Arnold Schwarzenegger - anivesário

70 anos de Arnold: a vida do maior bodybuilder da história em fotos e vídeos

Veja a trajetória do maior astro da história do bodybuilding, que revolucionou o esporte e fez da musculação conhecida no mundo todo.

Não é todo dia que um bodybuilder se torna mundialmente famoso, a ponto de protagonizar filmes em Hollywood e governar um dos maiores estados norte-americanos. Mas, mais do que conquistas pessoais, Arnold Schwarzenegger fez muito pelo esporte.

Em primeiro lugar, porque divulgou o fisiculturismo para o mundo. Depois, porque estabeleceu padrões para o esporte que permanecem vivos até hoje, quase 50 anos depois do seu começo de carreira.

O maior ser humano de todos os tempos acaba de completar 70 anos. E a gente decidiu fazer uma homenagem, com fotos e vídeos incríveis sobre sua vida, que mostram como a frase que iniciou este parágrafo não é assim tão exagerada (só um pouquinho). Se liga:

70 anos de Arnold: a vida do maior bodybuilder da história em fotos e vídeos

1- Os primeiros passos

Arnold Schwarzenegger - bebê

Arnold Schwarzenegger, ao contrário do que muitos imaginam, não nasceu nos EUA, e sim na Áustria – mais precisamente na pequena cidade de Thal, subúrbio de Graz, no Sudeste do país. É por causa disso que Arnold ganhou o apelido de “Austrian Oak”.

A foto acima mostra Arnold com apenas 4 meses de vida, muito antes de se tornar um dos nomes mais conhecidos do planeta.

2- Recruta zero

Arnold Schwarzenegger - 1965 - Exército

Assim que completou 18 anos, em 1965, Arnold cumpriu um ano de serviço obrigatório nas Forças Armadas da Áustria. Mas não deu muito certo.

Isso porque ele desertou durante o treinamento básico para que pudesse participar do Mr. Europa Júnior – do qual foi campeão – e passou uma semana em uma prisão do exército: “Participar da competição significava tanto para mim que eu não pensei direito nas consequências”, contou, anos depois.

3- O começo da saga

Arnold Schwarzenegger - 1966

Apesar do shape insano, a foto acima ainda é do começo de carreira do cara – foi tirada na Áustria, em 1966. Anos mais tarde, o monstro comentou que, nesta época, quando começou a treinar, sua mãe se desesperou: 

“Quando comecei a treinar, em 1962, minha mãe chorou, disse coisas como ‘onde foi que eu errei?’ e achava absurdo que eu tinha fotos de homens seminus banhados em óleo na parede do meu quarto, enquanto meus amigos tinham fotos de mulheres de biquini no quarto deles”, disse.

4- A primeira conquista

Schwarzenegger finge beber no troféu do seu primeiro título de Mr. Universe – usando a tampa como se fosse uma coroa – em Londres (ING), no ano de 1967, quando tinha 20 anos – o mais novo campeão da história do Mr. Universe.

Foi a vitória nessa mesma competição, no ano seguinte, que fez Joe Weidner enviar um telegrama para Arnold convidando-o a competir no IFBB Mr. Universe, nos Estados Unidos – convite que, como sabemos, foi prontamente atendido.

5- Era de Ouro

Nos Estados Unidos, Arnold treinava com os maiores nomes do bodybuilding da época na academia Gold’s Gym e na Muscle Beach, em Venice e Santa Monica, na Califórnia.

As fotos dele e dos outros atletas treinando se tornaram marcas registradas do esporte e até hoje são vista pelos entusiastas do esporte como o auge do fisiculturismo.

Não foi só Arnold que se tornou uma lenda do esporte. As academias também!

6- Multi-campeão

Nos anos 70, já nos EUA, Arnold venceu o Mr. Olympia 6 vezes consecutivas, de 1970 a 1975 – e depois ainda venceu mais uma em 1980, quando voltou da aposentadoria de quase 5 anos.

7- Estreia nas telonas

Arnold Schwarzenegger - 1975

Quando gravou “O Guarda-Costas” (“Stay Hungry”), em 1975, Arnold quase comprometeu sua participação no Mr. Olympia do mesmo ano. Como perdeu peso e tempo com o filme, sua preparação ficou apertada e difícil. Mas nada é impossível para o Rei, e a história é prova disso.

