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Boro: como ele influencia os níveis de testosterona e aumenta a hipertrofia

Vários estudos comprovam o quanto o Boro é importante pro desenvolvimento muscular. Saiba tudo sobre esse mineral e como ele pode te ajudar a crescer!

A descoberta da importância do Boro em diversas funções do corpo humano começou apenas na década de 1980, mas a relação com o ganho de músculos é ainda mais recente. E foi a partir deste momento que este mineral ganhou os holofotes entre a galera que treina pesado e que luta diariamente por um shape insano.

Primeiro, descobriram que o Boro atua na regulação de outros minerais dentro do corpo humano. Depois, que isso influenciava na saúde óssea, já que o Cálcio era uma dos mais afetados pela atuação do Boro. 

Mais e mais estudos e pesquisas vieram e, entre eles, a principal descoberta – ou, pelo menos, principal para quem treina: o Boro pode aumentar a testosterona livre.

Zeus ExtremeComo você deve saber, a testosterona é fundamental para o aumento da massa magra e o desenvolvimento muscular. Então, é claro que esse atuação do Boro é interessante para quem tem esses objetivos. 

Se você quer saber como o Boro pode te ajudar a chegar mais longe nos treinos, te auxiliar a conquistar seus objetivos, e te fazer ganhar mais músculos, você precisa ler este post. Se liga:

Boro: como ele influencia os níveis de testosterona e aumenta a hipertrofia

Boro e o aumento da testosterona

O aumento da testosterona livre pelo Boro foi comprovada em estudo científico realizado em 2011, pelo Journal of Trace Elements in Medicine and Biology¹. É por isso que todo mundo que treina em busca de um shape insano precisa dar atenção à este mineral.

E, claro, é muito mais fácil obter as quantidades necessárias para obter este efeito através da suplementação do que consumindo o Boro através da alimentação “convencional”, já que os alimentos não tem grandes quantidades do mineral.

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Aumento de testosterona

O estudo citado acima mostrou que após uma semana com suplementação diária de Boro (10 mg diariamente), os homens analisados tiveram um aumento médio nos níveis de testosterona livre de incríveis 28,3%. Isso mesmo: mais de um quarto de aumento na testosterona livre graças ao Boro.

Outros resultados importantes após a suplementação foram a diminuição significativa na globulina de ligação hormonal sexual (SHBG). Se você não sabe o que é isso, não se desespere – a gente explica.

Os índices SHBG se correlacionam com valores de testosterona livre. Ou seja, se os índices de SHBG estão altos, a testosterona livre está baixa.

Como a suplementação de Boro diminui o SHBG, consequentemente, a testosterona estará mais biodisponível para realizar funções metabólicas – como a transformação em dihidrotestosterona, um andrógeno mais potente do que a testosterona, que também teve seu nível aumentado com a suplementação de Boro.

Depois de uma semana de suplementação – segundo o mesmo estudo – o estradiol plasmático diminuiu significativamente. Isso também é ótimo para quem treina, porque significa que a testosterona não foi convertida neste substância, permanecendo disponível.

Então, não tem como discutir: se o aumento de massa muscular é dependente da síntese proteica e a testosterona é um potente estimulador da síntese de proteína, o Boro pode auxiliar diretamente no aumento de massa muscular.

Outro estudo, da Revista Brasileira de Medicina do Esporte², mostrou que indivíduos que possuem maiores concentrações de testosterona, aumentam mais a força e/ou potência musculares após o período de treinamento, mesmo submetidos ao mesmo volume e intensidade de treinamento de força. 

Isso significa que a suplementação com Boro vai te transformar no Hulk da noite para o dia? Não. Significa que o Boro é como um esteroide anabolizante? Também não. 

Mas é fato que ele pode ajudar muito no seu desenvolvimento físico, acelerando e aumentando seus ganhos – desde que você treine e se alimente direito também, claro. E com a vantagem de não arruinar sua saúde como os anabolizantes – pelo contrário, a suplementação com Boro só vai fazer bem.

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Onde o Boro é encontrado?

O Boro é encontrado em frutas, hortaliças, tubérculos e oleaginosas. Também está em quantidades menores nas carnes e outros produtos de origem animal, grãos e condimentos.

Estima-se que o consumo habitual da população brasileira seja de 0,934 mg de boro por dia – menos de 10% da quantidade apresentada no estudo que comprovou os benefícios do Boro para quem quer ganhar massa muscular.

Isso acontece porque a maioria dos alimentos não contém altas quantidades de Boro. Para atingir a meta de 10 mg do estudo, você precisaria comer³:

  • 45 maçãs vermelha; ou
  • 5,4 kg de brócolis; ou
  • 24 copos de suco de uva; ou
  • 13 de cenoura; ou
  • 430g de amêndoas.

É por isso que, se o seu objetivo é usar o Boro a favor do seu desenvolvimento físico, o melhor caminho é a suplementação.

