Bodybuilding: conheça este esporte impressionante

Se você acha que praticar bodybuilding é só levantar peso, você está completamente enganado. Ser fisiculturista é praticar um estilo de vida!

Bodybuilding, que no Brasil também é chamado de fisiculturismo, é um esporte diferente.

Ao contrário da maioria, ele é praticado antes das competições – o que se vê numa competição de fisiculturismo é o seu resultado.

Aqui, vamos esclarecer todas suas dúvidas sobre o bodybuilding, explicando como você deve agir se quiser se desenvolver nessa modalidade, os esquemas de treino para esse tipo de esporte e os principais eventos de fisiculturismo no Brasil e no mundo.

O que é bodybuilding?

O bodybuilding é muito mais do que um simples esporte. Trata-se de um processo bastante complexo que exige muita, mas muita dedicação dos atletas.

Se você pensa que para praticar bodybuilding basta levantar peso, você está completamente enganado!

Ser fisiculturista é praticar um estilo de vida, afinal, exige uma série de cuidados com a alimentação e com o uso de suplementos.

De um modo geral, podemos dizer que o bodybuilding é a prática de utilizar exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo.

O que é preciso para ser um fisiculturista?

Praticantes renomados do bodybuilding afirmam que qualquer pessoa pode se tornar um fisiculturista, desde que tenha muita disciplina para treinar e se alimentar.

Antes de iniciar a praticar o fisiculturismo, você deve estar ciente de que precisa abrir mão de muitas coisas para se dedicar ao esporte.

No final, quando estiver com o corpo de um verdadeiro monstro, vencendo todas as competições, você vai ver que valeu a pena!

Como são realizados os treinos de bodybuilding?

Treinos de bodybuilding não são moleza, mas nada que você já não esteja acostumado. Os exercícios podem ser similares ao que você já faz. A diferença aparece na intensidade, na dedicação e na periodicidade.

Quem deseja ser um praticante de bodybuilding deve realizar, antes das competições, treinos que são divididos em três etapas. É imprescindível respeitar os limites do seu corpo e seguir à risca as especificidades de cada etapa. São elas:

Primeira etapa

Conhecida por alguns fisiculturistas como etapa Off, essa fase do treinamento consiste em ganhar o máximo possível de massa muscular. É a fase de monstrar!

Para isso, é necessário que se desenvolva um plano de exercícios em que os músculos de todo o corpo sejam trabalhados, principalmente dos braços, pescoço, coxas, nádegas e a parte superior das costas.

O ideal nessa fase é realizar, principalmente, treinos de agachamento e levantamento de pesos. Você deve treinar até ser capaz de levantar, no mínimo, 140 kg nos exercícios de agachamento.

Os exercícios devem ser praticados de três a quatro vezes por semana, sempre destinando um dia para o descanso. Se você treinar direto, sem tirar um dia de folga, os músculos não se desenvolvem totalmente.

O corpo precisa de descanso e a hipertrofia também acontece em momentos de repouso, como quando você está dormindo, por exemplo.

Como nessa fase você vai estar ganhando muita massa muscular, é comum que fique com a aparência de “gordo”, como se estivesse um pouco acima do peso. No entanto, isso é passageiro e, nas fases seguintes, você já vai recuperar sua plena forma.

Segunda etapa

Na segunda etapa dos treinos de bodybuilding, treinos para refinar o foco em musculação devem ser incorporados. De acordo com seu objetivo, exercícios isolados podem ser adicionados ao plano já executado na etapa anterior.

Geralmente, essa fase, que também é conhecida por alguns fisiculturistas como Pre-Contest, é realizada quando faltam em torno de 16 semanas para as competições.

Durante a primeira etapa, se você percebeu que necessita desenvolver mais os músculos dos braços e ombros, por exemplo, pode realizar treinos específicos para essa região, como exercícios com supino e halteres.

Como a segunda etapa é focada em desenvolver os músculos que você mais tem dificuldade em alcançar a hipertrofia, é essencial o acompanhamento de um personal trainer com experiência em fisiculturismo. Esse profissional pode lhe indicar os exercícios necessários para o seu sucesso.

Assim como na etapa anterior, deve haver um dia de descanso entre os treinos, para que os músculos consigam se recuperar e se desenvolver com maior intensidade.

