Boxe pode ser seu aliado na busca por força e definição muscular

Quer saber porque o boxe se tornou um dos esportes queridinhos de muitos famosos que buscam definição corporal e perda de peso? Então se liga!

Quem pratica academia todos os dias, às vezes pode se sentir um pouco desmotivado com a rotina de treinos, sempre com os mesmos exercícios e equipamentos. 

Por isso, muitas pessoas acabam praticando algum outro esporte junto com a academia, para sair um pouco da rotina e dar uma variada nos exercícios.

Alguns investem na natação, outros em futebol, yoga, pilates, corrida… a lista é grande, opções não faltam. Mas uma desses esportes vem ganhando cada vez mais espaço: o boxe e suas variações (como o muay thai, ou “boxe tailandês”).

Se antigamente pensar em entrar para o boxe era considerado só por quem queria ir para o ringue, hoje o esporte se tornou uma tendência fitness e está criando ambientes cada vez mais acolhedores para que qualquer pessoa que se interesse pelo esporte se sinta apto em praticá-lo.

E não, treinar boxe não é (apenas) aprender a dar socos, muito menos levar porrada. O boxe é comprovadamente um ótimo exercício para quem quer queimar gordura e aumentar a força muscular.

Além disso, um grupo de cientistas do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, por iniciativa da ESPN, descobriu que o boxe é o esporte que mais exige de capacidades desportivas fundamentais dos seus atletas – força, velocidade, agilidade, coordenação motora, resistência e outros atributos.

Se você quer variar o treino fazendo outra atividade física que ajude na busca por seus objetivos, o boxe sem dúvida pode ser uma boa opção. Quer mais motivos? Então se liga:

Boxe pode ser seu aliado na busca por força e definição muscular

1-  Saúde Cardiovascular

Você já deve ter ouvido muito esse discurso por aí: “é preciso fazer cardio para se proteger de doenças cardíacas, queimar calorias e perder peso”!

Mas fazer cardio não precisa ser especificamente gastar seu tempo na esteira ou bicicleta, num exercício muitas vezes repetitivo e monótono.

Fazer cardio significa colocar uma quantidade moderada de estresse em seu coração e pulmões para que eles sejam desafiados o suficiente a ponto de fazer adaptações fisiológicas benéficas para suportar o maior nível de atividade física.

Agora, a maneira que você vai escolher fazer isso, só depende de você. Praticar boxe é um bom exercício de cardio pra começar a praticar no lugar da esteira.

2- Força e resistência

Praticar boxe exige uma quantidade surpreendente de força, afinal você fica o tempo todo pulando e distribuindo socos em sacos de pancadas que geralmente pesam em torno de 50 kg – e, no caso do muay thai, também chutando.

O boxe, é um exercício incrível para a resistência dos braços, especialmente os músculos dos ombros.

Por isso é um esporte que trabalha bem a parte superior do corpo, fortalecendo a musculatura também do abdômen.

E se você acha que isso ainda é pouco, hoje a maioria dos academias de boxe incorporam outros treinamentos de força e intensidade ao treino.

Realizando exercícios de agachamentos, flexões, pranchas e outros treinos que além de te fazer secar, ainda ajudam a definir seus músculos ainda mais!

3-  Melhor coordenação motora

Os indivíduos com boa coordenação motora tendem a ter reflexos mais rápidos. Você até pode não ligar muito pra isso agora, mas é algo bem importante conforme vai envelhecendo.

Quando a coordenação e o equilíbrio do seu corpo começam a ficar comprometidos pode até aumentar o risco de quedas e lesões.

O boxe ajuda a aprimorar a coordenação motora, pois te obriga a reagir e desviar do alvo enquanto ele está se movendo e mudando de posição o tempo todo.

É difícil, mas com a prática, sua coordenação motora melhora substancialmente.

4- Diminuição do Estresse

O boxe é uma ótima saída para o estresse, afinal, durante o treino, você faz ataques de alta intensidade, o que acaba aumentando a endorfina e proporcionando uma sensação de bem estar e prazer.

Sendo um exercício onde é preciso estar atento o tempo todo – senão corre o risco de levar um soco na cara – não sobra tempo para ficar pensando em preocupações.

E ninguém pode negar o quanto é incrivelmente libertador poder descontar todo seu estresse em um saco de pancadas.

5- Composição corporal melhorada

Não é a toa que o boxe tem se tornado uma atividade cada vez mais comum em algumas academias. Ele é uma boa alternativa para quem quer perder peso de maneira rápida e eficaz!

Ele é um esporte incrível para melhorar a sua composição corporal, pois combina perfeitamente os movimentos de treinamento de força muscular e cardio.

Ou seja, além de garantir o shape trincado, quando combinado com outros exercícios, se torna um grande aliado do crescimento muscular. Deixando seu corpo muito mais definido!

Ao praticar boxe regularmente e seguir um plano de alimentação nutritiva, não há motivo para não ver as mudanças no seu físico e melhorias na porcentagem da sua massa gorda.

Você já tentou praticar boxe? Cogite essa ideia para variar e alavancar seu treino!

LEIA MAIS: A preparação física de 5 monstros da NFL para a temporada 2017/18 
VEJA MAIS: [VÍDEO] Como as corridas de obstáculos podem te ajudar a treinar melhor

Comentários