queijo substituto do leite

Os 5 melhores alimentos para substituir o leite na sua dieta

Se você não pode ou simplesmente não quer consumir leite, veja alternativas que podem oferecer os nutrientes essenciais desse alimento!

Quando a gente fez um post aqui no Feito de Iridium derrubando alguns mitos e mostrando que o leite pode sim fazer parte da dieta de um atleta, muita gente torceu o nariz. 

Só que, independentemente da sua opinião sobre esse alimento, o fato é muitos dos nutrientes presentes nele são essenciais para a saúde. Então, claro que ninguém é obrigado a consumir leite, mas buscar outras fontes para alguns desses nutrientes que ele oferece é uma atitude essencial.

O leite e seus derivados são as principais fontes de Cálcio da alimentação. É claro que há outros alimentos fontes desse mineral, porém os laticínios são os alimentos mais ricos no mineral e apresentam ótima biodisponibilidade.

Eles também são ótima fonte de proteína e são as principais fontes deste nutriente nos lanches intermediários. Ou seja, estes alimentos ajudam as pessoas a chegarem na quantidade diária recomendada de proteína e Cálcio, além de ser ricos em outros nutrientes também.

Estes nutrientes são essenciais para a saúde. A proteína é responsável por diversas funções no organismo e para quem treina é ainda mais importante, pois é necessária para a manutenção e construção de massa muscular. Já o Cálcio está envolvido no processo de contração muscular e é responsável pela manutenção dos ossos, entre outras funções.

Há, também, aquelas pessoas que não podem consumir leite, devido a intolerância a lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite. Estas pessoas não conseguem digerir a lactose, pois apresentam deficiência ou ausência da enzima lactase, que é responsável pela quebra da lactose.

Então, se você faz parte do grupo de pessoas que não consome leite por opção, seja saúde, religião, questões éticas ou qualquer outra coisa, preparamos uma lista de alimentos que podem ser boas alternativas para o leite – e para você consumir seus nutrientes sem mudar seus hábitos e preferências.

Se liga:

Os 5 melhores alimentos para substituir o leite na sua dieta

1- Iogurte Natural Whey

iogurte natural whey

O Iogurte Natural Whey combina iogurte sem lactose com whey protein natural. Sua fórmula combina as propriedades nutricionais, bioativas e funcionais da proteína com a fonte de cálcio e o sabor do iogurte.

Esta bebida fornece 14g de proteína (60% whey protein; 40% caseína). É zero lactose, gordura e sem adição de açúcares.

2- PRO+

leite pro itambe

O PRO+ é a bebida láctea com alto teor de proteína e sabor irresistível.

São 22g de proteína, obtidas naturalmente do leite, com baixo teor de gordura, zero lactose e rico em cálcio.

Há outras bebidas no mercado que trabalham com fórmulas prontas, ricas em proteínas e livre de lactose, pois recebem a adição da enzima lactase. Esta enzima também pode ser consumida à parte – com qualquer outro alimento que contenha lactose.

3- Leite vegetal

leite de amendoa

Os leite vegetais também podem substituir os leites e laticínios. Estes são realmente livres de lactose, já que esta substância não é encontrada em vegetais.

Estas bebidas fornecem uma boa quantidade de proteína e Cálcio, além de outras vitaminas e minerais.

Elas também podem ser feitas em casa de forma simples, assim você garante que sua bebida não contém corantes, aromatizantes, conservantes artificiais e, normalmente, são mais em conta.

Você pode fazer de amêndoas, coco, soja, castanha de cajú, etc.

4- Iogurte probiótico

 

Os iogurtes e, principalmente, os iogurtes probióticos são uma ótima substituição para os laticínios, pois fornecem uma quantidade razoável de proteína e uma boa quantidade de Cálcio.

Os alimentos com probióticos, podem ser consumidos pela grande das pessoas intolerantes a lactose, pois os probióticos iniciam a “quebra” da lactose, facilitando a digestão do alimento.

Ou seja, os probióticos melhoram a digestão do alimento e ainda auxilia na melhora do funcionamento intestinal, do sistema imunológico, entre outros benefícios.

5- Queijos

queijos

O queijo é um alimento com alto teor de Cálcio e também possui uma boa quantidade de proteína. É um alimento perfeito para os lanches da tarde, café da manhã, etc.

Durante o processo de fabricação do queijo, grande parte da lactose (que está presente no soro do leite) é descartada. Alguns queijos possuem mais e outros menos lactose.

Veja nesta lista as quantidades aproximadas de lactose em gramas (por cada 100g de queijo).

  • Mussarela de vaca: 0,07g
  • Mussarela de búfala: 1,0 – 2,0g
  • Gorgonzola: 0,06g
  • Emmental: 0,1g
  • Gouda (vaca ou de ovelha): 0,1g
  • Feta (de ovelha): 0,1 – 0,5g
  • Havarti: 0,1g
  • Brie: 0,4g
  • Camembert: 0,1 – 0,4g
  • Muenster: 0,1g
  • Parmesão: 0,06g
  • Provolone: 0,1g
  • Minas frescal: 1,0 a 2,0g
  • Ricota: 2,0g
  • Coalhada: 2,9g
  • Cream cheese: 2,5g
  • Requeijão: 4,4g
  • Requeijão light: 7,3g

Alguns queijos podem receber a adição da enzima lactase ao leite com o qual é produzido o queijo. Este processo tem sido utilizado principalmente em queijos frescos, que costumam conter um teor de lactose mais elevado.

É possível encontrar no mercado também os queijos veganos e, acreditem, alguns contém baixo teor de sódio, valor calórico, não contém glúten, lactose. Certifique-se apenas que este queijo tenha a menor quantidade de aditivos para ser o mais saudável possível.

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