguir fazê-las vai te ajudar a ter mais resultados em menos tempo no seu treino.

Então, preste atenção nessa lista e faça o teste. Se você não conseguir fazer algo, também não é pra se desesperar, mas pra corrigir as fraquezas e problemas.

Fazendo isso, é certo que seus treinos vão render muito mais. Se liga:

5 coisas que todo atleta de respeito deve conseguir fazer

1- Tocar os pés

Você não precisa ser o homem-elástico nem o mestre da yoga para conseguir tocar nos dedos dos pés quando estiver de pé. Se você não consegue fazer isso, precisa trabalhar mais sua mobilidade.

Não é difícil desenvolver essa habilidade – e acredite, ela pode te ajudar em vários exercícios essenciais do seu treino. O agachamento é o melhor exemplo.

Mobilidade não é frescura; é fundamental. Para melhorar a sua, alongamentos e exercícios de isometria são ótimas opções, mas não as únicas – fale com seu professor e corrija esse problema. Os ganhos no treino serão rápidos.

2- Saltar 2 metros

salto horizontal

O salto horizontal não é algo que você precisa fazer com frequência, mas é um ótimo teste. Ele exige muita potência muscular para ser realizado e, se esta for uma fraqueza sua, você certamente não vai conseguir desempenhar um bom salto.

Para trabalhar a potência muscular e corrigir esse problema, faça um treinamento específico para este objetivo – a gente mostrou um monte de exercícios eficientes de potência neste outro post.

Você também pode fazer uma supersérie como esta aqui, que vai principalmente aumentar sua potência muscular, mas também trabalhar outras questões, como força e hipertrofia.

3- Correr 2 quilômetros

sprint corrida

Você não precisa ser capaz de correr uma maratona, nem de “voar” numa corrida curta, mas um atleta de respeito precisa aguentar correr 2 km sem parar para descansar.

Se não é o seu caso, você precisa corrigir esse problema melhorando seu condicionamento físico.

Os HIITs são possivelmente a melhor opção para chegar lá, mas obviamente existem vários caminhos para isso – como CrossFit, sprints, natação e bicicleta, para citar penas alguns.

Outra medida importante é fazer séries de resistência durante o seu treino – muitas repetições com pouca carga. Em pouco tempo você será capaz de notar a diferença.

4- Levantar o dobro do seu peso no terra

levantamento terra deadlift

A gente mostrou algumas dicas para melhorar no levantamento terra neste outro post. Mas, em resumo, para fazer esse exercício a qualidade que você mais precisa é a força.

Levantar o dobro do peso corporal no terra não é fácil, mas está longe de ser impossível. Na verdade, qualquer atleta avançado deve ser capaz de atingir essa marca.

Se você ainda não chegou lá, precisa focar no ganho de força corporal e, claro, aprimorar sua técnica neste exercício, que, junto com supino, agachamento, barra e alguns outros poucos, está na lista dos mais importantes que existem.

5- Afundo isométrico por 1 minuto

avanço afundo

Aguentar fazer um afundo isométrico por pelo menos um minuto depende muito mais da sua força mental do que qualquer outra coisa – um caso semelhante que serve de exemplo é o recordista mundial de prancha.

Desenvolver a sua força psicológica é uma tarefa tão difícil quanto essencial. A sua mente é capaz de aumentar sua capacidade de esforço, sua resistência, motivação, disciplina, dedicação e muito mais.

De forma geral, desenvolver essa capacidade mental não apenas vai permitir que você aguente muito mais de 1 minuto de afundo isométrico, como vai fazer seu treino inteiro render mais.

Comentários