Terceira etapa

Só ganhar músculo não é suficiente para quem deseja se tornar um grande monstro do bodybuilding. Por isso, na terceira etapa dos treinos, são incluídos também exercícios aeróbicos.

Essa fase se inicia juntamente com a metade da segunda, quando faltam em torno de oito ou nove semanas para as competições.

Para que os músculos apareçam e seu corpo fique bem definido, você precisa ter um físico magro e, por isso, a aeróbica se faz necessária, para que todo o excesso de gordura seja queimado.

Portanto, antes de pegar pesado na musculação, faça pelo menos trinta minutos de exercícios aeróbicos como esteira ou bicicleta. Se preferir, pode realizar treinos aeróbicos mais complexos, como a corrida e a natação, alternando os dias com a musculação.

Outras dicas

Além dos treinos anteriormente descritos, quem pratica bodybuilding precisa estar ciente de que é necessário descansar muito. Por esse motivo, é recomendado que se durma, no mínimo, oito horas por dia e que seu sono não seja interrompido.

Também é necessário incluir na alimentação suplementos que auxiliam o corpo a produzir os nutrientes necessários para você “monstrar” cada vez mais.

Consulte um nutricionista especializado em suplementação de atletas e solicite uma avaliação para que ele lhe diga quais suplementos tomar, bem como as quantidades e horários em que deve ser feito o consumo.

Outra dica importante é a visita regular a um médico para fazer um check-up completo antes de ingressar nesse tipo de esporte.

Geralmente, não há contraindicações para praticar o bodybuilding, mas apenas um médico pode lhe dizer se você está em plenas condições de realizar esse tipo de atividade.

Lembre-se que o acompanhamento profissional é muito importante e, por isso, você deve se cercar de bons profissionais como personal trainers, médicos e nutricionistas, para que eles possam lhe auxiliar nessa difícil — mas gratificante — trajetória para o sucesso no fisiculturismo.

Principais competições de bodybuilding

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o fisiculturismo, precisa conhecer as maiores competições que existem.

Assim, você pode exibir o corpo que tanto se esforçou para conseguir, não é mesmo? Então, se liga e conheça as principais competições de bodybuilding no Brasil e no mundo.

Mr. Olympia

O maior evento de fisiculturismo do mundo é o Mr. Olympia, uma competição realizada todos anos pela IFBB (Federação Internacional de Culturismo e Fitness). Criada por Joe Weider, em 1965, a competição é pioneira no mundo.

Sua relevância é tanta que participar dela se tornou o principal sonho de qualquer participante de bodybuilding.

O título de Mr. Olympia já pertenceu a grandes nomes do fisiculturismo, como Dorian Yates, Mike Mentzer, Jay Cutler e Phil Heath, mas o mais famoso conhecido é o ator e político austro-americano, Arnold Schwarzenegger.

O Mr. Olympia possui categorias masculinas (Mr. Olympia, 212 Showdown e Men’s Physique Olympia) e femininas (Ms. Olympia, Fitness Olympia, Figure Olympia, Bikini Olympia e Women’s Physique Olympia).

Dentre os diversos atletas que já participaram do evento, se destacam brasileiros como Eduardo Correa da Silva, Felipe Franco, Anne Freitas, Simone Oliveira e Regiane da Silva, destaques na edição do evento em 2014.

Arnold Classic

Outro evento bastante conhecido no meio fisiculturista é o Arnold Classic, realizado anualmente em Ohio, nos Estados Unidos. A competição é uma homenagem ao ator e fisiculturista Arnold Schawarzenegger, vencedor de várias edições do Mr. Olympia.

Esse torneio também acontece anualmente e é muito cobiçado pelos atletas praticantes do bodybuilding, não só pelo prestígio de participar de uma das maiores competições do mundo, mas também pelo prêmio.

Em 2015, o grande vencedor da competição foi o norte-americano Dexter Jackson, que ganhou nada mais, nada menos que um cheque no valor de US$ 130000,000, um automóvel Hummer e um relógio Audemars Piguet.

Eventos Nacionais

Antes de se aventurar nos grandes eventos internacionais de fisiculturismo, os atletas iniciantes brasileiros costumam participar de eventos nacionais, com a finalidade de se tornarem conhecidos no ramo e para serem observados por possíveis contratantes ou patrocinadores.

