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5 alimentos prejudiciais para quem quer ter uma boa noite de sono

O sono é um dos principais fatores para os bons resultados na musculação, por isso deve-se cuidar muito bem deste momento.

O sono é essencial para a saúde e um grande aliado de quem treina, por inúmeros motivos.

É essencial para a recuperação muscular, mas também está associado ao ganho de massa muscular e até redução de gordura corporal. 

Só que muitas pessoas têm dificuldade para conseguir dormir direito. Demoram para pegar no sono e/ou acordam de hora em hora e não conseguem uma noite de sono de qualidade.

Isso acontece por diversos fatores e a alimentação é um deles. Alguns alimentos, bebidas e suplementos podem ajudar, porém alguns hábitos alimentares e alimentos específicos são capazes de provocar efeito contrário.

Alguns alimentos podem ser prejudiciais e são capazes de piorar a qualidade do seu sono, o que vai afetar negativamente o seu rendimento ao longo do dia e, claro, seus ganhos e seus resultados.

É claro que você não precisar cortá-los do seu cardápio, mas evitar comê-los próximo da hora de ir dormir é uma boa opção. 

Quer conhecer alguns deles para ver quais evitar antes de ir pra cama? Então se liga:

5 alimentos prejudiciais para quem quer ter uma boa noite de sono

1. Café

O café é rico em cafeína, substância que age no Sistema Nervoso Central e tem ação estimulante.

Esse efeito proporciona diversos benefícios, porém, como efeito adverso, pode causar insônia ou prejudicar a qualidade de alguma forma.

Algumas pessoas até podem pegar no sono rapidamente após o consumo de café, mas não é porque você dorme rápido que você tem uma boa qualidade de sono.

Se você não acorda descansado e com a sensação de que aquele sono foi suficiente, você deve evitar o consumo de café e outros alimentos ricos em cafeína.

Exemplos: chás, chocolates e outras bebidas pouco tempo antes de dormir.

2. Carne vermelha

Carne Vermelha 2

A carne vermelha é um alimento de difícil digestão e quando consumida pouco tempo antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono.

Como tem uma difícil digestão, o organismo precisa trabalhar mais para completar sua digestão e se deitar ou dormir pode ser prejudicial.

Isso porque o consumo antes de se deitar pode dificultar ainda mais sua digestão e provocar efeitos como a distensão abdominal.

Isso não significa que a carne vermelha não possa ser consumida no jantar.

Ela deve ser consumida em um intervalo de tempo adequado para sua completa digestão.

3. Água

hidratação água

Calma! A água não atrapalha a qualidade do sono, apenas seu consumo excessivo.

O consumo em excesso de líquido (incluindo a água) que prejudicam, pois aumentam a quantidade de urina.

Consumir grandes quantidades de água ou outros líquidos vai fazer você acordar no meio da noite para ir ao banheiro.

Isso acaba interrompendo o ciclo do sono, prejudicando a qualidade do mesmo.

Isso não significa que você não deve consumir água à noite, mas deve consumir em uma quantidade que não atrapalhe seu sono. A hidratação deve ser feita ao longo do dia.

4. Bebidas alcóolicas

cerveja

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo de bebidas alcóolica pode prejudicar a qualidade do sono.

Isso acontece porque o álcool pode fazer com que você acorde várias vezes durante a noite e interfira no ciclo do sono, afetando a qualidade.

Os problemas causados pelo álcool aumentam com a frequência do mesmo.

Ou seja, quanto maior a frequência e volume de bebidas alcóolicas, maiores os problemas que você irá enfrentar.

5. Frituras

batata frita

Além das frituras não fazerem bem à saúde e tornarem o alimento mais calórico, também podem ser prejudiciais na hora de dormir.

As frituras são de difícil digestão, pois a gordura retarda o esvaziamento gástrico. Além disso, podem provocar azia e refluxo.

Os alimentos fritos devem ser evitados de qualquer forma, mas devem ser evitados ainda mais pouco tempo antes de dormir.

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