Além de vencer o Mr. Olympia daquele ano, o filme lançado em 1976 lhe valeu um Globo de Ouro de Ator Revelação em 1977 – como mostra a foto acima.

8- O grande salto

Mais do que o Globo de Ouro, 1977 ficou marcado na carreira de Arnold como o ano de lançamento de Pumping Iron, o filme que mudou sua vida e também o bodybuilding.

O filme acompanhou sua preparação e de outros atletas para o Mr. Olympia de 1975 e o tornou famoso para além das fronteiras do esporte. 

LEIA MAIS: 10 lições que o filme ‘Pumping Iron’ pode ensinar para quem treina

9- Cidadão estadunidense

Arnold Schwarzenegger - 1983

Em 1983, Arnold recebeu seu certificado de naturalização dos EUA, após anos vivendo no país depois da primeira passagem a convite de Joe Weider.

“Acho que o Joe olha para mim como o filho que ele nunca teve. E eu serei eternamente grato a ele por me trazer aos Estados Unidos. Sem o Joe, eu nunca teria a vida que eu tive”.

10- Estrela de Hollywood

O papel de Schwarzenegger no filme O Exterminador do Futuro, de 1984, foi o mais importante da sua carreira em Hollywood.
Deu origem até ao apelido “The Governator” quando se tornou Governador da Califórnia anos depois, em alusão ao nome original do filme (“Terminator”).

Mas, segundo o próprio Arnold, ele já era o Terminator muito antes do filme: “Desde 1970, eu era o Terminator. Meu objetivo era vencer: eliminar todos os competidores, destruir meus inimigos, seguir em frente sem hesitar um segundo sequer”, disse.

11- The Governator

Em 2003, Arnold se tornou o 38º Governador da California.

“Não existe escola onde os professores te ensinam a ser governador. E sentar naquela sala, naquele prédio, com toda sua história, é uma pressão bem grande”, disse.

Porque sim, até o Terminator pode se sentir intimidado.

12- Enfim juntos

Arnold Schwarzenegger - 2013 - escape plan

Foi em “Os Mercenários” (2010) que os dois apareceram num mesmo filme pela primeira vez, mas só em “Rota de Fuga” que Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone protagonizaram o mesmo filme.

A rivalidade dos dois era antiga: “Nos anos 80, eu queria ser melhor que Stallone, seja no físico ou em coisas como quem tinha as melhores armas nos filmes, quem matava mais inimigos, qual filme tinha maior bilheteria. Era uma loucura. Uma competição intensa”.

LEIA MAIS: [DESAFIO] Quem disse isso, Arnold ou Stallone?

13- Meio século depois

 

Arnold Schwarzenegger - 2017

Cerca de 45 anos depois de brilhar como o maior fisiculturista do mundo – título que vale ainda atualmente – Arnold não esquece o esporte que o criou (e que ele ajudou a desenvolver e popularizar).

Tanto é que criou o Arnold Sports Festival, uma dos maiores eventos fitness do planeta, que também promove o Arnold Classic International, que acontece no mundo todo, inclusive no Brasil.

Neste ano de 2017, na edição de Ohio (EUA), a mais importante do ano, ele entregou o trofeu para o campeão Cedric McMillan e aproveitou para fazer sua icônica pose de quando competia.

LEIA MAIS: Arnold Classic South America: o melhor do maior evento fitness do país

14- De volta às origens


Recentemente, Arnold foi convidado para uma sessão de fotos épica em Venice Beach, California, na mesma academia a céu aberto onde ele tornou o bodybuilding mundialmente conhecido.

A ideia do ensaio fotográfico era recriar a atmosfera da “Era de Ouro” do fisiculturismo com os melhores atletas da atualidade. O monstro sagrado do esporte, claro, não poderia ficar de fora.

CASO NÃO CONSIGA VISUALIZAR O VÍDEO ACIMA, CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

BÔNUS: A pegadinha

Este não é lá um grande feito da carreira de Arnold Schwarzenegger, mas não podia ficar de fora, porque é sensacional!

Vestido como Terminator, o cara assustou a galera no Museu de Cera quando se passou por um boneco do local, e depois deu show de carisma pelas ruas de Los Angeles.

Não por acaso, o vídeo se tornou um dos maiores virais de 2015.

E aí, qual momento da carreira de Arnold Schwarzenegger é mais marcante para você?

 

Comentários