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5 coisas que podem impedir o desenvolvimento do seu abdômen

Para ganhar uns belos quadrados no tronco, não adianta só fazer abdominais. O complexo muscular do abdômen precisa de atenção como qualquer outro!

Ter o famoso “six-pack” no abdômen é o desejo de quase todo maromba, mas só é realidade para alguns poucos.

É comum, inclusive, encontrar gente que dedica grande parte da sua rotina e do seu esforço em tentar trincar o abdômen, sem sucesso.

Isso pode acontecer por uma série de motivos, e aqui mostraremos 5 deles. Se liga:

5 coisas que podem impedir o desenvolvimento do seu abdômen

1- Abdominal todos os dias

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Tem maromba que fica tão desesperado pra trincar o abdômen que treina esse complexo muscular todo santo dia. E isso não serve pra nada. Quer dizer, serve sim: para perder tempo e suor.

Os músculos abdominais, como todos os outros músculos do corpo humano, precisam de descanso para se desenvolver – é na recuperação que o seu abdômen vai crescer!

Dê entre 48 e 72 horas de descanso para cada grupo muscular, ou você pode comprometer seriamente seus resultados.

2- Exercícios certos

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Se você já desenvolveu a musculatura abdominal e os quadrados ainda não aparecem, é porque o músculo está escondido atrás da gordura.

Para queimar essa gordura, você precisa escolher os exercícios certos. Exercícios abdominais, certo? ERRADO. Não existe exercício para queimar gordura de uma parte específica do corpo… a gordura se vai quando consumida na forma de energia!

Logo, o caminho para se livrar dessa capa de gordura e ver seu “six-pack” aparecer é fazendo HIITs ou cardio – esses exercícios, aliás, vão queimar a gordura de qualquer parte do seu corpo, não apenas do abdômen.

3- Dieta inconsistente

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A dieta é parte fundamental para um shape insano e para o desenvolvimento de qualquer grupo muscular – com o abdômen não seria diferente.

É preciso uma alimentação que acompanhe o desenvolvimento dos músculos e os seus objetivos pessoais. Por exemplo, quando você quer que os músculos cresça, quando quer ganhar massa (bulk) a alimentação é muito diferente de quando você quer queimar gordura e fazer os músculos aparecerem (cutting).

Se a sua dieta estiver em desequilíbrio em relação ao seu momento físico, os objetivos ficarão mais longe.

Fale sempre com um nutricionista e mantenha uma dieta equilibrada e adequada.

4- Só peso corporal

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Exercícios de peso corporal são muito eficientes para desenvolver a musculatura do abdômen e você pode (e deve) usar deles. Mas não fique só nisso.

Não há nenhuma razão para você pular exercícios com peso no treino de abdominal – seja para crescer o músculo ou para fazê-lo ficar trincado.

Com halteres e anilhas você consegue deixar exercícios de peso corporal (como o próprio abdominal) muito mais desafiadores – é claro que, neste caso, você deverá fazer menos reps e não abusar da carga.

Essa é uma medida simples, que fatalmente vai influenciar de forma positiva nos seus resultados.

5- Respiração errada

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Por causa de sua posição, os músculos abdominais são impactados diretamente pela respiração. Então, é óbvio que a respiração influencia na eficiência do treino deste complexo muscular.

O ideal, no caso dos exercícios abdominais, é inspirar enquanto está deitado, com as costas no chão, e expirar enquanto “enrola” o corpo, no movimento de subida.

Se fizer o contrário, a movimentação das costelas, do diafragma e até do estômago podem afetar os músculos do abdômen, negativamente na maioria dos casos.

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