cuidados barba

Barba: 3 cuidados essenciais para quem treina pesado

Se você treina pesado e não abre mão de usar barba, precisa tomar alguns cuidados extra para mantê-las limpas, bonitas e saudáveis.

Depois de um tempo em que era mal vista, a barba voltou. E está na cara de milhares de homens no mundo todo, em todas as profissões e todos os lugares. Inclusive na academia.

Quem usa barba e faz exercícios físicos regularmente deve saber que ela exige cuidados especiais. É fundamental tomar alguns cuidados para conciliar esporte e higiene pessoal!

Não só para que a barba fique bonita, mas também para evitar problemas de pele ou atrapalhar o exercício de alguma forma.

Pensando nisso, listamos aqui alguns cuidados que os marombas barbudos precisam ter para manter a barba sempre limpa e saudável, sem atrapalhar a rotina na academia. Se liga:

1- Cuidados pré e pós-treino

barba-cuidados-4

A barba deve ser vista como uma extensão do cabelo. Assim como os pelos que cobrem a cabeça, os pelos faciais também exigem cuidados de higiene para não ficarem oleosos, ressecados ou com cheiro desagradável.

No caso da barba, ainda existe o agravante dela ficar próxima à boca e estar mais suscetível às sujeiras dos alimentos e odores como do cigarro, além de estar mais ao alcance das mãos, que levam grandes quantidades de sujeira diretamente aos pelos.

Por tudo isso, ter barba exige cuidados redobrados com a limpeza, e fazer procedimentos de higiene tanto antes quanto depois dos treinos se torna essencial.

No pré-treino, é uma boa ideia retirar todo e qualquer produto que tenha sido aplicado na barba e ir com ela seca e livre de cremes ou cosméticos de qualquer tipo (falaremos sobre eles a seguir). Antes da academia, dê uma boa lavada no rosto!

Este procedimento é importante para evitar que a oleosidade da pele do rosto aumente e resulte em acnes ou descamações, que podem comprometer o crescimento da barba e se tornar um problema de pele mais grave.

Já no pós-treino, a melhor coisa a se fazer é dar repetir uma boa lavada na região para retirar o suor e o mal cheiro que ele proporciona. Só não abuse na temperatura da água – a água muito quente compromete a hidratação da face e pode estragar sua barba (e a pele sob ela).

2- Produtos para barba

barba-cuidados-2

Tem gente que prefere deixar a barba crescer sem usar muitos cremes ou outros produtos cosméticos.

Para quem é desse time, lavá-la com sabão neutro após qualquer exercício físico e também sempre ao final de cada dia é uma boa maneira de mantê-la limpa sem muito trabalho.

De qualquer forma, é recomendável usar algum produto hidratante na pele que fica escondida sob a barba, para evitar caspa e acne – os óleos naturais, específicos para a barba, são uma boa ideia.

Já os barbudos adeptos dos produtos especiais devem ficar de olho na oleosidade deles e na maneira de utilizá-los.

Alguns cremes ou pomadas devem ser aplicados na barba seca, outros exigem que os pelos estejam úmidos e existem ainda aqueles que devem ser retirados logo depois da aplicação.

O óleo e o balm são dois produtos que todo mundo que usa barba deve ter. Eles podem ser usados juntos ou separadamente – o primeiro tem foco maior na hidratação da pele e dos fios e em deixar um cheiro agradável; o segundo é bom para modelar e alinhar os fios.

Quem tem bigode deve redobrar a atenção com a higiene: os fios acima do lábio ficam em contato direto com os alimentos e tendem a carregar mais sujeira.

Durante os treinos é normal transpirar no local onde fica o bigode e, por isso, é impreterível lavá-lo muito bem depois da session na academia.

LEIA MAIS: Chadoy Leon, o monstro que faz mais de 1.000 flexões por dia
LEIA MAIS: 10 musas fitness que treinam mais pesado do que você

3- Cuidados com as mãos

barba-cuidados-1

É comum gente que tem barba criar a mania de ficar mexendo nos pelos durante o dia. Este hábito não é muito recomendável, porque as mãos são verdadeiros “depósitos” de bactérias e outras sujeiras, e isso vai direto para a barba.

Durante o treino você pega em anilhas, halteres e barras que passaram pelas mãos de diversas pessoas; utiliza aparelhos que foram manuseados por muitas outras pessoas; apoia as mãos no chão para fazer flexões ou alongamentos… tudo isso faz sua mão ficar cheia de sujeira, que você definitivamente não quer na sua cara.

Tente evitar passar a mão na barba durante os exercícios, assim eles ficam mais limpos e você evita a contaminação do local com as impurezas que ficam guardadas nos seus dedos.

Treinar pesado e manter uma barba estilosa é totalmente possível. Só exige alguns cuidados simples como os citados acima.

Não deixe a barba largada, suja, fedida e que eventualmente pode até te deixar sem treinar porque você está com um problema de pele horrível. Cuide dela como você cuida do resto do seu corpo!

Até porque… não adianta muito ter um shape insano e uma barba de mendigo, né?!

 

Comentários