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Aveia: faz bem para a saúde e pode te ajudar nos ganhos e nos treinos

Se você nunca deu muita atenção para aveia, cereal muito requisitado por pessoas do mundo todo e muito benéfica para quem treina, se liga no bem que ela faz!

A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes benéficos à saúde e é encontrada na forma de farinha, flocos ou farelo.

Muitos já associam a fibra à uma alimentação saudável, mas poucos sabem quais são realmente os benefícios que esse superalimento proporciona e quais são os nutrientes da aveia que apresentam esses efeitos.

Pois é. A aveia é rica em beta-glucana uma fibra alimentar que possui diversos benefícios à saúde e por isso é o nutriente da aveia que merece destaque.

Saca só.

Aveia: faz bem para a saúde e pode te ajudar nos ganhos e nos treinos

1 – Colesterol

Estudos científicos mostram que o consumo da beta-glucana da aveia é capaz de reduzir os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Isso acontece pela viscosidade das beta-glucanas. Esse efeito possibilita que a fibra atrapalhe a absorção do colesterol dos alimentos no estômago e intestino.

Segundo um estudo publicado em 2012, o consumo de consumo da beta-glucana de aveia é capaz de reduzir o colesterol total e o LDL – colesterol ruim.

Além disso, o EFSA – Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, emitiu parecer positivo em relação ao consumo de beta-glucana de aveia e níveis reduzidos de colesterol no sangue.

A ANVISA por sua vez também aprovou a alegação de propriedade funcional que o nutriente “auxilia na redução da absorção de colesterol”.

Essa mensagem cientificamente validada atraiu um grande número de consumidores que procuravam manter níveis saudáveis de colesterol no sangue e até hoje a aveia é uma grande aliada da alimentação saudável.

2 – Glicemia

aveia,

O EFSA também emitiu um parecer positivo sobre o consumo de beta-glucana de aveia e a manutenção de níveis de glicose no sangue (glicemia).

O alto nível de açúcar no sangue é uma das principais causas de diabetes, principalmente quando associado à obesidade, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

Além disso, a diabetes é um fator de risco para doenças cardíacas.

A beta-glucana ajuda no controle da glicemia, pois quando a fibra é ingerida, ela forma um gel que torna o conteúdo do estômago e do intestino delgado mais viscoso.

Com isso, a digestão ocorre de forma mais lenta e, consequentemente, a passagem de carboidratos para a corrente sanguínea demora mais, evitando assim mudanças drásticas nos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, evitar os picos de glicose e insulina, seguidos pela queda abrupta da glicose, evita o ganho de peso e gordura corporal.

3 – Intestino

músculos - aveia

As fibras alimentares são fundamentais na alimentação para uma boa saúde intestinal.

A aveia contém uma combinação única de fibras alimentares – as solúveis e insolúveis, por isso promovem um sistema intestinal saudável e melhora da digestão.

As fibras insolúveis e solúveis agem de formas diferentes no organismo, por mecanismos diferentes, porém ambas colaboram para um uma melhora da saúde intestinal.

Um intestino saudável é essencial para a saúde, pois está envolvido com diversos sistemas do organismo, além da absorção correta de nutrientes importantes para a saúde.

Com o funcionamento inadequado do intestino, o sistema imunológico fica prejudicado, por exemplo, afetando diretamente à saúde de uma forma geral.

Para quem treina, o sistema imunológico é ainda mais importante, para garantir um bom desempenho físico e uma boa recuperação.

4 – Peso corporal

banana com aveia

Como mencionado anteriormente, a beta-glucana retarda esvaziamento gástrico, deixando a digestão mais lenta e com isso ela prolonga a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Logo, o consumo da aveia pode auxiliar a controlar a ingestão calórica, facilitando a perda e a manutenção do peso corporal.

Um estudo realizado em 2013 ainda demonstrou que o consumo pode reduzir a obesidade e a gordura abdominal.

Além disso, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico dos alimentos e, por evitar grandes oscilações da glicemia, a aveia também ajuda a prevenir o ganho de gordura corporal.

Por isso, é interessante associar o consumo de frutas com a aveia.

O fato que é a aveia é uma excelente fonte de fibras alimentares, com destaque à beta-glucana que tem seus efeitos comprovados cientificamente e ajudam a melhorar a saúde de forma geral.

Além disso, pode ser utilizada estrategicamente para ajudar nos seus objetivos.

Por exemplo, ela pode ajudar na manutenção e redução de peso corporal, pois ela ajuda a reduzir o apetite e a prevenir o ganho de gordura corporal, quando consumida com alimentos de alto índice glicêmico.

Mas, ela não ajuda só quem quer emagrecer. Para quem quer ganhar massa muscular ela também pode ser consumida para aumentar o consumo de carboidratos e fibras, para dar mais energia aos treinos e melhorar a recuperação muscular.

Além disso, ela é rica em outros nutrientes importantes para o crescimento muscular, como minerais e a própria proteína.

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