Carnaval - Evite o catabolismo

Carnaval: 5 dicas pra driblar o catabolismo durante os blocos de rua

Muita folia pode acabar prejudicando seus objetivos com a musculação, mas nós temos a solução para você evitar o catabolismo durante a folia do Carnaval

Os bloquinhos de rua já começaram e vão até o final de Fevereiro. Muita alegria, pegação, zueira. Mas e o treino, como fica? Tanto tempo na rua, pulando pra lá e pra cá… como você vai fugir do catabolismo?

Antes de mais nada, lembremos o que é o catabolismo, resumidamente.

Catabolismo é o nome dado ao processo de degradação da fibra muscular para obtenção de energia – ou seja, quando o organismo utiliza a massa magra como fonte de energia, em detrimento da glicose ou da gordura. 

Isso pode ser causado por fatores como má alimentação e gasto excessivo de energia – ou seja, duas coisas que a maioria dos foliões devem vivenciar durante o Carnaval. 

Só que é totalmente possível evitar esse problema sem deixar de curtir a festa. Se liga nas dicas:

Carnaval: 5 dicas pra driblar o catabolismo durante os blocos de rua

Bebendo água

1- Cuide da hidratação

Esteja sempre – ou quase – com uma garrafinha de água em mãos, e não com uma latinha de cerveja, por exemplo.

A hidratação é extremamente importante para a hipertrofia, a definição muscular e a saúde de forma geral.

Para se ter noção, quando a desidratação é de cerca de 3%, já há redução significativa do desempenho físico. De 4 a 6%, pode ocorrer fadiga, espasmos musculares, delírio e outros. A partir de 6% já existe risco de choque térmico, coma e até morte.

Por isso, não deixe de beber MUITA água durante a folia de Carnaval. 

Ah, e importante ressaltar: a cerveja não cumpre esse papel, viu? Muito pelo contrário: por ser diurética, ela favorece a desidratação.

LEIA MAIS: Hidratação durante o exercício e a importância de beber muita água

2- Coma de 3 em 3 horas

Barra de proteína

Você pode pensar “como eu vou comer se estarei fora o dia inteiro?”. É verdade, mas aí basta ver o horário do bloco.

Geralmente eles começam a partir das 11h e vão até o final da tarde. Ou seja, dá tempo de você tomar um café da manhã reforçado e ainda fazer um almoço.

No resto do dia, não há nada que uns lanchinhos não resolvam – frutas, barrinhas de cereais ou de proteína, castanhas e afins são fáceis de levar e comer. 

Não tem desculpa.

3- Modere no álcool

Quem gosta de beber dificilmente vai ficar sem tomar umas em pleno Carnaval. Tudo bem. A gente entende. Mas se você quer resultados de verdade no seu treino, precisa tomar uma decisão – e definitivamente musculação e bebida alcoólica não combinam.

Ninguém está querendo proibir, mas modere na ingestão de álcool. O excesso de álcool atrapalha na absorção de nutrientes e causa vários outros problemas, como a gente já mostrou em vídeo aqui.

Para completar, ainda existem bebidas – como a cerveja – que possuem ação diurética, e que portanto podem acelerar o processo de desidratação, aumentando ainda os seus prejuízos.

Então, de novo: se você acha que é impossível curtir o Carnaval sem beber, tudo bem… mas use sua inteligência e não exagere.

Ou, pelo menos, não exagere se você quer mesmo ter resultados expressivos com sua dedicação na academia.

4- Cuidado com a alimentação

O término de “rolê” é sempre o mesmo: fome, muita fome. E qual é quase sempre o destino de muitos festeiros? Fast-food.

Não há quem resista ao cheiro de hambúrguer, de batata-frita, do frango empanado. Enfim, de todas aquelas comidas práticas, rápidas… e péssimo para a saúde.

Se você seguir a dica sobre comer de 3 em 3 horas que falamos acima, você já aumenta as chances de fugir dessa roubada, pois não vai sair do bloquinho tão desesperado por comida.

E, se mesmo assim a fome vier com força, coloque a razão à frente do estômago, e procure opções melhores – uma omelete, por exemplo, é fácil, prática, barata e fácil de encontrar em qualquer boteco ou restaurante (ou de fazer em casa).

5- Evite as maratonas

Tudo bem que o Carnaval é só uma vez por ano e que é preciso aproveitar ao máximo. Mas a sua curtição sem fim hoje pode colocar todos os seus ganhos em risco amanhã.

Por isso, é importante evitar maratonas carnavalescas por muitos dias seguidos. Cada bloquinho são várias horas em pé, pulando, dançando, correndo, andando – e esse esforço físico não é brincadeira, não.

Assim como no treino, seu corpo precisa de descanso e recuperação, ou você fatalmente vai catabolizar. Evite colar em vários bloquinhos por dia por vários dias seguidos. 

Depois de um dia de Carnaval intenso, tire um dia (ou meio, que seja) de folga, descanse, se recupere. 

Além de aproveitar mais os bloquinhos seguintes, você evita o catabolismo.

Em resumo: dá sim pra curtir o Carnaval sem perder tudo aquilo que você conquistou (ou está para conquistar) na academia. É só tomar alguns cuidados e, claro, evitar exageros.

Bônus: Use os suplementos a seu favor! 

Vitaminas importantes como zinco e magnésio são eliminadas quando a pessoa se desidrata, seja pelo suor ou pela diurese – por conta da cerveja em excesso -.

Tais vitaminas auxiliam na manutenção do resultados e reduzem o cansaço e a fadiga muscular.

A ausência de magnésio é tida como uma das principais causas de câimbras musculares e a ausência de zinco está ligada à queda de rendimento e à fadiga.

Para isso, recomendamos o uso dos suplementos SomaPro e SomaPro Woman. Suplementos com uma combinação de vitaminas que otimizarão o seu treino.

Outros suplementos indicados para quem vai passar o dia todo em bloquinhos são o Kimera e o Minotauro, ambos contém cafeína e podem ser tomados antes de sair para a folia.

Lembrando que eles não são indicados para quem for ingerir bebida alcoólica durante as festividades.

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