Ovos

5 fatos importantes sobre o ovo que você provavelmente não sabe

O ovo é um dos alimentos mais consumidos por bodybuilders, já que é rico em proteínas. Mas ele não é só importante por isso. Confira!

Quase todo mundo sabe que o ovo é rico em proteínas e extremamente importante para quem trein em busca de força e hipertrofia.

Mas além disso, o que mais você sabe? Porque há muito mais fatos nutricionais importantes sobre o ovo que você provavelmente não sabe – e deveria saber.

Quer descobrir alguns fatos importantes sobre o ovo e entender definitivamente se ele deve mesmo estar na sua alimentação diária? Então se liga aí embaixo:

5 fatos importantes sobre o ovo que você provavelmente não sabe

1 – Tamanho importa

ovos vermelhos

Muitas pessoas acham que o tamanho do ovo não importa, mas isso não é verdade, pois a quantidade de nutrientes entre eles varia.

Os nutrientes são os mesmos e as concentrações bem próximas, porém quanto maior o ovo, maior a quantidade de nutrientes.

Mesmo raciocínio de consumir 100g de filé de frango e 200g, que vai fornecer mais calorias, proteína, carboidrato, etc.

É claro que a diferença de um ovo pequeno para o médio é pequena, porém se você consome mais ovos por dia, pode sim afetar a sua dieta.

Principalmente se você tiver em uma dieta mais controlada.

2 – Fonte de vitamina D

Ovos

A principal forma de evitar a deficiência de vitamina D é através da exposição solar, mas alguns alimentos são fonte da vitamina e podem te ajudar.

Como os ovos são uma das poucas fontes naturais de vitamina D, introduzi-los em sua dieta pode ajudar a evitar as deficiências. Lembrando que a vitamina está presente na gema.

3 – Ovos pasteurizados são saudáveis

Ovos Pasteurizados

É possível encontrar facilmente nos mercados claras pasteurizadas que são vendidas em garrafas.

Muitos acreditam que não são recomendadas, pois são industrializadas. Mas isso é um grande erro.

Essas claras não recebem a adição de conservantes e outros aditivos químicos, portanto não é correto afirmar que não são saudáveis. Além disso, é uma opção prática e segura para o seu dia a dia.

4 – Ovos frescos têm mais nutrientes

ovos brancos

Os ovos, assim como qualquer outro alimento, possui prazo de validade e essa deve ser respeitada.

Os ovos armazenados em temperatura ambiente estragam mais rápido. Além disso, os ovos frescos apresentam uma maior qualidade nutricional, pois seus nutrientes estão mais preservados, bem como a consistência da clara e gema.

Para saber se está fresco, basta colocar o ovo em um copo ou caneca com água. Se flutuar, não está fresco. O ovo fresco deve ir direto ao fundo do recipiente.

5 – Pode substituir a carne

ovos cozidos

Algumas pessoas acham que o ovo serve como acompanhamento no prato e não como a fonte de proteína principal.

O ovo, assim como as carnes, possui boa quantidade de proteína e uma proteína de alto valor biológico, ou seja, uma proteína completa, de qualidade, pois contém todos os aminoácidos essenciais.

Além disso, possui diversas vitaminas e minerais importantes para a saúde e que podem ajudar quem treina.

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