corda naval HIIT

Citrulina: uma substância capaz de melhorar sua performance atlética

Você já ouviu falar em citrulina? Pois saiba que essa substância é capaz de melhorar sua performance em exercícios de alta intensidade.

É provável que você nunca tenha ouvida falar em citrulina, mas fique sabendo: essa substância é poderosa para quem treina.

Oficialmente chamada de L-citrulina, ela é, de acordo com estudos, benéfica para a performance em exercícios de alta intensidade.

Isso porque a L-citrulina atua como precursor da L-arginina – aminoácido que está associado ao aumento da produção de Óxido Nítrico (NO).

Diversos estudos mostram a influência do NO na melhora do desempenho esportivo, pois esta substância atua como modulador do fluxo sanguíneo, do metabolismo energético muscular e da respiração mitocondrial durante o exercício.

Ou seja, o NO é um potente vasodilatador com papel importante no controle do tônus vascular, que otimiza a utilização do oxigênio e melhora a absorção de nutrientes dentro do músculo, o que gera mais energia e evita a fadiga muscular.

citrulina L-citrulina melancia melao

A L-arginina está associada ao aumento da produção de NO, entretanto esse aminoácido é metabolizado rapidamente quando administrado oralmente o que pode não ser tão eficiente quanto a esse propósito. 

Com isso, suplementar a L-citrulina pode ser mais eficaz neste caso, já que é precursor da arginina no organismo – e diversos estudos científicos mostram e comprovam essa tese.

Um estudo crossover (clique aqui para ler), duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, mostrou que a suplementação com L-citrulina aumentou significativamente os níveis plasmáticos de L-arginina e reduziu o tempo de conclusão da prova em 1,5%, em comparação ao grupo que recebeu a substância placebo.

Além disso, o estudo conclui que a L-citrulina auxiliou na capacidade de concentração no exercício e reduziu o estado de fadiga muscular. 

A citrulina pode ser encontrada em alimentos como melão, melancia e nas carnes, mas, claro em quantidades muito menores do que em suplementos alimentares, que são a melhor forma de obter a substância – o novo Minotauro Melancia da Iridium Labs é um exemplo de como obter a substância.

Se você faz exercícios ou treinos de alta intensidade – CrossFit, corrida, bicicleta, HIITs, etc. – a ciência comprova que você pode obter benefícios com o consumo da L-citrulina. 

LEIA MAIS: Anti-inflamatório pode atrapalhar recuperação e inibir hipertrofia 
LEIA MAIS: 5 melhores exercícios para aliviar a dor do nervo ciático

Comentários