castanha-do-para

Castanha-do-Pará pode aumentar a testosterona e acelerar seus resultados

A castanha-do-pará é um alimento poderoso para quem treina, mas subestimado pela maioria das pessoas. Veja como ela pode te ajudar!

Todo mundo que treina pesado em busca de um shape insano sabe (ou deveria saber) da importância da alimentação para atingir esse objetivo.

Mas, mesmo que sem preocupa com a dieta, e come adequadamente, provavelmente poderia fazer melhor.

Um exemplo são os alimentos que, mesmo sendo muito úteis para quem quer desenvolver músculos, acabam deixados de lado, ou consumidos em menor quantidade do que deveriam.

Um exemplo é a Castanha-do-Pará. Você sabia que ela pode ser uma mão na roda para você crescer?

Castanha-do-Pará pode aumentar a testosterona e acelerar seus resultados

castanha do para

A Castanha-do-Pará é um alimento riquíssimo em Selênio, mineral essencial para a saúde do homem, assim como o Zinco e a vitamina D.

Alguns estudos correlacionam os níveis de selênio e zinco ao de testosterona, ou seja, a ciência afirma que esses minerais possuem influência direta nos níveis de testosterona no sangue.¹

Além disso, estudos indicam também que o selênio melhora a qualidade do sêmen, auxiliando até no tratamento da infertilidade masculina.

Esta castanha também possui alta quantidade de gorduras poli-insaturadas, que possuem diversos benefícios para o organismo, auxilia na melhora do perfil lipídico e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Por ser rica também em vitamina E, a Castanha-do-Pará ainda tem potente ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, entre outros benefícios.

Para quem treina pesado, esse alimento se torna ainda mais interessante, pois contém L-arginina, que é precursora de óxido nítrico – um potente vasodilatador.

A vasodilatação melhora a irrigação sanguínea do tecido muscular, promovendo maior transporte muscular de nutrientes, oxigênio, mensageiros químicos e etc., e tudo isso pode impactar postiva e sensivelmente nos seus resultados!

LEIA MAIS: 6 dicas para quebrar o platô da queima de gordura corporal 
LEIA MAIS: 9 marmitas de atletas profissionais para você fazer em casa

Todos esses benefícios auxiliam no aumento da massa muscular, melhorando todo o metabolismo muscular e a regeneração do músculo durante e após o exercício.

Como aumenta o fluxo sanguíneo, a L-arginina também contribui para o aumento da libido e a melhora da função erétil.

Para completar, a Castanha-do-Pará ainda pode dar uma complementada na sua ingestão diária de proteínas, já que ela é composta em 15% por esse macronutriente – ou seja, em 100g do alimento, 15g são de proteína. Claro que isso não faz da castanha uma fonte primária de proteína, mas pode ser um bom complemento.

Por todos esses motivos, o consumo de Castanha-do-Pará é muito interessantes para todo mundo que pratica atividades físicas!

Esse é um ótimo exemplo de alimento subestimado pela maioria das pessoas – mas, como vimos, isso é um erro gigantesco.

E não dá nem para culpar a dificuldade de comprar – no resto do mundo, essa castanha é conhecida como “Castanha-do-Brasil”, porque é nativa da Floresta Amazônica.

Ou seja, se existe um lugar em que as pessoas terão fácil acesso à Castanha-do-Pará, esse lugar é o Brasil – e, especificamente na região Norte, mais fácil (e barato) ainda!

Só vale lembrar que, apesar de todos esses benefícios, a Castanha-do-Pará é bastante calórica. Isso não é necessariamente um problema, principalmente se você tiver que consumir muitas calorias por dia, mas exige atenção.

1. Brazil Nuts: The Natural Testosterone Booster, 2017 (link). 

Comentários