Entre os eventos de bodybuilding realizados no Brasil, destacam-se o Troféu Biodelta, a ExpoNutrition e, mais recentemente, a Copa São Paulo IFBB, que teve sua primeira edição realizada em 2015.

Além dos citados, existem várias feiras e exposições menores, realizadas em diversos estados brasileiros. Procure se informar sobre os eventos da sua região e participe.

Se você ainda não pode participar, assista e troque uma ideia com o pessoal que já é adepto do esporte. Ouvir histórias inspiradoras pode fazer muito bem para você se sentir motivado e seguir adiante.

E, por falar em inspiração, no próximo tópico, vamos apresentar atletas que são verdadeiros campeões. Quer ser como eles? Confira!

Atletas Iridium Labs

Se você está começando agora a se aventurar no mundo do bodybuilding, deve buscar grandes atletas para se inspirar. E, para isso, nada melhor que conhecer os atletas da Iridium Labs, um verdadeiro time de monstros. Veja o perfil de cada um deles.

Krzysztof Ferenc

ferenc-bodybuildingO polonês Krzysztof Ferenc tem 1,76 m de altura e pesa 100 kg. Ele pratica o esporte há mais de 10 anos e possui experiência em desenvolvimento de treinos, alimentação e suplementação.

Krzysztof já praticou futebol, artes marciais e, atualmente, é adepto do bodybuilding, participando de diversas competições pelo mundo.

Além disso, ele atua como treinador e, frequentemente, participa de apresentações em programas de televisão e revistas que abordam a temática fitness.

Entre os títulos conquistados pelo atleta, destaca-se a medalha de bronze no Senior Polish Championship, categoria 85 kg. Ele ainda foi finalista do Polish Championship na categoria até 90 kg e foi campeão da categoria estreantes até 90 kg no Polish Association.

Jacek Kramek

kramek-4Também polonês, Jacek Kramek tem 1,87 m de altura e pesa 100 kg. O atleta começou a praticar esportes ainda na infância, jogando futebol, mas, ao descobrir uma lesão, passou a praticar musculação.

Jacek já é praticante do bodybuilding há mais de 11 anos e trabalha como personal trainer.

O atleta foi o campeão polonês de fisiculturismo 2015, na categoria mensphysique acima de 1,78 m, foi vice-campeão do mesmo torneio em 2014 e já recebeu dois prêmios Fitlook 2013.

Krzysztof Piekarz

piekarz-4O atleta Krzysztof Piekarz é da Polônia e tem como medidas 1,85 m de altura e 104 kg de peso. Seu mais recente título foi no Campeonato Europeu 2015, realizado na Espanha, onde recebeu medalha de bronze. Também é campeão polonês de bodybuilding na categoria acima de 1,80 m.

Faz mais de 12 anos que Krzysztof é atleta e, além do fisiculturismo, já praticou corrida, esportes coletivos e artes marciais. Trabalha como personal trainer e deseja crescer cada vez mais, em todos os sentidos.

Marta Gut

gut-2Pensa que fisiculturismo é coisa só de marmanjo? Que nada! A mulherada também curte praticar bodybuilding. Exemplo disso é a atleta polonesa Marta Gut.

Marta tem 1,65 m de altura e pesa 49 kg. Foi apresentada ao mundo fitness por seu pai, ainda quando criança, e nunca mais parou.

Além de atleta, a moça é biotecnóloga, modelo, atriz e apresentadora, já tendo feito participações especiais em seriados, em programas de televisão e em capas de revistas sobre o universo fitness.

Praticar bodybuilding não é tarefa fácil, mas nós sabemos que você consegue. Treine muito, participe de torneios e busque inspiração em nossos atletas que, certamente, você vai conseguir se destacar no esporte!

Vai ficar aí parado ou vai começar a praticar o fisiculturismo agora mesmo? A gente te conhece bem e sabemos que a resposta é a segunda alternativa. Portanto, corra agora mesmo para conversar com um treinador especializado em bodybuilding.

Lembre-se de consultar também um médico para realizar uma série de exames e garantir que está com tudo em dia. Fale também com seu nutricionista para ele lhe indicar os suplementos mais adequados para alcançar seu objetivo.

Se ainda tiver alguma dúvida ou algum comentário, não deixe de comentar aqui no post! Até a próxima!

Comentários