Melhor, não: único. Porque a outra opção seria comer o dia inteiro – o que iria comprometer o seu treino e sua dieta, impedindo qualquer resultado.

Suplementação: onde está o Boro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impõe uma série de restrições e regulamentações sanitárias em relação à comercialização do Boro como suplemento alimentar.

Atualmente, a única empresa autorizada pela Anvisa a utilizar o Boro em suplementos alimentares é a Iridium Labs.

Zeus Extreme é o único suplemento brasileiro registrado na Anvisa e com autorização para a utilização do Boro em sua fórmula – além dele, o produto ainda contém Gengibre (que possui ação termogênica) e outras vitaminas e minerais importantes para quem busca um shape realmente insano.

Outros benefícios cientificamente comprovados do Boro

As vantagens da suplementação com Boro vão além do aumento da testosterona livre e do ganho de massa muscular. O mineral oferece vários outros benefícios à saúde, todos cientificamente comprovados.

  • Sistema imunológico: O Boro auxilia na modulação do processo imunológico e inflamatório, reduzindo sintomas como inflamação, dor e edema, como mostrado neste estudo publicado no Journal of Trace Elements in Medicine and Biology4. Com isso, a suplementação de Boro pode auxiliar na recuperação e na melhora do sistema imunológico.
  • Vitamina D: O consumo adequado de Boro também diminui os efeitos adversos da falta de vitamina D, já que possivelmente diminui a atividade da 24-hidroxilase microssomal, responsável pela degradação desta vitamina.A vitamina D, por sua vez, está relacionada com a melhora do desempenho físico, melhora da recuperação muscular, menor percentual de gordura corporal, maior quantidade de massa magra, melhora da resposta imunológica, entre outros benefícios. 6  
  • Saúde óssea: O Boro pode auxiliar na manutenção da saúde dos ossos e articulações. Este estudo mostrou que 50% dos pacientes com osteoporose demonstraram melhora dos sintomas em uma dose de 6mg diários. 7

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Tudo sobre Zeus Extreme

Zeus Extreme, da Iridium Labs, é um suplemento voltado para o ganho de massa muscular. Sua fórmula avançada foi desenvolvida para favorecer e otimizar o processo de hipertrofia, e é por isso que o produto tem grande influência sobre o processo anabólico no organismo.

Com uma combinação de micronutrientes que tem como protagonista o Boro, a fórmula de Zeus Extreme é capaz de aumentar a liberação de testosterona no sangue, otimizando a síntese proteica e melhorando os resultados em termos de hipertrofia muscular.

É o Boro, inclusive, que diferencia Zeus Extreme de todos os outros produtos do mercado, já que ele é o único suplemento brasileiro autorizado pela Anvisa a usar o mineral em sua composição.

Além do Boro, Zeus Extreme também conta com minerais como Magnésio e Zinco, que também são essenciais para quem treina.

O primeiro ajuda a reduzir a fadiga e interfere positivamente no metabolismo energético. Já o segundo auxilia na manutenção da testosterona livre, na síntese proteica e na redução do cansaço. 

Para completar, Zeus Extreme ainda conta com Gengibre, que tem ação termogênica, e Vitamina D, que melhora consideravelmente uma série de processos metabólicos no organismo.

É claro que Zeus Extreme não faz milagres, mas, com todo o embasamento científico da fórmula – em especial do Boro – ele é capaz de dar o empurrãozinho que faltava para você atingir seus objetivos no que diz respeito à hipertrofia. Se você treinar pesado e comer direito, claro.

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REFERÊNCIAS

¹ NAGHII, M. R. et al. Comparative effects of daily and weekly boron supplementation on plasma steroid hormones and proinflammatory cytokines. J. Trace Elem. Med. Biol., V. 25, N. 1, jan. 2011. (link)

² CADORE, E. L. et al. Fatores Relacionados com as Respostas da Testosterona e do Cortisol ao Treinamento de Força. Rev. Bras. Med. Esporte, v. 14, n. 1, jan/fev. 2008. (link)

³ GreenFacts: Boron in food. (link)

HUNT, C. D.; IDSO, J. P. Dietary boron as a physiological regulator of the normal inflammatory response: A review and current research progress. J. Trace Elem. Med. Biol., v. 12, n. 3, jul. 1999. (link)

MILJKOVIC, D.; MILJKOVIC, N.; MCCARTY, M. F. Up-regulatory impact of boron on vitamin D function — does it reflect inhibition of 24-hydroxylase? Med. Hypotheses, v. 63, n. 6, 2004. (link)

FERRARINI, P.; MACEDO, R. C. O. Vitamina D no esporte e saúde. Rev. Bras. de Nutr. Esport., v. 9, n. 50, mar./abr. 2015. (link)

NEWNHAM, R. E. Essentiality of boron for healthy bones and joints. Environ Health Perspect, v. 102, nov. 1994. (link)

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